06/06/2016

Clube dos Pensadores recebe Rui Rio

HOJE

Joaquim Jorge, fundador do  Clube dos Pensadores (CdP), convidou Rui Rio para estar presente num debate, dia 6 de Junho, segunda-feira, pelas 21h30  no Hotel Holiday Inn em Gaia.
Rui Rio é economista, foi Presidente de Câmara do Porto, destacado dirigente do PSD em que foi secretário-geral do PSD, com Marcelo Rebelo de Sousa e vice-presidente com Durão Barroso, Pedro Santana Lopes e Manuela Ferreira Leite.
Rui Rio já tinha estado no CdP em Fevereiro de 2015. Nessa altura era apontado como sucessor de Pedro Passos Coelho na liderança do PSD. A recusa de avançar baseou-se no argumento que não tinha cabimento disputar a liderança a alguém que era líder do PSD e Primeiro-Ministro do  Governo de Portugal.
Mais tarde, foi apontado como candidato presidencial. Mas também se afastou dessa disputa. Todavia, Rui Rio é uma reserva moral do PSD e dos portugueses.
Muitos portugueses e muitos sociais-democratas acalentam a esperança que Rui Rio, um dia, lidere o PSD e Portugal. A sua prestação na CM Porto e na  vida pública demonstra um perfil do gosto de muita gente: austero, poupado e equilibrado.
Rui Rio, no recente congresso do PSD, em Abril, foi criticado por não ter estado presente, para marcar a sua posição.  Contudo alegou que não queria interferir no Congresso, com a sua presença.  
Conotado  como crítico em relação à política seguida por Pedro Passos Coelho, antes no governo, e agora, na oposição. Há sectores no PSD , passados dois meses do Congresso que começam a dar sinais de algum mal-estar e de descontentamento em relação à liderança de Pedro Passos Coelho. A popularidade de Assunção Cristas já é mais alta do que a de Passos Coelho, de acordo com as sondagens mais recentes. Por outro lado, o PS ganha vantagem sobre o PSD.
A boa relação que mantém com António Costa é entendida, se um dia for líder do PSD, a possibilidade de entendimentos e acordos com o PS.
A regeneração da política passa pela elaboração de um código de boas práticas e de várias reformas: lei eleitoral; poder judicial; poder económico; partidos políticos; administração; educação.
A política portuguesa tem falta de exemplos, excesso de  privilégios, impunidade, enxameada de escândalos económicos, dificuldade de separação entre política e justiça, etc..
O CdP este ano de 2016, já recebeu: a ex-candidata presidencial do BE, Marisa Matias; Nuno Melo, eurodeputado do CDS; Daniel Bessa, economista, pelo seu 10.º aniversário ; Assunção Cristas, líder do CDS/PP. Está a encetar diligências para receber a curto prazo  Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores. Em relação, a Catarina Martins está-se a tornar mais complicado com a realização  da X Convenção do BE, em Junho.

Joaquim Jorge
fundador do Clube dos Pensadores