03/09/2017

Carta aberta a Luís Delgado comentador da SIC Noticias





Rogério Pires 
Ouvi há momentos o seu comentário na SIC sobre o discurso de Passos  Coelho no encerramento da Universidade de Verão.Um comentário de um jornalista e da área económica tem de por um lado  de revelar o seu conhecimento profundo sobre as matérias que está a  analisar e por outro ser o mais preciso, objectivo e sério nos  comentários que faz.
Quando Luís Delgado se refere aos cortes do OE 2016 matéria abordada  por Passos Coelho e que lhe merece este comentário "Mas cortes foi o  que ele fez (referindo-se a Passos Coelho) e se este governo também o  fez e o Estado e as instituições continuam a funcionar é porque essa  verbas não eram necessárias". Um comentário deste feito por um qualquer apoiante da geringonça percebe-se, agora por um jornalista é  difícil entender.
Ó Luís Delgado você, não houve nem lê as noticias ? Não sabe que os  cortes (cativações) em 2016 foram quase o dobro das de 2015 ? Não viu  a estatística divulgada recentemente sobre a lista de espera para  cirurgias que já é o pior resultado desde 2011 anos do resgate ? Não  ouviu a noticia que a Unidade de enfartes agudos e de coronárias do  Centro Hospital de Gaia/Espinho está fechado há mais de 6 meses com o  equipamento avariado ? Não teve conhecimento da morte de uma doente em Coimbra que não pode ser operada na hora tendo sido adiada a cirurgia  para o dia seguinte à espera que do Porto enviassem a prótese que já  não chegou a tempo porque duas horas e meia depois a doente falecia ? Esquadras com frotas de 20 viaturas onde não há uma operacional.  
Escolas que fecham ou reduzem o horário por não terem pessoal  suficiente para já não me referir à simples falta de papel de  fotocópia ou de toners para as impressoras.  Acha que a Protecção Civil  
funciona eficientemente com 64 mortes nos incêndios ?  Que Portugal  tendo menos números de incêndios consegue ter metade da área ardida da  Europa a 28, sendo 4 vezes mais que a Espanha e praticamente o dobro  da Itália. Quartéis que são assaltados e roubados como foi o caso de  
Tancos ?  Na sua opinião então tudo isto é para si o normal  funcionamento do Estado ? O jornalismo está a passar por uma grave  crise na verdade com constantes encerramentos de títulos de jornais e  de revistas e a culpa é precisamente da classe dos jornalistas e são  muitos os que abandonaram a isenção, o rigor e a informação séria,  preferindo uma informação sectária, truncada, omissa e até por vezes  deturpada numa desenfreada protecção à geringonça.