29/05/2017

"ÁFRICA MINHA" ALGUNS ANOS PASSADOS...




Hercília Oliveira 
Encontrei há dias um amigo, que me disse ter voltado a ver na TV o filme  "África Minha". que eu já não via há muitos anos.
Na altura falamos um pouco sobre o filme; filme esse que já vi por várias vezes, e talvez por isso, que sempre ultimamente o via anunciado não sentia vontade de rever.
Mas,  derivado ao lixo que hoje enche as programações do nossos ecrãs talvez por isso..., não havendo muito por onde optar, decidi voltar a ver o tão  inesquecível e maravilhoso filme "África  Minha".
O filme, esse continua tendo o valor que sempre teve e que ficará sem dúvida para sempre nos anais das grandes obras cinematográficas; mas..., o efeito que teve me mim, foi totalmente novo e como se o tivesse visto pela primeira vez.
É nestes pequenos, e ao mesmo tempo grandes  pormenores, que o amadurecer enriquece o ser humano.
Todo o filme, me transmitiu sentimentos, sensações e emoções, que se já  antes me tinham marcado, passado todos estes anos me fizeram sentir,  como a nossa maneira de ver e viver a vida, se torna mais rica, exigente e encarar as vicissitudes  da vida com muito mais naturalidade e compreensão.
Tudo neste filme agora revisto, me tocou profundamente e de forma diferente. a música, as paisagens, a história colonial que faz parte de uma época e, como não podia deixar de ser..., a linda história da amor vivida entre dois seres que o sentiam e queriam viver de forma diferente, e, no entanto verdadeiro e intenso em qualquer um dos dois
Tenho no entanto a certeza,, que todo este meu sentir diferente e mais profundo ao ponto de em várias momentos do filme me comover, quando antes me transmitia apenas uma certa tristeza e melancolia, se deve porque continuo sentindo da mesma forma em relação a valores que em mim permanecem inalterados, e que hoje, na nossa sociedade actual são espezinhados, mal tratados, e até ridicularizados, mas que a mim  me deram e continuam dando muita felicidade.
E, lamento até com uma certa tristeza, porque com toda esta alteração na sociedade e que alguns defendem e a classificam de evoluída (!?), eu vejo as pessoas cada vez mais "perdidas," e sofridas.
Mas, com toda a sinceridade..., de quem eu tenho mais pena e olho muitas vezes para eles até com compaixão, é de uma grande parte dos jovens de hoje, que vão viver e partir, sem nunca ter experimentado vivenciar uma linda história de AMOR.
Mesmo que esse lindo Amor, não seja o que acabe fazendo parte da nossa vida para sempre, mas que ficará para sempre no nosso coração.
Tal como o de karen e Denys...