22/05/2016

Crónica de Genebra.


Nelson Fernandes 

Berimbau 


“ Quando toda uma Civilização, é vitima das decisões de meia dúzia de Pseudo-doutores, diplomados em crasso Analfabetismo ...!”.
     Dedico esta crónica aos “ iluminados d’autores ” do “ Acordo Fotográfico.”
     O Canal de Televisão francês TF1, passa diariamente uma série concurso de conhecimentos gerais intitulado “ Les douze coups de midi.” = As doze badaladas=.
     Hoje 21.05.16 apresentou-se uma Sra. Francesa (Patrícia), vinda da Córsega e que se apresentou, como estando (orgulhosamente) casada com um Português de nome Mário. Vieram as questões e uma delas pedia para identificar instrumentos de musica relacionados com o respectivo país. Um dos países era Portugal/Berimbau. Chegou a vez da Patrícia e talvez pôr orgulho ou por falta de verdadeiro conhecimento da “ gaita portuguesa, “ respondeu: Portugal/Berimbau. Errou e perdeu como é evidente...! São os Brasileiros que inventaram e tocam berimbau.
     O instrumento que identifica bem os portugueses é a “flauta lisa”.
     Fiquei triste pela Patrícia e até fui ver dois brutamontes de Dicionários que aqui tenho, para me esclarecer melhor sobre o dito !
     O Universal da Defunta Língua Portuguesa 1653 pág. C/ 93.034 vocábulos Define: Berimbau, pequeno instrumento sonoro, composto de um arco de metal com lingueta de aço elástica, soldada numa das extremidades do arco que se faz vibrar com os dedos.
     Fui consultar o Larrousse 1775 pág. c/59.000 mots e também lá vêm Berimbau, assim: Instrument de musique d’origine brésilienne, dont l’unique corde est tendu entre les extrémités d’un arc et frappée avec une tige de bois.
Como é que uma Civilização como a Portuguesa, caiu nas mãos de tamanho bando de bárbaros. Terrorismo, não é só andar ai empunhando uma G3 e fazer fugir todo a gente. O Acordo Ortográfico deve ser visto e analisado, como um ataque Terrorista à Riqueza da Verdadeira LÍNGUA PORTUGUESA.

.