03/03/2017

Joaquim Jorge / Matosinhos


Confirmado o convite e a opção da minha escolha ( Joaquim Jorge ) por um dirigente da concelhia do PSD de Matosinhos, que esteve presente na reunião em que fui convidado. Na vida procuro pautar o meu comportamento pela veracidade, lealdade e respeito pelos outros. Obrigado.


O PSD/Matosinhos continua a insistir que o fundador do Clube dos Pensadores é a personalidade mais bem colocada para vencer os socialistas nas autár...
OBSERVADOR.PT


Passos foi informado das razões da escolha de Joaquim Jorge por SMS

O PSD/Matosinhos continua a insistir que o fundador do Clube dos Pensadores é a personalidade mais bem colocada para vencer os socialistas nas autárquicas. Distrital prefere outros nomes.


Joaquim Jorge foi escolhido pela concelhia do PSD de Matosinhos como candidato à câmara local, mas a distrital prefere apostar em outros nomes. O coordenador autárquico do PSD/Matosinhos, Joaquim Pinto Lobão, conta ao Observador que o líder da concelhia, José António Barbosa, enviou um SMS a Passos Coelho a “explicar as razões da escolha de Joaquim Jorge.” No sábado — dia em que o líder do partido andará por perto (na Trofa) — a concelhia e a distrital vão reunir-se para discutir o nome do candidato.

O fundador do Clube dos Pensadores e ex-militante do PS (desfiliou-se em 2008) foi convidado por José António Barbosa a 24 de fevereiro. E aceitou. No entanto, quando a concelhia se preparava para aprovar o nome, conta Pinto Lobão — que é também vice-presidente do PSD/Matosinhos — “a distrital pediu que a votação não fosse feita, embora houvesse maioria para aprovar o nome.” A distrital tem tentado demover a concelhia de apresentar o nome, mas os dirigentes do PSD/Matosinhos não deixam cair o nome de Joaquim Jorge. Amanhã, sábado, há uma reunião entre as duas estruturas às 15h00, onde tudo poderá ficar esclarecido.

A distrital prefere outros nomes, como o de Alberto Santos, o antigo presidente da câmara municipal de Penafiel, ou até do antigo líder distrital, Virgílio Macedo. A concelhia, pela voz de Joaquim Pinto Lobão, explica que escolheu Joaquim Jorge porque além de ter o eleitorado do PSD e CDS (que vão em coligação), Joaquim Jorge seria um nome capaz de “captar eleitorado de centro e centro-esquerda e permitiria aproveitar o facto do PS estar dividido, porque tem uma candidata escolhida por Manuel Pizarro, que vai contra a escolha da concelhia que era Ernesto Páscoa, atual presidente de câmara e que se sujeita a ser nº2“. Além disso, acredita Pinto Lobão, Joaquim Jorge é um nome capaz de “disputar a câmara com o PS e até para vencê-la, embora essa seja uma decisão dos matosinhenses.” Tudo isto foi explicado a Passos Coelho, por SMS.

Ao Expresso, Joaquim Jorge assumiu ter sido convidado e colocou a responsabilidade do impasse em Marco António Costa, sugerindo que o atual vice-presidente do PSD prefere Virgílio Macedo. Denuncia que Marco António quer impor “o seu compagnon de route, como tenta aliás que todos os candidatos sejam próximos de si”.

Pelos regulamentos, a escolha do candidato compete à concelhia, tendo depois de ser aprovada pela distrital. Numa fase posterior, o candidato é aprovado em comissão política nacional e, mais tarde, ratificado em Conselho Nacional.

Joaquim Jorge tem 59 anos e é um professor formado em biologia. Em março de 2006 fundou o Clube dos Pensadores, organizando ao longo de 11 anos debates com personalidades como Marcelo Rebelo de Sousa, Passos Coelho, Paulo Portas, Jerónimo de Sousa, Soares dos Santos, Belmiro de Azevedo, Pedro Santana Lopes, Alberto João Jardim, Sobrinho Simões, Pedro Abrunhosa ou Vítor Baía. Um dos encontros, com Miguel Relvas, ficou conhecido por a sessão ter sido interrompida por manifestantes contra o Governo PSD/CDS que cantaram o “Grândola Vila Morena.”

