06/05/2017

PS Porto e candidatura independente



O PS vai apresentar candidato à CM Porto. O candidato é Manuel Pizarro. Aliás acho que não poderia ser de outro modo, O PS deve ter autonomia e depois das eleições decide-se a composição do executivo. Por outro lado, o independente Rui Moreira , não é assim tão independente como pretende fazer crer pois tem o CDS sempre consigo. Aliás quando foi candidato em 2013 teve o apoio dissimulado do anterior presidente de câmara Rui Rio e de vários notáveis do PSD - o mais importante - do fundador do PSD, Miguel Veiga. Não estou a tirar valor à vitoria do meu amigo Rui Moreira, mas convém salientar estes pressupostos que não são despiciendos.
Este assunto de candidatos independentes têm muito que se lhe diga. Para mim, uma candidatura totalmente independente não tem apoio de partidos. Depois há candidatos independentes com apoio de partidos , que é diferente ( o meu caso se for candidato em Matosinhos) , depois há os zangados com o seu partido ou ostracizados e que se dizem independentes. Convém esclarecer muito bem este assunto. A independência é algo muito subjectiva. Em relação ao Porto, vamos ver se a posição de força de Rui Moreira é uma boa opção ou não. A sua entourage, pode-o ter aconselhado que não precisa de ninguém ( a não ser do CDS) para vencer. Mas pode tal não acontecer. O PS aparentemente parece sair-se mal disto, mas pode ser ao contrário. A política é surpreendente e cheia de surpresas.

JJ