21/03/2016

Clube dos Pensadores: 10.ºaniversário com Daniel Bessa


HOJE

O Clube dos Pensadores (CdP) vai comemorar o seu 10.ºaniversário. Para esta data Joaquim Jorge, fundador do CdP convidou Daniel Bessa para estar presente no dia 21 de Março (segunda-feira), pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.

Daniel Bessa é um reputado economista que foi Ministro da Economia de um governo liderado por António Guterres. A sua ligação a várias empresas como administrador e consultor permite-lhe ter uma noção da realidade económica de Portugal. Recentemente abandonou o cargo de director-geral da COTEC Portugal.

O CdP sempre lutou contra o desinteresse na política, a favor do debate de ideias, pela dignidade dos cidadãos, contra as injustiças e pelo combate contra os privilégios. Deste modo, será uma oportunidade para Daniel Bessa tomar a palavra e divulgar as suas ideias.

O CdP pugna  pela aproximação dos cidadãos e a política procurando fazer ver que as pessoas hoje em dia querem uma relação diferente com a política e os políticos. Portugal não se compadece com eleições só para mudar os lugares.

É preciso repensar o país, a forma de fazer política e o próprio regime. É preciso ter como lema: mais sociedade, menos impostos; menos intervenção estatal, menos proibições; menos meterem-se na vida dos cidadãos e mais liberdade.

A sociedade civil tem que ter mais poder e ser tida em conta, a nossa sociedade sente-se humilhada com o estado a que chegou o país. A caminhada do CdP tem-se feito com muitos custos, sacrifícios, incompreensões, parcos recursos, sem apoios do erário público e é assim que vai continuar. Nunca recebeu um euro do Estado. A sociedade civil tem que ter engenho e criatividade sem estar sempre à espera das benesses do Estado.

O CdP é um espaço de reflexão, aberto, para lá das fronteiras físicas e ideológicas. No fundo é uma atitude e reivindica o valor de debater e conversar. Propõe um diálogo aberto, tendo como filosofia: a liberdade, a informação, a  análise, a tolerância, a democracia e o respeito pelo outro.

Ao longo destes debates 10 anos com mais de 100 debates realizados passaram pelo CdP figuras ligadas essencialmente à política: Marcelo Rebelo de Sousa, Paula Teixeira da Cruz, Pedro Passos Coelho, António Costa, Alberto João Jardim, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas, Ana Drago, Maria de Belém, Francisco Louçã, Garcia Pereira, Manuel Alegre, Marisa Matias, António José Seguro, Pedro Santana Lopes, Jorge Miranda, Teixeira dos Santos, Rui Rio, entre outros. Mas também, ao mundo empresarial: Belmiro de Azevedo, Alexandre Soares dos Santos; sindicatos: Arménio Carlos, Mário Nogueira; ciência: Sobrinho Simões; desporto: Vítor Baía; música: Pedro Abrunhosa; entre outros.

Joaquim Jorge
Biólogo/Fundador do Clube dos Pensadores

8 comentários:

  1. Bo-dia! JJ,
    Qualquer pessoa pode aparecer no Holiday Inn?
    Cumprimentos. MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro com muito gosto. A entrada sempre foi livre e gratuita sem aviso prévio. Liberdade acima de tudo : )

      Eliminar
  2. Lá estarei, se calhar com um ou dois amigos. No fim de semana confirmo.

    ResponderEliminar
  3. Será um excelente debate JJ. Concordo plenamente que a experiência técnica e científica e muita prática, dão a Daniel Bessa um conhecimento muito grande da nossa realidade. É um pensador, muito atento e competente. Pessoa muito afável e muito inteligente. Tive a honra de trabalhar com ele.
    Parabéns Joaquim Jorge pela escolha acertada.
    Mário Russo

    ResponderEliminar
  4. Mário Russo se conheces também o Daniel Bessa, não sei porque não me sugeriste e encetaste diligências para estar no Clube. Como número dois é importante sugerir algumas coisas.

    Eu já conheço Daniel Bessa há muito tempo , as suas raízes são de Viana do castelo e passa férias por onde passo muitas vezes Moledo. Eu passo férias há mais de 40 anos em Afife.

    Abraço e obrigado,
    JJ

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo Joaquim JORGE.
    Em Países desenvolvidos e com projecção no Futuro, Homens como este (Daniel BESSA)são PRESERVADOS COMO O FERMÊNTO que vai Levedar a amassadura que vai servir para fazêr pão. Trabalhei em Genébra como Maître D'Hotel numa Velhinha Fabrica de Relógios. Cada empregado quando chega a idade de reforma vai à sua vida MAS...!!!
    Mas fica empregado da empreza à vida. A partir daí, vai quando quizer e quanto tempo quizer, ensinar aos MAIS JOVENS (EMBORA HOJE FORMADOS)o saber adquirido ao longo de uma vida. Havia lá um senhor com 95 anos que ia todas as manhãs acompanhar e ensinar os mais jovens.
    Lindo. Quão útil não seria ai o seu Convidado a dar umas lições praticas a jovens economistas e políticos em erva. Bem haja Daniel BESSA por vir ao CdP.Não perderá o seu tempo. O CdP funciona como o IVA. INVESTIMENTO de VALOR ACRESCENTADO.
    Genébra 13.03.16
    Nelson Fernandes

    ResponderEliminar
  6. Impossibilitado de estar presente como desejava, por motivos de saúde, envio ao Joaquim Jorge os maiores êxitos à frente deste grande clube democrático do nosso país com um grande abraço de amizade e admiração.Francisco Azevedo Brandão.

    ResponderEliminar
  7. Não tem problema querido professor . Já veio muitas vezes...

    ResponderEliminar