11/04/2016

Artigo de opinião de Joaquim Jorge no JN



JOAQUIM JORGE, FUNDADOR DO CLUBE DOS PENSADORES

Educação: exames e calendário escolar
Começou recentemente o 3.º período escolar. Os exames do 4.º e 6.º ano acabaram. Andou-se a apregoar que é importante aferir conhecimentos, ao longo do percurso escolar do aluno. No decurso da,,,


1 comentário:

  1. Caríssimo Joaquim JORGE, Caros Leitores, a todos muito Boa Noite.
    Eu tenho o costume de vos dar uma amostra de como se faz na Suissa. Contudo gostaria de deixar claro que, não é minha pretênsão metêr Portugal ao ritmo da Suissa. Nem tudo o que se faz aqui é transponível para Portugal. Longe disso.
    Ontem enquanto lia o texto do nosso Joaquim JORGE, apareceu uma das minhas filhas para lhe assinar um documento para levar para a Direcção da Escola que frequenta. O documento pedia para confirmar se a morada do aluno se mantém ou vai sêr alterada no próximo Ano Escolar 2016/17.
    É que as Turmas do próximo ano escolar já estão a sêr preparadas e antes de começarem as Férias Grandes os alunos já sabem mesmo quem vão sêr os Mestres do ano seguinte. Vou dár-vos o que estão a sêr as aulas e as férias do ano em curso:
    As aulas começaram no dia 25 de Agosto 2015. De 09 a 26 Outubro férias. De 18 Dezembro 2015 a 04.01.16 férias Natal. De 19 a 29 Fevereiro férias Carnaval. DE 24 Março a 11 de Abril férias Pascoa. As férias grandes começarão no dia 01 de Julho e voltam a têr aulas no dia 22 de Agosto.
    Eu pela minha parte estou de acordo com o J.JORGE. A nossa escola começava a 7 de Outubro e terminava a 14 de Julho. Pela minha parte só não estudei mais porque se queria comêr tive que ir trabalhar para ganhar o Pão Nosso de cada dia. Mas não abandonei e aos 43 anos lá entrei na Faculdade de Direito de Lisboa.Eu ainda fiz exame da 1a classe primária. Depois da 4a depois de admissão ao Liceu e à Escola Comercial de Viseu. Aprovadíssimo, mas nesses tempos os Estudos éram-me mesmo proibidos. Depois Fiz 3 exames para ingressar na Faculdade. E fiquei aprovado. De novo tive que escolher entre o pão (para os filhos) e estudar !!! primeiro a obrigação !!!
    ENVIO DAQUI UM IMENSO APLAUSO AO JOAQUIM JORGE E A TODOS AQUELES; AUTORES, JORNALISTAS, PROFESSORES, MULHERES E HOMENS DE LETRAS, POLITICOS QUE SE RECUSAREM A ESCREVÊR SOB A DITA PALHACADA DO ACORDO ORTOGRAFICO. A LINGUA BRASILEIRA E UMA LINGUA DERIVADA DA PORTUGUÊSA E A JUSTO TITULO E DIREITO INTEGROU OUTROS ELEMENTOS. A RIQUEZA SERIA UM PORTUGUÊS SÊR BOM CONHECEDÔR DA LINGUA BRASILEIRA E VICE-VERSA.
    TUDO O RESTO É FRUTO DE " VEADOS, MANIFRATES E CAFAGESTES". "PISGOU CARA".
    Viva o verdadeiro Brasileiro. Viva o verdadeiro Português. Quanto aos Africanos e com boa razão desacordaram tudo. Falam Creoulo, Kimbundo e em Moçambique metêram-se ao Inglês.
    Vamos todos repôr a Rica Lingua Portuguêsa em Portugal. Quêm quizêr falar Brasileiro que vá para o Brasil que é grande.
    Nelson Fernandes
    Genébra 12.04.16

    ResponderEliminar