22/05/2016

José Rodrigues dos Santos



José Rodrigues dos Santos numa entrevista ao Jornal I , refere-se a vários assuntos : livros, dívida portuguesa, televisão, etc..

As páginas tantas fala sobre comentadores na televisão e diz ," o modelo de políticos a comentar sempre foi, na minha opinião, um embuste".

Eu nunca entendi porque um político, no activo que defende interesses partidários , é comentador. Por outro lado, alguns chegam mesmo  a ter espaço nos jornais com colunas de opinião.  Ganham dinheiro com o que dizem e escrevem.

Como ex-políticos ainda aceito, que podem passar a comentadores. Estão aparentemente livres, apesar que, muitos continuam a alimentar esperanças de voltar e de se manterem na ribalta. Agora estando na política activa com interesses partidários, e não só,  não chegando o espaço que têm na comunicação social, ainda ficam com mais espaço.

Os comentadores deveriam ser pessoas como Morley Safer , jornalista da CBS que fazia "60 minutos". Homem isento e sem partido. É importante pessoas independentes que tragam uma perspectiva diferente e sem interesses. 

O que diz Rodrigues dos Santos, também, é uma das causas das pessoas cada vez menos verem debates na televisão, sempre com os mesmos e com a maioria dos partidos políticos. E, quem representa a sociedade civil? E quem representa quem não vai votar? À volta de 50% dos portugueses que não se revê nesta forma de fazer política...

JJ