15/02/2018

Lideranças Paralelas Múltiplas na Economia Social inclusiva. As IPSS’s.



António Fernandes 
As Instituições Particulares de Solidariedade Social, (I.P.S.S)., são um parceiro económico privado de dimensão nacional com caraterísticas específicas numa área de influência de responsabilidade do Estado que complementa, nuns casos, como por exemplo: na Educação; na Saúde e outros; e substitui, noutros casos, como por exemplo: nas áreas do internamento, apoio e solidariedade social, nas diversas faixas etárias com necessidades específicas em todos os domínios. Sempre na malha da componente das obrigações sociais do Estado para com os seus Cidadãos.
O impacto das I.P.S.S. nas micro e macroeconomias locais e nacional é relevante tendo em conta a dimensão da Instituição e, a sua relevância económico financeira, no OGE-Orçamento Geral do Estado, mas também nos agentes económicos que consigo interagem no fornecimento de mercadorias e na prestação de serviços, assim como o papel que desempenham no mercado do emprego, especializado e indiferenciado, no País, a nível local e nacional, intervindo diretamente nas seguintes áreas para além das já referidas no parágrafo anterior:
-       Apoio à população infantil desde o berçário até à aprendizagem no pré-primário;
-       Apoio à população jovem em idade escolar no ensino básico e secundário;
-       Lares; apoio domiciliário; combate à pobreza extrema; abandono; ocupação dos tempos livres entre muitos outros;
-       Apoio social interventivo nos diversos tipos de violência doméstica e outras valências com recurso ao acolhimento, se necessário, mas também na sinalização e mediação de conflitos;
-       Apoio, incentivo e dinamização de todo o movimento associativo;
-       O contributo abnegado para preservação das condições de vida com dignidade dentro espaço geográfico em que intervém;
-       Outros serviços de apoio e de solidariedade social à comunidade;
As Instituições Particulares de Solidariedade Social, IPSS’S, tem organização económica e dirigentes autónomas na forma, mas paralelas na função, com especificidades múltiplas, que se diferenciam por serem “Lideranças Paralelas Múltiplas”, porque, em coabitação articulada lideram sectorialmente todas as valências da Instituição (IPSS) com predominância para a Liderança social; Liderança financeira; Lideranças operacionais.
Liderança social:
É a Liderança que emerge dos Órgãos Sociais eleitos pelos sócios da Instituição em Assembleia Geral convocada para o efeito nomeadamente: a Direção; O Conselho Fiscal; a mesa da Assembleia Geral. E cujas competências próprias são matéria inscrita nos Estatutos e Regulamentos aprovados e publicados em Diário da Republica aqueles que obrigatoriamente devem cumprir o estipulado na Lei em vigor.
Nesse âmbito, entre outras competências, compete à Direção apresentar um Plano de Atividades, um Orçamento assim como a apresentação das contas do exercício findo de cada ano fiscal. Todos estes documentos são submetidos para discussão e aprovação da Assembleia Geral nas datas definidas por Lei.
Representar a Instituição no quadro legal e institucional assim como assegurar a sua interação com os utentes, a envolvência e, a sociedade em geral.
Cumprir o e fazer cumprir o Plano de atividades e Orçamento aprovados, entre outros.
Liderança financeira:
É uma Liderança económica de iniciativa empresarial autónoma mesmo que subordinada a tutela cujas regras são as da economia de mercado.
É uma Liderança cujo foco principal é a gestão financeira da Instituição contabilizando toda a documentação relativa à origem de receitas e de despesas de acordo com a classificação corrente (POC-Plano Oficial de Contabilidade) e com as normas reguladoras do setor estipuladas por Lei, assim como o aconselhamento, tratamento e a análise dos fluxos financeiros, da situação financeira e de tesouraria, elaboração e tratamento de toda a documentação contabilística e respetivo registo. Outros assuntos que tenham a ver com a atividade económica e fiscal da Instituição.
Lideranças operacionais:  
São as Lideranças setoriais que funcionando autonomamente se articulam em cadeia, para que todos os serviços assegurados pela Instituição sejam serviços de excelência e do agrado dos seus utentes, familiares e socialmente reconhecidos.
São Liderança específicas em áreas específicas também como: Direção clínica; Direção de enfermagem; Direção do economato; nutricionismo; outras lideranças em outros setores.