29/09/2017

Marcelo Rebelo de Sousa e o apelo ao voto



O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou aos portugueses para que participem nas eleições autárquicas de domingo, argumentando que, “se não querem escolher, depois não se podem queixar”.

Pois, mas o problema é de quem não se revê em nenhum dos candidatos. As pessoas podem ir votar ou podem não ir votar . É um direito consagrado na Constituição. Esta coisa de votar sem entusiasmo e num mal menor não é muito dignificante. As pessoas não votam com o encolher dos ombros , votam com a cabeça e as mãos.

Há muita gente que não vota conscientemente. O que acho importante e Marcelo Rebelo de Sousa poderia dar uma ajuda nesse debate: Causas de tão grande abstenção?
Esse é que o busílis da questão. Numa democracia é tão importante votar como não votar. 

O importante é perceber-se as razões de tal posição. Não votar também é um forma de protesto que deve ter uma leitura atenta. Mas o normal é chamar a quem não vota irresponsável e comodista.

As pessoas devem votar em quem acreditam e confiam. De outro modo, vão votar para quê? O voto em branco ou nulo não têm efeito prático. Limita-se a contar para a percentagem de votantes.

JJ