27/06/2018

Suiça : consulta dos cidadãos



Na Suíça, a sua Constituição,  define o país como um Estado Federal composto por 26 cantões em que cada cantão tem a sua autonomia político-económica. A hierarquia política da Suíça é constituída da seguinte maneira: em primeiro lugar está o sistema federal; em segundo, o cantonal; em terceiro, o sistema comunal.

Para que toda a população possa participar na vida política, a Suíça tem um sistema único no Mundo de democracia directa. É muito frequente a realização de referendos, quer a nível federal, quer a nível cantonal. Além do mais, os resultados de um referendo federal não implicam a obediência de uma lei referendada por um cantão que tenha votado contra.

Nesta foto, os suíços do Cantão recusaram um aumento do número de lugares num parque de estacionamento. Uma iniciativa destas é impensável em Portugal!  Em Portugal tudo que se faz de obras numa câmara os seus munícipes deveriam ser consultados. Infelizmente faz-se tudo nas suas costas e não são achados em nada. Se se critica e contrapõe-se, é-se mal visto e procura-se silenciar, o ter opinião e ser contrário ao executivo camarário.

JJ