01/09/2017

O Sr. Almeida!




Hercilia Oliveira 
Há tempos atrás, passei na rua de Gondarém na Foz do Douro.
Passo nesta rua de vez em quando; umas vezes por necessidade e outras porque  é uma rua que me transmite  muitas e boas recordações.
Mas, nessa manhã de neblina, de repente deparo com uma carroça puxada por um cavalo e que estava estacionada  num lugar de viatura, com todo o ar de estatuto igual ao de qualquer viatura topo de gama que hoje abunda pela cidade e que tinha o mesmo direito de ocupar esse mesmo lugar.
Achei graça! Achei também muito interessante e invulgar, até porque estava estacionada junto a uma moderna padaria: a Padaria Formosa, o que contrastava com o dito transporte!
Por momentos, cheguei a pensar que a dita carroça talvez estivesse servindo de "adorno", até porque está muito em moda usar muitos e variados tipos de  peças antigas fazendo parte da decoração em lojas e restaurantes.
Decidi estacionar e saber do que realmente se tratava.
Quando me aproximei e vi a carroça que ficava virada para o passeio, deparo-me com uma carroça carregada de legumes fresquinhos e que estavam à venda para quem os quisesse comprar!
Não vendo ninguém junto da carroça, entrei na Padaria Formosa que ao questionar uma das colaboradoras  daquele  estabelecimento (por sinal todas muito simpáticas...), me informaram que a dita carroça não lhes pertencia e que era o Sr Almeida o dono da tal excentricidade!
Fiquei sabendo que o Sr Almeida estaciona por ali há décadas! Que é ele quem cultiva todos os produtos e os vende naquele local há muitos anos, onde tem clientes certos e antigos ,e amigos que adoram os seus produtos caseiros, ou melhor..., biológicos!
Saindo da padaria, fui cumprimentar o Sr Almeida que já se encontrava junto da sua "viatura".
Fiquei sabendo que tem mais de 80 anos, foi e continua sendo ele que trabalha o seu terreno e que ainda cria vários animais para consumo próprio e para vender.
Tem uma vivacidade  e uma alegria contagiante, na forma como fala da sua vida que gosta de ter; não se lamenta, pelo contrário e tem aquele ar de pessoa feliz que só as pessoas que levam este tipo de vida em que a natureza é o seu "escritório", bem diferente de alguém que com muito menos idade mas que passe a maior parte do tempo diante de um computador e cheio de stress..!
Entabulei conversa com o Sr Almeida e com alguns dos seus clientes que se mostravam muito admirados por só agora eu conhecer o Sr Almeida!
E o Sr Almeida, me deixou ainda mais encantada e divertida, quando me mostrou a "sanita" que está pendurada na carroça, para atender às necessidades do seu cavalo!!
Quer dizer..., o Sr Almeida ainda tem preocupação com a poluição e o meio ambiente!?
Comprei uma fresca alface; ouvi as lamentações de quem com mais de oito décadas de vida, achava que o joelho não tinha o direito de o chatear com aquele incomodo que como lhe disse só aparece a quem tem joelhos, passa dos 60, e o nevoeiro aparece para agravar a situação; ele com 80 achava estranho...!
Depois de umas boas risadas dadas em conjunto com os outros clientes habituais que o rodeavam, lá me despedi do Sr Almeida, com a promessa de que o irei visitar qualquer dia. 

E voltarei com certeza, pois foi um prazer conhecer uma pessoa como o Sr Almeida e que são cada vez mais raras na sua tipicidade, simplicidade e que dão um carisma diferente e simpático a uma cidade que ainda tem a sorte de ter "um"  Sr Almeida!