15/11/2016

Crónica de Genebra




GUTENBERG – VS. – MARCK ZUCKERBERG

Dois Homens duas épocas. Quase seis séculos os separam. E portanto os dois, do meu ponto de vista, marcam uma transição no Mundo da Massa Anónima da Humanidade.
Existiam bem, nos fins do Século XV, os iluminados, proprietários exclusivos do saber, fosse ele Bíblico ou outro e cuja administração as Massas era como administrar um medicamento. Qual “estriquinina”.
Mas como os “Senhores”, estão sempre tão seguros deles, persuadidos que podem tudo, raramente estão atentos à mudança, além de que, estão convencidos da imortalidade, quais Faraós.
Assim, Gutenberg inventa a tipografia e vai daí em pouco tempo, as Massas Anónimas, começam a ter acesso a bel-prazer, as Leituras Interditas, (qual Crime do Padre Amaro); Bíblia, Index, Mapas Marítimos e outras que tais ...!
De repente, informação por ex. Bíblica, que era dissecada pelos estudiosos de Roma, passa, qual regabofe, a ser dissecada por todo bicho careta. Daí em diante, até os dias de hoje foi um sem fim de aparecimento de GURUS, fruto de uma qualquer leitura Inviosada da Bíblia.
E assim as Massas Anónimas, encontram-se de novo, no Século XXI, tal como na IM, Renascimento; privadas do acesso à (digamos verdade ???), ( se é que alguém das Massas Anónimas), algum dia o terá, visto o elevado número e variedade de “Experts pseudo-cientistas, religiosos”.
Os Experts em Religiões, os Experts em Política, bem assim como todos os outros Experts, não viram vir nada, até porque o ZUCKERBERG era um Jovem quando criou o FACE no BOOK.
Ainda tentaram acudir-lhe e elimina-lo com um processo em Tribunal mas já era demasiado tarde. O FB já viajava pelo Mundo Todo.
Gutenberg, queimaram-no, morreu na miséria ...!!!
Zuckerberg teve mais sorte, é hoje um dos homens mais ricos do Mundo.
E o resultado é o seguinte: No séc. XV desde que soubesse ler, não importa quem tinha acesso ao BOOK.
No séc. XXI de repente, qualquer Bípede, têm acesso ao FACE BOOK. E lê, e comenta, e opina, e sugere, e ensina, e,e,e ....! Cada AMIGO DO FACE BOOK é um POTENCIAL GURU ...!!!
E aí é que a porca torce o rabo.
Quando ouvi há dias, alguém dizer na Campanha Eleitoral Americana, que era um desaforo, saber que alguém como o Mr. TRUMP ia ter o poder de carregar no, “Botão Vermêlho”, deu-me uma imensa vontade de rir.
Hoje com o FB e outras aplicações semelhantes, qualquer Cidadão das Massas Anónimas, com um mínimo de conhecimentos em informática, pode carregar com mais facilidade sobre “ O famoso botão vermêlho” e despelotar uma Guerra Atómica, que o Mr. TRUMP.
Imaginem uma mensagem passada, numa fracção de segundos, a umas centenas de milhar de anónimos de uma qualquer grande cidade, dizendo que vai uma bomba a voar para lhes cair em cima...!
Deixo-vos imaginar o estrago !!!
Vou dar-vos um exemplo real passado vão lá dois meses aqui na Suiça em Genebra. Um casal de franceses, residentes na vizinha Vila de Annemasse, desentenderam-se quanto a uma viagem que o marido ia fazer de avião. O marido, decide de não ter em conta a opinião da esposa e parte, para apanhar o avião no Aeroporto de Genebra. Quanto à esposa, abespinhada por não ter sido tida em conta, pega no FB, na altura que o seu chuchu, deveria estar a embarcar e avisa os responsáveis do Aeroporto que o seu querido levava uma bomba na mala...!!!
Como as Autoridades Policiais Suiças, não são do género de andar meses pelos montes à procura de embuçados, tão rápido como receberam a mensagem, assim pararam todo o movimento no Aeroporto, para tirar tudo a limpo...!!!
Meus Amigos, estamos a viver num outro Mundo, em que os parâmetros que obedecem a comando, podem ser comandados por não importa quem, autorizado ou não.
E quanto aqueles que ainda pensam que comandam o homem, desiludam-se. Metam os vossos telecomandos, presunção, arrogância e democracia no lixo. Convençam-se que o Mundo não vos pertence mais. Quanto ao vosso dinheiro, limpai o recto com ele.
Já ouviste com certeza falar nos juros a taxa negativa, Sabeis o que isso é, creio ...?!?
Mas não quero com a minha crónica fazer-vos perder o sono. Nada disso.
Deixo aqui um repto: Quem é o Corajoso Português, que tenha uns milhões para aí a apodrecer num Paraíso qualquer, que ousa PRESENTEAR O NOSSO JOAQUIM JORGE COM UM BENTLEY DESCAPOTAVEL.
Vá lá, o JJORGE merece e demais podeis descontar essa dádiva na vossa folha de impostos.
Genebra: 13.11.16

Nelson Fernandes