01/05/2016

Clube dos Pensadores recebe, líder do CDS, Assunção Cristas


Amanhã 

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP) convidou Assunção Cristas, para estar presente, dia 2 de Maio (segunda-feira), pelas 21:30 no Hotel Holiday Inn em Gaia- Porto.

Deste modo, Assunção Cristas volta, de novo, ao CdP. Já tinha visitado o CdP em 2012 como ministra  da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território.
Assunção Cristas, actualmente, é líder  CDS sucedendo a Paulo Portas. É deputada, advogada e ex- professora universitária.

No Governo presidido por Pedro Passos Coelho, segundo uma sondagem foi considerada a Ministra mais popular, de entre, o elenco governativo, a ter nota positiva dos portugueses. Vamos ver, como as coisas correm na presidência do CDS.

Ascendeu à liderança do CDS/PP de uma forma pacífica e consensual. A influência de Paulo Portas, como figura tutelar para evitar divisões internas, assegurou um CDS coeso e unido para o futuro.

O CDS/PP começa a trilhar o seu próprio caminho no pós- governo de coligação PSD/CDS liderado por Pedro Passos Coelho. O CDS/PP não quer ficar para trás na oposição e tem apresentado medidas alternativas à do governo liderado por António Costa. Entre as propostas estudadas pelo CDS: programa de combate ao desemprego de  longa duração; nova reforma laboral; introdução de uma regra de caducidade automática ( sunset clause ) na burocracia imposta pelo Estado nas actividades económicas; promover a conciliação entre a vida familiar e o trabalho com mudança na relação laboral e nos incentivos fiscais às empresas que adoptem soluções favoráveis às famílias; entre outras.

Verifica-se uma tentativa de aproximação de António Costa ao CDS. Os vários elogios, no Parlamento ao CDS, quer de António Costa quer de Carlos César são um sinal para fazer ver à esquerda que pode haver uma alternativa à direita e deixar o PSD isolado.

Depois do Congresso, em que foi eleita, em meados de Março, Assunção Crista vai procurar arrumar a casa. Reuniu  os  órgãos nacionais: a comissão política e o conselho nacional. Começou a preparar-se para a primeira prova de fogo que são as regionais dos Açores em Outubro de 2016, e a seguir, as eleições autárquicas de 2017. O CDS quer candidatos próprios nas autárquicas.

O Clube dos Pensadores este ano de 2016, já recebeu: a candidata presidencial do BE, Marisa Matias; Nuno Melo, eurodeputado do CDS; Daniel Bessa, economista, pelo seu 10.ºaniversário. Está a encetar diligências para receber a curto prazo Rui Rio e Catarina Martins líder do BE. Já, Pedro Passos Coelho mostrou disponibilidade para falar com Joaquim Jorge e  programar uma oportunidade.

 Joaquim Jorge

4 comentários:

  1. Como sempre, o JJ muito oportuno!
    Aprecio muito Assunção Cristas. Como pessoa e como política.
    Será com toda a certeza um excelente debate.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Escrevi aqui uma Crónica no ano passado em que dizia que uma das coisas que faltavam a Portugal (ou não importa a que País ou mesmo empreza) eram LÍDERES.
    No meu Texto referi os QUATRO que do meu ponto de vista tinham competência para Líderes independentemente da Filosofia de cada um.
    Esta Senhora Assunção Cristas ouvi-a falar um dia destes na RTP e confesso que gostei.Seja benvinda ao CdP.
    Já agora aproveito para lhe dizêr Cara Senhora: Não se contente com meias tintas. Os Portuguêses estão "fartos"(muito embora engulam tudo)com Políticos de meias tintas.
    Madame Assunção Cristas traga Ideias. O CdP é um fio condutor feito em ouro.
    Nelson Fernandes

    ResponderEliminar
  3. Como sempre o JJ muito oportuno na escolha do convidado.
    Aprecio muito Assunção Cristas como pessoa e como política.


    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Bem me parecia que já tinha enviado um comentário; mas como não aparecia fiquei na dúvida e enviei o que está em segundo lugar! Bem.., por mais não perde.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar