29/06/2016

COMUNICADO


Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, é  alvo de queixa-crime, pelo presidente da CM Gaia

Enquanto cidadão e fundador do Clube dos Pensadores fui convocado para comparecer no passado dia 21 de Junho no Tribunal de Gaia, na qualidade de denunciado.
Apurei então, ter sido alvo de uma denúncia crime por alegada difamação, apresentada pelo Presidente da CM Gaia, em virtude de um texto postado no blogue do Clube dos Pensadores no dia 2/09/2015 http://clubedospensadores.blogspot.pt/2015/09/joaquim-jorge-perseguido-por-expressar.html  ,outro no meu FB pessoal. 
https://www.facebook.com/joaquim.jorge.CdP/posts/10207612857620115 , e outro ainda, postado no blogue clube dos Pensadores, no dia 4/11/2015 http://clubedospensadores.blogspot.pt/2015/11/liberdade-de-expressao-em-gaia.html
Os factos aí referidos foram-me transmitidos por uma pessoa que, até prova em contrário, reputo de idónea, credível e merecedora da minha confiança.
O que me foi transmitido feriu a minha dignidade pessoal e profissional e, foi nessas circunstâncias, de boa-fé e crente na veracidade daquilo que me tinha sido transmitido que tomei a resolução de escrever os textos em causa.
Fi-lo, em defesa da minha honra, bem como, no exercício de um direito: preservar a minha liberdade de expressão que está consagrada na Constituição da República Portuguesa.
Sem embargo de, há muito tempo haver indícios que o presidente da CM Gaia tem dificuldades em conviver salutarmente com os seus críticos, não esperava que tais escritos, tivessem merecido tanta atenção e preocupação.
Com o devido respeito, entendo que o dever de um presidente de Câmara é resolver os problemas dos cidadãos do município que governa , prestação de contas, e não, valorizando minudências e querelas estéreis.

Sem ironia, esperava que o presidente da CM Gaia, entendesse as críticas que lhe foram endereçadas, como algo com o qual quem está no exercício de cargos públicos, tem de conviver, as tivesse encarado como uma manifestação de liberdade de expressão, e as escutasse sem ressentimentos.

Ao contrário de outros, não me move a vaidade pessoal, a ânsia de protagonismo, e sobretudo, podem estar descansados, a procura de cargos políticos.
Aquilo que sempre motivou o meu percurso de vida e intervenção cívica, foi a defesa do livre pensamento, do debate de ideias, do interesse público, mesmo à revelia das amarras instituídas pelos areópagos dos aparelhos partidários, de que muitos necessitam para se alcandorarem a cargos e honrarias efémeras.
Exemplo paradigmático do que afirmo, radica no facto do Clube dos Pensadores, ser um exemplo, claro e patente da liberdade de pensamento e expressão.
Em virtude, da minha intervenção cívica, no tempo do antecessor na CM Gaia, Luís Filipe Menezes, fui agraciado com uma medalha de mérito cívico pelo desempenho do Clube dos Pensadores.

Agora, quero crer que por coincidência, o presidente da CM Gaia, entendeu galardoar-me com um processo-crime por alegada difamação!

Confio e respeito os Tribunais, e como não acredito no delito de opinião, jamais os utilizarei como arma de arremesso político, com o intuito de silenciar vozes incómodas. Aguardo serenamente e com a consciência tranquila.

Ao longo da minha vida sempre pautei os meus actos de intervenção cívica pela frontalidade e defesa dos ideais que pugno. Mas isso nunca me impediu de conviver, sadiamente, com todos aqueles que têm outra visão da política, da cidadania e até da liberdade.

Por isso, não posso aceitar que, quem quer que seja, possa querer, de alguma forma, cercear a liberdade de exprimir as minhas ideias e convicções.

Por conseguinte, por respeito aqueles que acreditam em mim, no Clube dos Pensadores, em suma, na liberdade de expressão, enquanto valor inalienável da democracia, já mandatei o meu advogado, para que este tome todas as providências adequadas à legítima defesa dos meus direitos. E, não ponho de parte mover uma acção ao presidente da CM Gaia.

Joaquim Jorge
biólogo, fundador do Clube dos Pensadores