28/09/2016

Depoimento



Foi- me pedido um depoimento pelo 8.º aniversário do Noticias de Matosinhos. Jornal que tem acompanhado a par e passo as actividades do Clube dos Pensadores. Tive muito gosto e foi uma honra poder dar o meu testemunho. Obrigado.
Noticias Matosinhos
24 min
Fim de verão e Notícias Matosinhos - por Joaquim Jorge
Os meus sinceros parabéns ao Noticias Matosinhos e aos irmãos Brandão! Os jornalistas têm grande influência na sociedade, o seu poder sobre a opinião das pessoas, deste modo, as suas responsabilidades são enormes. O Noticias Matosinhos é livre, isento e plural, que nos tempos que correm, é uma lufada de ar fresco.
O Noticias Matosinhos notícia o que se faz bem, para além da política partidária. Não deixa de examinar o comportamento dos políticos de Matosinhos, realça e promove as qualidades humanas dos cidadãos.
A sua independência económica permite-lhe ser diferente e apoiar a sociedade civil para além da política. O crescente desprestígio aos olhos da opinião pública dos políticos começa também a ser acompanhado pela perda de credibilidade dos jornalistas. Não é o caso do Noticias Matosinhos.
Só a qualidade vencerá a crise. É necessário uma adaptação às novas tecnologias fazendo um jornalismo de qualidade e rigoroso. A ética e a deontologia, assim como a responsabilidade de respeitar o princípio do contraditório.
O futuro do jornalismo passa pelo combate há corrupção, há mentira e aos interesses, como diz Harold Pinter «a crescente cultura da supressão da verdade». A comunicação social tem que tratar bem os políticos sérios, dedicados, de igual modo, tem de tratar bem os cidadãos que emanam da sociedade civil e que atingem relevância. O Noticias Matosinhos tem sido um baluarte nesta acção. Não há democracia e não há vida democrática sem o exercício da liberdade de imprensa.
*Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores