09/03/2016

Tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa



Marcelo Rebelo de Sousa no CdP
A tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa contrasta com a descrição e simplicidade da sua campanha , assim como, dos seus gastos. Três dias para a tomada de posse é demais num país com vários défices . Défice de pobreza, défice de boa governança, défice de dinheiro, etc.
A  tomada posse  é no dia 9 , quarta-feira. De manhã, vai ao  Parlamento segue-se  a cerimónia de juramento e o seu discurso. Almoça no Palácio de Belém com várias personalidades . Às 18h assiste a uma missa e ainda tem tempo para condecorar Cavaco Silva ( a que propósito ? E neste dia?).

À noite  um concerto dedicado à juventude que contará com a presença de Anselmo Ralph, HMB, Diogo Piçarra, Mariza, Paulo de Carvalho, José Cid e Pedro Abrunhosa. 

Hoje saiu uma noticia que a tomada de posse  prolonga-se pelo Porto. Acho muito bem! Já agora porque não vem a Gaia ? O melhor seria visitar todas as cidades do país...

Esta tomada de posse é  excessiva . Três dias para uma tomada de posse de um PR é um exagero. Quanto vai custar tudo isto? Talvez para um Rei ou um pais rico. Infelizmente não é o nosso caso.

A lista de convidados é enorme mas deveria ser o povo anónimo e não os habitués do poder e inner circle. Durante a campanha fugiu deles como o diabo da cruz e embrenhou-se com os cidadãos anónimos. Fez muito bem e granjeou simpatia. 

Esta tomada de posse non stop, nada tem que ver com o Marcelo em campanha : simples; próximo; afectuoso; poupado. A tomada de posse é pomposa, protocolar, faustosa e extensa.

Acho que começa mal. Deveria reduzir ao mínimo a cerimónia e nesse dia começar logo a trabalhar e a inteirar-se dos dossiers.

JJ

5 comentários:

  1. Manuel Dos Santos Não me engano vai ser mais um igual aos outros
    Não gosto · Responder · 3 · 3 h
    Maria Do Céu Paz
    Maria Do Céu Paz · 4 amigos em comum
    obvio. A festa de 3 dias, quem a vai pagar ???
    Não gosto · Responder · 2 · 3 h
    Fernanda Drummond
    Fernanda Drummond Eu acho bem o programa e concordo com a condecoração a Cavaco Silva.
    Gosto · Responder · 2 h
    César Ramos
    César Ramos Tinha lido em qualquer lado que primaria pela singeleza, dispensando até figuras de Estado estrangeiras. Alguém terá dito que tudo aquilo seria bastante menos, do que a tomada de posse de Cavaco custou. Pelo andamento, não será assim. Vamos ver no que vai dar (e custar) a feira de vaidades...
    Gosto · Responder · 2 · 2 h
    Manuel Rodrigues
    Manuel Rodrigues Ficou surpreendido amigoJ.Jorge? Eu não!
    Um abraço.
    Gosto · Responder · 2 · 1 h
    Raul António Aires
    Raul António Aires Marcelo mete água com esta tomada de posse. Afinal a cagança é igual e que se lixem os Portuguses. Começa muito mal ...
    Gosto · Responder · 2 · 1 h
    Augusto Sousa
    Augusto Sousa O dinheirinho é nosso por isso eles gastam à fartazana...
    Gosto · Responder · 58 min
    Maria José Falcão
    Maria José Falcão De acordo..... exagero!! o País não está em condições para os gastos que daí advenham..... Como simpatizante dele acho que poderia ser uma cerimónia mais simples
    Gosto · Responder · 1 · 39 min

    Raul António Aires respondeu · 1 resposta
    Gualberto Cardoso
    Gualberto Cardoso · 2 amigos em comum
    Talvez Sua Excelencia pretenda compensar os que nele votaram, pelo Carnaval que nao tiveram. Palhaçadas...? Já para não falar da condecoração. Haja decoro !
    Gosto · Responder · 34 min
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Está na moda o estilo "festas para o povo" ( distraí-lo).
    Gosto · Responder · 1 · 34 min
    Gualberto Cardoso
    Gualberto Cardoso · 2 amigos em comum
    Já os Romanos aplicavam a receita : " pão e circo ", mas nesta nova versão é só circo mesmo....
    Gosto · Responder · 1 · 28 min
    Fernanda Drummond
    Fernanda Drummond Marcelo não precisa disso. Sei que doí a muita gente mas ele tem carisma, já provou isso quer como professor quer na campanha e por falar nisso, que se saiba não gastou muito ao fazê-la. Vamos esperar pela tomada de posse para ver. Este nosso lado de Velhos do Restelo...
    Gosto · Responder · 25 min
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Eu não sou nada pessimista nem contra Marcelo. gostei da sua campanha sóbria e inteligente Se não precisa desta tomada de posse? Porque a faz em contrário à sua campanha . Se eu fosse eleito para um cargo fazia uma tomada de posse discreta pois não me ...Ver mais
    Gosto · Responder · 13 min · Editado
    Fernanda Drummond
    Fernanda Drummond Penso eu, porque não sei se será por isto, mas o facto de ele vir ao Porto pode ser para unir as duas cidades mais importantes do País o Sul e o Norte descentralizar sem dividir, dar o mesmo valor ás duas cidades e isso agrada-me.
    Gosto · Responder · 2 min
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Gaia é muito maior que o Porto . Podia vir a Gaia. Porque não não à capital de distrito - Braga- onde tem as suas raízes Celorico de Bastos?

    ResponderEliminar

  2. Hercilia Oliveira É a vergonha, do país que temos!
    Não gosto · Responder · 1 · 6 h
    Francisco Azevedo Brandao
    Francisco Azevedo Brandao Tenha calma. Aguardemos com serenidade a sua actuação como presidente da República e depois cá estamos para a avalar .
    Gosto · Responder · 1 · 1 h
    Hercilia Oliveira
    Hercilia Oliveira Francisco Azevedo Brandao , acontece, que a calma cada vez é um "artigo" mais raro. São já muitos anos de tortura...
    Gosto · Responder · 1 · 1 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...

    Escolher ficheiro
    Ludgero Babo Carvalho
    Ludgero Babo Carvalho dr.Jaquim Jorge está desiludido?que esperava?..faz muito bem é oportuno o su reparo..e elegante o meu amigo já habituou os portugueses a estas denúncias de atores políticos que com bolos enganam os tolos..este é mais um..pobre país pobre povo..
    Não gosto · Responder · 1 · 6 h
    Jerónimo Silva
    Jerónimo Silva Ele já sabe tudo por isso não precisa de se inteirar dos dossiers
    Gosto · Responder · 4 h
    Carlos Sá
    Carlos Sá Para um Rei? Argumento pouco feliz. Por algum motivo,por exemplo, a Monarquia espanhola é mais barata que a República portuguesa.
    Gosto · Responder · 2 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Eu disse para um Rei. Marcelo bao tem esse estatuto. Estou à vontade ja tive o D. Duarte no Clube pessoa que admiro e considero.
    Gosto · Responder · 1 h · Editado
    Carlos Sá
    Carlos Sá Peço desculpa mas não disse. Transcrevendo:" Quanto vai custar tudo isto? Talvez para um Rei ou um pais rico."
    Sei que sim e estive presente. Mas falar de ostentação em Monarquia quando a nossa República é das maos caras do mundo não me parece correcto.
    Gosto · Responder · 1 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...

    Escolher ficheiro
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Meu caro o vosso problema na Monarquia é viver fora da realidade. Lamento! Por outro lado deve mesmo pedir desculpa porque ao pegar nessa frase descontextualiza o que pretendo. Ao escrever isso no pretendia dizer é que Marcelo ao se pode equiparar a um Rei. Estava a elogiar a monarquia , mas o senhor não interpretou assim . Está no seu direito. tenha um bom Sábado. Cumprimentos.
    Gosto · Responder · Agora mesmo
    Joaquim Jorge

    Escreve um comentário...

    Escolher ficheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em minha opinião não acho mal que a tomada de posse seja feita com o programa que está idealizado. O que acho mal é a hipocrisia miserabilista que não nos tirará nunca desta penúria provinciana. É o legado de Salazar a tresandar pelas mentes que acham que o empobrecimento é que é redentor. As pessoas não têm noção do ridículo quando falam de dinheiro sem ter a noção da proporcionalidade. Para muita gente 2500 euros ou 2,5 Milhões de euros é o mesmo.

      Temos novo Presidente da Republica e não se devia fazer uma festa, receber individualidades estrangeiras com quem nos relacionamos no dia a dia da nação? Hipocrisia que nos leva a ter deputados baratinhos, mas dos piores, porque pessoas com valor não estão para ganhar um salário miserável (não me venham com o salário médio nacional) que é bom para quem nunca chegaria a ganhá-lo no privado. É bom para termos um Parlamento de maioria incompetente para a qualidade que deveríamos ter. A ineficiência das nossas leis representam 4,5% anual do nosso PIB (tese de doutoramento no ISCTE), mas mesmo que seja 1%, vejam quanto custa os deputados baratinhos que só medíocres acham que ganham muito. De facto, pessoas que acham que um salário de deputado é elevado só podem levar-nos ao charco e revelam a sua qualidade.

      Eliminar
  3. Por vezes apetece-me citar esta frase de karl Kraus : “Quando o sol da cultura está baixo, também os anões lançam longas sombras”

    E não gosto mesmo nada que peguem nas minhas ideias e se apropriem delas como fossem sua propriedade...

    Uma tomada de posse de um PR num país com tantos problemas o seu glamour está na simplicidade das coisas , e não, no brilho e no exagero.

    Obrigado,

    JJ

    ResponderEliminar
  4. No primeiro dia de mandato já vai ao Vaticano e logo a seguir a Paris...

    Não sei acho que o frenesim já está aí...

    Estou atento e esperar para ver , mas é muita coisa em pouco tempo.

    Mas se os portugueses gostarem quem sou eu... mas sou eu para dara minha opinião.

    JJ

    ResponderEliminar