08/01/2018

Clube dos Pensadores inicia 2018 com António Saraiva




Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP), convidou António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), para estar presente no dia 15 de Janeiro, segunda-feira, pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.
O Clube dos Pensadores inicia, assim, o seu ciclo de debates em 2018, ouvindo a voz do líder dos patrões sobre o actual momento político. 
Ao fim de 2 anos de Governo PS com apoio parlamentar do PCP e BE, a nível económico foi o melhor deste governo: O défice está baixo – 1,4% -, com um crescimento – 2,6% -, com um desemprego a cair sucessivamente estando nos – 8,5% -, os juros da dívida pública a 10 anos caíram para níveis históricos - 2% -. O calcanhar de Aquiles é a dívida pública – 129% do produto Interno Bruto (PIB).
O pior deste governo, que não era de esperar, foi os incêndios e o desaparecimento das armas em Tancos. Mas já não bastava isso a decisão do Infarmed vir para o Porto, a reacção a qualquer reivindicação da Administração Pública cedendo sem se inteirar das verdadeiras razões.  A sessão de António Costa com cidadãos pagos para fazerem perguntas. No OE 2018, António Costa recuou e cedeu ao lobby eléctrico. O BE criticou “o dito por não dito” e a impossibilidade de baixar a factura da energia. O governo também foi infeliz na abordagem no surto da Legionella e no jantar da Web Summit no Panteão Nacional.
António Costa que foi exímio e hábil em conseguir algo impensável na democracia portuguesa pós-25 de Abril - um acordo com o BE e PCP de incidência parlamentar -,
Pequenos detalhes, mas que fazem mossa e mostram algum desnorte. O governo ultimamente tem cometido muitos erros e enganos. Tudo que decide ou faz levanta questõesperguntasimpassesdilemasdúvidasquebra-cabeçasmistérioscharadasenigmas.
O CdP vai aproveitar a presença de António Saraiva para fazer uma análise como o Governo pode tomar medidas que ajudem a relançar a economia, as queixas dos empresários, concertação social, expectativas com o novo líder do PSD, entre outros.
O CdP já teve presente vários empresários de renome: Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo recentemente falecido.

Clube dos Pensadores