8 comentários:

  1. Joaquim Jorge, filme repetido...!!!

    ResponderEliminar
  2. Antero Filgueiras O Joaquim Jorge vai-me perdoar a frontalidade, mas creia que ela é apenas ditada pelo considerável conhecimento e experiência acumuladas: você jamais deveria ser aceitar ser convidado a candidato, liderando uma coligação PSD/CDS, sem haver um convite ...Ver mais
    Não gosto · Responder · 2 · 4/3 às 20:01
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Tem razão. Só faltou dizer uma coisa . nessa reunião- deveria estar uma ou duas pessoas da minha confiança que serviriam como testemunhas e analisavam o proposto. Eu não milito num partido não sei esses pormenores. Mas fiquei com a ideia que tudo estava coordenado. Repare que não aceitei logo.... Enfim! Estou sereno e descomprometido. Tenho debate dia 9 com Tiago Monteiro.Isso é que me preocupa.Obrigado.
    Gosto · Responder · 7 · 5/3 às 1:02 · Editado
    Antero Filgueiras
    Antero Filgueiras Tem de construir uma Comissão Política Eleitoral Mista, que seja enformada por gente super competente, leal e que esteja por dentro de todos os "detalhes".
    Gosto · Responder · 4/3 às 20:49
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Amigo , nunca me passou pela cabeça que me convidassem para algo deste tipo. É um desassossego e altera completamente a minha vida . Eu gosto de conforto e agitação só às vezes. Por exemplo tenho um grande debate esta 5.ª feira com Tiago Monteiro. Por outro lado quem falou comigo achei pessoas idóneas e como se verifica são-no. O resto para mim passa-me ao lado. Abraço.
    Gosto · Responder · 2 · 4/3 às 23:26
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    Lila Leal
    Lila Leal 9n
    Gosto · Responder · 4/3 às 20:32
    Antonio Joaquim Novo Teixeira
    Antonio Joaquim Novo Teixeira Infelizmente os partidos funcionam assim. Basta ver como o PSD tem um líder como Passos Coelho......
    Gosto · Responder · 1 · 4/3 às 21:37
    Eduardo Saraiva
    Eduardo Saraiva Claro, quem não se sente não é filho de boa gente.
    Não gosto · Responder · 2 · 5/3 às 0:52
    José Arieiro
    José Arieiro Joaquim Jorge só para te dizer que tens todo o meu apoio.
    Tu não precisas de comissões políticas nem de autorizações, de apresentações tb não precisas pois és um cidadão super reconhecido a nível nacional.
    A política precisa de gente boa e com capaci...Ver mais
    Não gosto · Responder · 3 · 5/3 às 2:56

    Antero Filgueiras respondeu · 2 respostas
    Alexandre Lopes
    Alexandre Lopes Um abraço. Parece-me q o PSD anda a dar mais uma vez tiros nos pés com estes ziguezagues dificeis de entender.
    Não gosto · Responder · 1 · 5/3 às 11:49
    Luis Sottomayor
    Luis Sottomayor A política é podre... por mim enforcava os políticos em praça pública...por mais boa vontade em fazer algo de bom acabam sempre engolidos pelo sistema...!!!
    Gosto · Responder · 5/3 às 12:50 · Editado

    ResponderEliminar
  3. Deixa o "Clube dos Pensadores" para integrar o clube dos facilitadores!
    Está no seu direito mas cai mal e fica-lhe mal; Fica no ar 1 sensação de vencido pelo sistema. É que à "mulher" de César não basta ser séria,tem que o parecer tmb!
    O JJ desertará e eu demitir-me-ei de fã/simpatizante pq em consciência não posso nem quero continuar a participar em algo que não manterá isenção e imparcialidade.
    Tenho plena consciência que a ausência do m/ modesto contributo,não fará diferença mas tinha k me demarcar mesmo sabendo que o JJ não irá sequer ser oficializado candidato 1 vez que o "litle M.A.C" não o apoia.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo seu comentário. Na vida pauto-me para estar bem com a minha consciência. Não se preocupe com o Clube dos Pensadores. Acho piada ao seu comentário parece um juiz com o dedo em riste.

