24/06/2016

O PRINCÍPIO DO FIM...




Hercília Oliveira 
O Reino Unido decidiu fazer um referendo,  para consultar os seus cidadãos sobre a permanência ou saída da UE.
Tenho dúvidas, de que se o PM David Cameron suspeitasse que a vitória levasse à saída da UE, tivesse proposto essa mesma consulta; mas o que é certo é que foi isso que aconteceu, o Reino Unido está fora da União Europeia.
Eu nunca fui,  dos que acharam que existir esta União seria a "salvação" da Europa e que seria bom para Portugal. Por mim, esse sonho europeu nunca se teria tornado realidade. Uma das situações que a mim sempre me desagradou, e muito, é verificar que além te termos de levar como os "incompetentes" governantes portugueses, levamos ainda com os "incompetentes" que comandam e mandam na UE.
Tendo o" sonho", se tornado na triste realidade, era evidente que para Portugal seria muito difícil ficar de fora, sobretudo  por causa do valor da nossa moeda e economia muito dependente dessa mesma União.
Mas..., chegou o BREXIT! E com isso a saída do Reino Unido da UE.
Com esta saída, surgirão grandes e complicados problemas para resolver e que atingirão os que saem e os que ficam.
E em breve, teremos mais alguns países ( França- Holanda-Dinamarca e Hungria) que estarão atentos ao que se vai passar, pois são países que já mostraram a mesma vontade de sair, em algumas ocasiões; sobretudo com o problema que surgiu com os refugiados.
Se tiver que ocorrer a saída destes países, que se juntem todos de uma só vez e que por fim a Europa se liberte;  que cada país se oriente e governe por si só  com as suas leis, costumes e vontades. E claro..., com os dinheiros que gerir e sem as ajudas a que mal nos habituaram.
Talvez assim, não entremos em tantos gastos desnecessários e dinheiros mal "aproveitados".
Esperemos para ver. Mas que algo vai mudar, vai.