02/01/2017

Opinião de Joaquim Jorge no Público


As cidades duplicaram o investimento em luzes de Natal. Segundo li, 14 cidades investiram 1,3 milhões de euros em iluminação. A Câmara do Porto gastou, este Natal, 137 mil euros, mais 16% que no ano passado (118 mil). Mas a maior subida reside na cidade de Gaia, que passou de 22 mil, em 2015, para 298 mil euros, um aumento de 1254%.
PUB
O presidente da CM Gaia andou este tempo todo a dizer que queria acabar com as megalomanias do anterior executivo, mas não se importa de gast...
Ver Mais

Devia ser proibido que o Governo ou câmaras pudessem gastar dinheiro em frivolidades.
PUBLICO.PT|DE JOAQUIM JORGE

GostoMostrar mais reações
Comentar

4 comentários:

  1. ilhas
    Comentários
    Paulo Pereira
    Paulo Pereira Concordo em absoluto!
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 11:30
    Manuel Barbosa
    Manuel Barbosa Discordo totalmente do teu artigo, as autarquias devem investir nas festas natalícias que fazem com que o comércio tradicional cresça e se afirme, se andasses pelas ruas sentirias a razão de tal investimento, abraço.
    Gosto · Responder · 2 · Ontem às 11:33
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Mas pago pelos comerciantes. Continuas a ler o que escrevo de forma enviesada. Luzes sim mas pago por quem beneficia disso.
    Gosto · Responder · 3 · Ontem às 11:43 · Editado
    Fernando Sousa
    Fernando Sousa Estou de total acordo, porque é que a juntas de freguesias não mobilizarão as populações para essa grande festa que é o Natal e Fim do Ano. Eu já vi agrupamentos de escola a reciclar garrafas de refrigerantes e fazerem uma árvore de Natal, que ao mesmo tempo se fazer-ia pedagogia aos próprios alunos, e assim se pouparia nos dinheiros públicos.
    Não gosto · Responder · 3 · Ontem às 11:42
    Paulo Pereira
    Paulo Pereira É incrível que a época do Natal não seja usada pelas autarquias para se mobilizarem contra a pobreza .

    Isso além de ser mais humano teria bons resultados aos olhos dos eleitores.
    Não gosto · Responder · 3 · Ontem às 11:49 · Editado
    Fernando Sousa
    Fernando Sousa Manuel Barbosa, eu concordo com o artigo, mas como é que vive o comercio na altura da pascoa, como no Carnaval, e outros fiados como o dia da Mãe? Com investimento da Juntas de freguesias?
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 11:51
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge As Câmaras poderiam contribuir mas não com verbas tão exorbitantes. Por outro lado, este Verão as Câmaras gastaram 4,5 milhões de euros em concertos de Verão. Acho um exagero, mas é o ópio do povo.
    Gosto · Responder · 5 · Ontem às 11:55
    Eduardo Saraiva
    Eduardo Saraiva Muito bem.... quando se trata do dinheiro dos outros é á tripa forra.E se o dinheiro fosse deles, Seriam os mesmos mãos largas.?
    Não gosto · Responder · 3 · Ontem às 12:40
    Luis Melo
    Luis Melo Muito bem.
    Não gosto · Responder · 1 · Ontem às 12:49
    Isabel Coutinho
    Isabel Coutinho Também não entendo JJ "..isentar os autarcas de qualquer responsabilidade financeira na gestão das Câmaras Municipais." até à data quantos autarcas foram responsabilizados pela quase-falência de alguns municípios que até recorreram a um plano de recupe...Ver mais
    Não gosto · Responder · 3 · Ontem às 14:00
    Fernando Moutinho
    Fernando Moutinho Meu concordo contigo! Mas temos eleições, o caminho certo foi do Presidente da junta Fernando Ribeiro, abraço fraterno
    Não gosto · Responder · 1 · 23 h
    Augusto Sousa
    Augusto Sousa Depois lá bem as taxas e taxinhas, que todos pagamos....eu vejo nisso tudo uns favores a serem pagos...
    Não gosto · Responder · 1 · 23 h
    Fernando Martins
    Fernando Martins Concordo em absoluto principalmente quando algumas Autarquias desligam a iluminação pública para redução de custos com a electricidade.
    Não gosto · Responder · 2 · 22 h
    Joaquim Isidro Correia
    Joaquim Isidro Correia · 4 amigos em comum
    Desde que não se caia em exageros insustentáveis, a animação dos centros urbanos é salutar, é bonita e é rentável ao comércio tradicional, que muito mais estimulado deve ser. É também muito importante para o convívio das famílias e vizinhos que, com estas iniciativas se divertem e convivem. Mas compreendo este tipo de observação e crítica do autor. Também a crítica a uma visão que tenta fugir a uma certo miserabilismo social me faz lembrar a história "O velho, o moço e o burro".

    ResponderEliminar
  2. Cardoso · 11 amigos em comum
    Antes do fim do ano fui à Câmara e estava lá um painel com uma lista enorme de empresas que supostamente suportaram uma grande parte das iluminações. Estou enganado ou vi mal?
    Gosto · Responder · 17 h
    Vitor Manuel Marques
    Vitor Manuel Marques João cardoso, não viu mal, não! o que me apraz registar porque é do meu conhecimento, como diria Camões, eu sei sabendo.mas o dinheiro recolhido junto de várias empresas do Concelho, no pressuposto escrito de suporte das iluminações natalicias, foi entregue em acto público a uma instituição de ajuda ás crianças autistas de Gaia.
    Gosto · Responder · 1 · 1 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Qual o valor do dinheiro recolhido?
    Gosto · Responder · 1 h
    Vitor Manuel Marques
    Vitor Manuel Marques 2 mil e tal euros
    Gosto · Responder · 1 h
    Joaquim Jorge

    Comparado com 300.000 é uma pequena percentagem. Enfim!
    Escolher ficheiro
    Victor Gil
    Victor Gil Chega de demagogia!!!
    Gosto · Responder · 15 h
    Fernando Moutinho
    Fernando Moutinho Demagogia é gastar o dinheiro dos contribuintes!!!!
    Gosto · Responder · 1 · 15 h
    Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho · 3 amigos em comum
    E só conversa da treta, só demagogia.
    Gosto · Responder · 14 h
    Margarida Rodrigues
    Margarida Rodrigues Ai, ai...como há pessoas tão pobres de espírito
    Não gosto · Responder · 2 · 13 h
    Fernando Mascarenhas Loureiro
    Fernando Mascarenhas Loureiro Como de costume o dedo posto na ferida. Muito bem meu caro JJ.
    Um abraço.
    Não gosto · Responder · 3 · 10 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Reparem que a palavra que usam os acólitos do poder é demagogia não argumentam com ideias ou sugestões. As minhas criticas fundadas dão pistas , ideias e outra forma de actuar. Nem meus amigos são e são paus mandados. Demagogia é gastar dinheiro ao desbarato em ano de eleições para o povo ficar alegre bem-disposto mas com flat de muita coisa .
    Gosto · Responder · 3 · 5 h
    Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira Resumindo e concluindo, gasta se, gasta se dinheiro dos contribuintes para merdas, qd poderia ser canalisado para ajudar quem mais precisa, dinheiros que poderiam ser canalisados para a construção ou remodelação de uma habitação para recolher nesta altura do ano os tantos sem abrigo, que infelizmente pude constatar enquanto dava uma voltinha noturna na cidade maravilhosa que é o Porto..
    Não gosto · Responder · 1 · 5 h
    Manuel Gomes
    Manuel Gomes Até concordo com o que diz. Mas tenho pena que não tenha estado atento quando se gastava em Gaia em apenas dois dias, repito, dois dias, 200 mil euros em corridas de karting apenas e só para o belo prazer de duas pessoas, vá lá, meia dúzia de pessoas. E para agravar ainda se complicava a vida a quem vivia no centro de Gaia com as ruas cortadas ao trânsito.
    Gosto · Responder · 1 · 4 h · Editado
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Acho piada as pessoas querem fazer julgamentos pelo que penso e digo. Pergunte ao Menezes as vezes que lhe chamei à atenção e a entourage que andava à volta dele que o prejudicou de sobremaneira. O Joaquim Jorge não é um ser neutro tem gostos e preferências. Mas tem que ser isento e imparcial. Isso procuro ser. Manuel Gomes a minha critica no meu artigo não é facciosa nem tendenciosa. Parece que em Gaia há a opinião única e a perspectiva única. Eu vivo num país democrático com liberdade de expressão. Penso eu. Em Gaia confunde-se opinião com insulto. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Joaquim Jorge Certo. Muito obrigado por me seguir, Manuel Gomes. Já critiquei inúmeras vezes LFM , nas nomeações em ano de eleições e nos seus gastos. Todavia ele é um homem que aceita e entende a critica , ao contrário, de outros. Por exemplo já escrevi se LFM voltar com a malta do costume não conta comigo. Obrigado.
    Gosto · Responder · 3 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Paulo Silva a questão em Gaia não se pode resumir a quem tem mais processos ou não. Gaia merece outro tipo de relacionamento democrático e livre. Mas pelo que li em alguns artigos , já lhe disse pessoalmente , está muito próximo do red line. Os seus ad...Ver mais
    Gosto · Responder · 3 h
    Paulo Vieira da Silva
    Paulo Vieira da Silva Joaquim Jorge quem vai decidir se os meus artigos estão na "red line", como afirma, será, em primeira instância o MP, e posteriormente um Juíz. Mas já agora que tem essa opinião poderá sempre ser testemunha do presidente da Câmara de Gaia.
    Gosto · Responder · 3 h
    Paulo Vieira da Silva
    Paulo Vieira da Silva E acrescento que, tanto quanto sei, o Joaquim Jorge foi um apoiante de Eduardo Vitor Rodrigues tendo-se falado que seria o Provedor do Cidadão. Não sei se o facto de nunca ter sido nomeado para essa função terá alguma coisa a ver com a sua mudança de opinião sobre o presidente da Câmara de Gaia.
    Gosto · Responder · 3 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Sou mais velho do que o meu amigo e não estou habituado a que me digam o que devo fazer. Sei muito bem o que quero e o que faço. A si também não lhe dou conselhos , deste modo, dispenso-os. Pensei é que ia dizer que se disponibilizava para ser minha testemunha. Obrigado.
    Gosto · Responder · 3 h · Editado
    Paulo Vieira da Silva
    Paulo Vieira da Silva Joaquim Jorge, peço-lhe desculpa, mas não posso ser testemunha do que desconheço.A verdade é uma pedra basilar que orienta a minha vida. Eu não me movo contra pessoas mas sim por princípios, valores e causas. Já o Joaquim Jorge poderia ser atendendo que até qualificou os meus textos.
    Gosto · Responder · 3 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Risos. Até breve.
    Gosto · Responder · 3 h
    Vitor Manuel Marques
    Vitor Manuel Marques senhor Paulo Vieira da Silva ainda espero uma sua resposta como gaiense que sou, estou deveras interessado em apreciar os itens da sua pseudo candidatura.
    Gosto · Responder · 3 h

    ResponderEliminar
  4. Joaquim Jorge Em relação a amizades o meu amigo na FNAC estando presente outras pessoas era um defensor acérrimo de Eduardo Vítor Rodrigues. Mas não me vou alongar mais neste tema . Felizmente sempre tive emprego e sou livre de mudar de opinião em relação às pessoas...Ver mais
    Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Gostava que comentassem o tema em epígrafe. Gastos de iluminação em autarquias. Obrigado.
    Gosto · Responder · 3 h · Editado
    Vitor Manuel Marques
    Vitor Manuel Marques JJ infelizmente o propósito de índole de certas pessoas é o de atirar achas para a fogueira com uma mão escondendo a outra, pessoas que usam o show business como modo de vida, e por isso não te responderão ao assunto teu em epígrafe proposto, lamentavelmente.
    Gosto · Responder · 2 h
    Fernando Mascarenhas Loureiro
    Fernando Mascarenhas Loureiro Afinal de contas, no nosso país, com maior frequência na zona norte, não se conseguem discutir temas concretos sempre que estes podem causar mossa ao poder instituído. Logo se encarregam de fazer a deriva da discussão para a fulanização da coisa. Daí a...Ver mais
    Gosto · Responder · 1 h · Editado
    Vitor Manuel Marques
    Vitor Manuel Marques Meu caro Fernando Mascarenhas Loureiro, mas não será a própria vida ela mesma um Palco onde todos nós somos os actores e actrizes? Por não querermos ser actores e actrizes num palco deveremos renegar viver?
    Gosto · Responder · 1 h

    Vitor Manuel Marques respondeu · 4 respostas · 1 h
    Joaquim Dias
    Joaquim Dias A bem da verdade. Obrigado.
    Gosto · Responder · 1 h
    R Maria Roxo
    R Maria Roxo Concordo com a iluminação nas ruas, mas gastar dinheiro público exagerado discordo
    Não gosto · Responder · 1 · 49 min
    Armando Aroso Silva Aroso
    Armando Aroso Silva Aroso Perfeitamente de acordo meu bom Amigo/Companheiro Jota..... sublinho e assino por baixo. Bem hajas pela tua conduta e frontalidade em pôr os dedos na ferida sem te preocupares de te ferir ou ser ferido. 1 forte abraço.
    Não gosto · Responder · 1 · 2 min

    ResponderEliminar