    Vá ler a Constituição sff :

    Artigo 50.º
    Direito de acesso a cargos públicos
    1. Todos os cidadãos têm o direito de acesso, em condições de igualdade e liberdade, aos cargos públicos.

    2. Ninguém pode ser prejudicado na sua colocação, no seu emprego, na sua carreira profissional ou nos benefícios sociais a que tenha direito, em virtude do exercício de direitos políticos ou do desempenho de cargos públicos.

    3. No acesso a cargos electivos a lei só pode estabelecer as inelegibilidades necessárias para garantir a liberdade de escolha dos eleitores e a isenção e independência do exercício dos respectivos cargos.

    Eu como o senhor temos direito a ser eleitos . Fui convidado, reflecti e aceitei o convite. O resto não é comigo. Não milito num partido. É natural muita gente dos partidos não gostar de mim , tenho feito criticas com argumentos e posições próprias. Nunca com ataques pessoais ou má educação. por outro lado, tenho imensos amigos e gente que me aprecia e apoia.
    Mas deixe que lhe diga esteve convite é muito honroso do maior partido português apesar de estar na oposição.

    Não fique com inveja... Por fim, fala tanto do Clube dos Pensadores . Gostava de saber o que o sr. fez para que o Clube dos Pensadores existisse, fosse reconhecido e aceite por muita e muita gente. Eu respondo-lhe: zero.

    Aceite os meus cumprimentos,

    JJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na constituição tmb está consignado o direito a darmos livremente a n/ opinião sr. JJ
      Limitei-me a fazer uso dessa prerrogativa 1 vez que constatados os factos...
      Relativamente ao que é que eu fiz pelo clube considerar zero,permita-me que discorde.
      Sei que fiz tanto como a maioria dos que vão assistir aos debates,quiçá 1 pouco mais 1 vez que participo tmb no blogue do clube,coisa que a maioria não faz!
      Agora não me confunda c/ 1 yes-boy e permita-me o direito ao contraditório que foi para isso (entre mtas outras coisas) que se fez o 25 Abril
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Sempre aceitei a opinião dos outros e principalmente a Sua.
      Contudo tenho todo o direito de ripostar em função do que diz com educação e argumentos.
      Por exemplo, se fosse verdadeiro amigo dizia o seguinte:

      1- Muitos parabéns pelo convite. É honroso e mostra que é uma pessoa com valor
      2 - Se for escolhido tenho pena pois o Clube vai acabar.
      3 - Desejo-lhe felicidades e boa sorte
      4 - Vou continuar a andar por aqui e dar a minha opinião e algumas ideias

      Era isto que deveria ter feito.

      E depois: vai ser difícil porque os partidos gostam sempre de escolher os "seus" .

      Boa noite

      Eliminar
  5. Caro JJ, acabei de ler na íntegra a reportagem bem aprofundada da "VISÃO" (não sei qual o nº)sobre o Marco António Costa. Sabia k esse indivíduo era conhecido em Valongo pelo "Big Mac" ? Pessoalmente eu conhecia-o como garimpeiro pq foi daí q essa figurinha se alcandorou a "BIG MAC" + tarde. Quando correu mal ao Meneses o "Zaqueu" mergulhou e aparece como Rémora de Pedro P. Coelho. Por enquanto continua nessa condição mas o P.P. Coelho q se acautele pq a Rémora quer sair do Oceanário e mal possa...
    Caso o JJ desconhecesse esta reportagem publicada,aqui fica o m/ singelo contributo que o poderá,quiçá,ajudar profiláticamente na refrega que se avizinha!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar