25/03/2016

A inveja




Durante estes 10 anos de Clube dos Pensadores aprendi a ver quem é meu amigo e quem não é. Também aprendi a ver os interesseiros e que lhes dá jeito dizerem que me conhecem. Por outro lado, percebi que quem eu achava e gostava que me podia acompanhar nesta cruzada de cidadania, não passavam de miragens. Problema dessas pessoas, elas é que ficam a perder.

Mas tive o agradável prazer de ter presente nos 10 anos do Clube se a memória não me falha: o Fausto Machado, distinto médico e meu amigo de infância, Manuel Almeida, engenheiro e meu amigo de infância, o Mário, que nunca falta a um debate, conhecido pelo ‘gasolinas’, o Joaquim, antigo empregado da Favorita e um amigo da minha infância. Por fim, o Dias dos Santos, um fã do clube e recente amigo que muito considero.

Estes amigos são de S. Mamede de Infesta, e os outros, que se dizem muito meus amigos, alguns deles, com obrigação de estarem presentes ou enviar um SMS, correio electrónico ou fazerem uma chamada? Nickles!

Um bando de invejosos e ciumentos. Inveja por eu conseguir algo incomum e inédito em Portugal. Inveja por eu me ter tornado conhecido e mediático. Mas esquecem-se de que tudo que faço é com muito esforço e trabalho para o bem do cidadão e o bem público. Em vez de terem orgulho em terem um amigo assim, têm inveja.

A inveja é horrível é um dos sete pecados mortais. A inveja é um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. Mas que culpa tenho eu de conseguir fazer o que faço?

O Clube não me dá riqueza monetária mas dá-me riqueza humana e satisfação pessoal, mas reconheço que é uma conquista pessoal.

A inveja está intimamente ligada ao ciúme e atormenta quem não gosta de mim e do Clube.

A expressão popular dor de cotovelo pode ser usada neste contexto, não só, para muitos de S. Mamede de Infesta, onde nasci para mal dos meus pecados, mas para muitos outros, incluindo gente da minha família.

Há objectos que são usados como amuleto ou talismã contra a inveja e o mau olhado: o olho grego, o pé de coelho, a figa, a ferradura, etc.

Não ligo muito a isso e todos os debates do Clube têm sempre muita gente e não faltam convidados. Não me posso queixar do interesse que suscita este Clube dos Pensadores.

Na minha juventude tive um carro insuperável que marcou a minha vida: Triumph TR6, um descapotável fenomenal e um prazer de condução.

Nesse tempo o meu amigo Chico Marques Pinto que faleceu precocemente dizia-me: “Jota, esta malta aqui de S. Mamede são uns invejosos. O teu carro é lindíssimo e está muito bem tratado. Nunca o vendas. O estarem sempre a dizer mal é inveja de não terem um igual”.

Todavia, o carro começou-me a dar problemas e eu cansei-me. E, um dia, apareceu um comprador e vendi-o.

Não é que várias pessoas de S. Mamede de Infesta, sabendo que o vendi, que nunca me tinham falado do carro, abordaram-me dizendo que foi uma pena vender o carro, que era fantástico, blá, blá, blá. Mas por dentro, todos contentes por eu o ter vendido.

Penso para os meus botões: o Chico Marques Pinto bem tinha razão e dedico-lhe este texto em sua memória. Alguém que era de S. Mamede, adorava carros e era um amigo único. E, o mais importante, não tinha inveja de mim.

JJ

*artigo de opinião publicado no PT Jornal

10 comentários:

  1. Martins O que há mais por aí é inveja JJ e não é só em S.Mamede.
    Abraço.
    Não gosto · Responder · 1 · 4 h
    Paulo Alvarenga
    Paulo Alvarenga Grande maquina ( lindo)
    Não gosto · Responder · 1 · 3 h
    Paulo Alvarenga
    Paulo Alvarenga Igual
    Gosto · Responder · 3 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Lembro-me daquela célebre viagem Porto-Viana com bom tempo . O carro aberto e a dar gás . Inesquecível com os teus comentários agradáveis . Porém este texto tem mais que ver com outras coisas,..
    Gosto · Responder · 3 h · Editado
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Alberto os de S. Mamede são piores. É Trás-os-Montes de Matosinhos e nunca deixa de ser uma aldeia de cimento. Obrigado por ires aparecendo sempre que podes.
    Gosto · Responder · 3 h
    Alberto Martins
    Alberto Martins Já sabes, sempre que coincida com as minhas folgas eu digo presente nos debates.
    Já agora aproveito para te desejar uma santa Páscoa.
    Abraço.
    Não gosto · Responder · 1 · 3 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    Felconrado Conrado
    Felconrado Conrado Tens razão ,obrigado pelo óptimo
    Trabalho de cidadania e feliz Pascoa
    Não gosto · Responder · 1 · 3 h
    Ana M Salgado Trancoso
    Ana M Salgado Trancoso Em que davas boleias ao pessoal:-) o professor mais "boa onda" daquela escola!
    Que continua a sua irreverência,dizendo o que sente,lavas a alma. É por isso que o sucesso te acompanha.desculpa a ausência presencial ou escrita ,sabes que admiro muito o teu trabalho e o teu esforço titânico .
    Bem hajas !
    Não gosto · Responder · 1 · 3 h
    Joaquim Gomes da Silva
    Joaquim Gomes da Silva Mais um retrato, do Matosinhos de hoje, estaremos juntos???
    Não gosto · Responder · 1 · 3 h

    ResponderEliminar
  2. Elsa Rego Bem haja pelo seu trabalho, e pela homenagem ao Chico!!!!
    Não gosto · Responder · 1 · 3 h
    Natalia Pena
    Natalia Pena Pura verdade Jorge,mas a vida é isto mesmo!!! Nada me surpreende nesta terra. Páscoa feliz:)
    Gosto · Responder · 2 h
    Tito Pinto Fraga
    Tito Pinto Fraga Fiquei um pouco chocado, pensei que eras meu amigo
    Eu sou teu amigo
    Gosto · Responder · 2 h
    Hernani Magalhaes
    Hernani Magalhaes Bem dito amigo, não há nada mais verdadeiro do que a verdade e a transparência....... Boa Páscoa...... Forte abraço
    Não gosto · Responder · 1 · 2 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Hernani tu tiveste a hombridade de enviar um SMS. E às vezes apareces . As pessoas não tem obrigação de aparecer mas com os diabos podem ter um gesto uma atitude , uma presença. Obg
    Gosto · Responder · 1 · 2 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    Jorge Vieira
    Jorge Vieira Saudades meu bom amigo Saudades destes anos abraco
    Não gosto · Responder · 1 · 2 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Ó Tito eu sou teu amigo. Tu não és de S.Mamede
    Gosto · Responder · 1 h · Editado
    Michel Rocha
    Michel Rocha · 7 amigos em comum
    nao querendo entrar em conversas alheias... mas com um sentimento de orgulho a correr-me nas veias... sempre sem papas na lingua!!!!! Embora triste ver uma pessoa a ter que exprimir este tipo de mensagem, mas brilhante!!! Grande Jota!!! Desde q era pirralho e te via com a (se nao estou em erro!!) bela CBR naquela terrinha linda que sabemos qual, sempre apreciei o teu caracter e personalidade!! Como um bom vinho do porto... getting better as time goes by!!!! Grande Abraco Jota e andamento pa frente!!!!
    Gosto · Responder · 2 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Michel grande Amigo de Afife e de Portugal. Saudades do teu elegante café
    Gosto · Responder · 2 h
    Alexandre Guimarães Dos Santos
    Alexandre Guimarães Dos Santos Não sendo, vivi a minha infância por aí, mas "fugi"
    Nunca senti, ou então passou-me ao lado
    Um abraço e boa páscoa
    Não gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado
    Alexandre Guimarães Dos Santos
    Alexandre Guimarães Dos Santos E como vou de passagem, qual a minha surpresa da notícia Chico Marques Pinto
    Gosto · Responder · 2 h · Editado
    Luis Rosa Fernandes
    Luis Rosa Fernandes Se a Intenção foi pura e boa á Partida ? ... Continua assim ! ... Deixa Rolar ? ...
    Não gosto · Responder · 1 · 2 h
    Fernando Mascarenhas Loureiro
    Fernando Mascarenhas Loureiro Ainda bem que não sou de S. Mamede, só vivo lá perto. Mas é verdade, a inveja é uma coisa muito feia e pouco produtiva. Não dá nada a ninguém.
    Um abraço e parabéns pelos 10.

    ResponderEliminar
  3. Luis Rosa Fernandes Selecionando sempre ! ... Por mais Importantes que sejam ! ... Emoji smile
    Gosto · Responder · 2 h
    Salvador Pinto
    Salvador Pinto Não nasci em S Mamede. Fui viver para S Mamede em 1976 mais propriamente Leça do Balio ( Rua de Recarei) , mas meu querido pai já laborava na Garagem S Mamede. Em meados de 1978 fui então viver para S Mamede ( Tv. do Tronco) e comecei a conhecer a popu...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · 1 h
    Luis Rosa Fernandes
    Luis Rosa Fernandes Mamedenses ! ... Eheheh ... ( Nan se liga ) ... Emoji smile
    Gosto · Responder · 1 · 1 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...

    Escolher ficheiro
    Alfredo Jorge
    Alfredo Jorge Se eu soubesse que o JJ tinha um TR6, ainda por cima com ar de ser de 1972, era capaz de ter um bocadinho de inveja... Abraço, e parabéns ligeiramente atrasados
    Não gosto · Responder · 1 · 1 h
    Jacinto M. Abreu
    Jacinto M. Abreu · 9 amigos em comum
    alguma gente que aqui comentou a falar mal de S. Mamede e dos mamedences deviam bater na boca pois estão a cuspir no prato onda comeram
    Gosto · Responder · 1 h
    Ricardo Lopes
    Ricardo Lopes S. Mamede de Infesta --- grande cidade... Emoji smile
    Gosto · Responder · 1 h
    Alcidio Maia
    Alcidio Maia E eu que nunca tive interesse algum relacionado com locoplementos ou outros factores de espécie, deliciava-me a conduzir. Boa Pascoa a todos bem como feliz 10º aniversário. Bem Hajam.
    Não gosto · Responder · 1 · 1 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Ricardo grande cidade mas mal frequentada... E estamos a falar de algo concreto. Obg
    Gosto · Responder · 1 · 1 h
    Alfredo Jorge
    Alfredo Jorge Mas percebo a indignação, há gente que se aproxima com outros interesses para se aproveitar do protagonismo alheio.
    Gosto · Responder · 1 · 1 h
    Cristina Araujo
    Cristina Araujo Prof jota meu professor de matemática e saudades das festas da favorita beijinhos
    Não gosto · Responder · 1 · 1 h
    Cristina Pimenta Lemos
    Cristina Pimenta Lemos Jotinha, grandes verdades e grande homenagem ao Chico Marques Pinto, que bem merece. Tu és unico e tens carisma. Sei o que isso é, tambem sofri muito com esse mál de inveja. Quanto ao carro, bonito aínda cheguei a dar uma voltinha nele. Bjs. Mál possa apareço, acredita que adoraria, mas por vezes a vida é muito corrida, mas agora acalmou. Quando menos contares, estarei presente.
    Não gosto · Responder · 2 · 46 min
    Maria Joao Silva
    Maria Joao Silva Ainda bem que eu sou tripeira.
    Não gosto · Responder · 1 · 41 min
    Agostinho Serra
    Agostinho Serra Apesar da ausência física, vou acompanhando o teu "clube dos pensadores" e fico feliz pelo teu sucesso, e como tu dizes e bem existem os invejosos mas também existem os amigos , e apesar das distancias e dos anos que vão passando, esses são eternos, boa páscoa Jota e um grande Abraço do teu amigo como tu sempres tratas-te "grande Pélézinho"
    Não gosto · Responder · 2 · 18 min
    Sandra Moreira Cristina
    Sandra Moreira Cristina Aqui por baixo yambem ha inveja.
    Desse mal tambem sofro eu..as vezes passa me ao lado.
    Entao no trabalho...Emoji smile
    Não gosto · Responder · 1 · 17 min
    Eduarda Antero
    Eduarda Antero Sei bem do que falas Jota. A inveja pertence a mentes mesquinhas. Bjs
    Não gosto · Responder · 1 · 16 min

    ResponderEliminar
  4. Francisco Manuel Soares Caro amigo Jota, infelizmente é verdade e por diversas vezes falamos ambos sobre isto, lembras te? Mas este teu carro era ma delicia e na altura causou mesmo mts, mta inveja, mas ainda bem ainda nos rimos mt a custa dos invjosos, mas eram e serao sempre assim. Sobre o Chico, era espectaclar, foi ele que me levou numa tarde ao cabo do mundo e obrigou a andar no Kart dele, dai falou c/ meu Pai e assim tive o meu 1º Kart, saudades dele. Sobre o facto de não estar presente, tens alguma razão, mas apenas porque resido longe como sabes, mas nem por isso deixo de acompanhar c/ imenso gosto tudo o que aqui publicas. O teu Sucesso Amigo também é o meu e me enche de Orgulho por ver um Verdadeiro Amigo ter sucesso, sou assim como bem sabes e de a longa data, nunca me importando c/ os invejosos que eram de facto alguns, alguns deles por não terem convite p/ as famosas festas na saudosa Favorita de São Mamede aos sabados e por vezes domingos á tarde, assim um Grande Abraço e beijinho p/ tua Esposa.Néné.
    Gosto · Responder · 6 min
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Obrigado Néné pelas tuas palavras , É o que sinto nada tenho contra ninguém . Um desabafo honesto e sentido...
    Gosto · Responder · 2 · 4 min
    Francisco Manuel Soares
    Francisco Manuel Soares Fazes bem Jota sempre foste assim directo e curto e assim continuas, força se calhar tens alguma razão, ás vezes um aviso á navegação faz bem, dependendo apenas dos que assimilam, abraço.
    Gosto · Responder · 1 min
    Joaquim Jorge

    Escreve um comentário...

    ResponderEliminar
  5. Eu sou de Leça da Palmeira e tive a primeira infância muito feliz a beira da praia, numa garagem da qual o ps do Narciso Miranda não nos atribuiu uma casa social em Perafita e então o meu pai, pediu um empréstimo ao banco e comprou um t2 na rua do Victor Baia, ai começou bulling ao jogar aos berlindes eles perguntavam é a brincar ou é a sério e eu dizia que não sabia o que era sério e então jogavamos e depois ganhavam e tiravam os berlindes, depois ao passar dos anos havia muita porrada batiam chamavam nomes gozavam e eu começei a passear pelo porto e conheçer o Porto, para andar longe daquela violência e fui trabalhar para Inglaterra para fugir deste bulling, quando regressei comprei um Mercedes clk230 kompressor e tambem tiveram inveja e diziam que assaltei uma ourivesaria e que vendi a casa e agora passos os dias com a minha companheira, trabalho e net.

    ResponderEliminar
  6. gostinho Vieira Fernando Olá Jota.....não sei se te lembras de mim, sou o Agostinho que jogou contigo no juniores do F.C:Infesta. O que interessa é que tenhas muita força para continuares com os teus debates, apesar de nunca ter estado presente em nenhum vou acompanhando o teu "clube dos pensadores. Força Jota e não te chateies com os invejosos que infelizmente existe na nossa terra..... Um abraço
    Não gosto · Responder · 1 · 7 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Li atentamente todos os comentários que agradeço.
    Gosto · Responder · 6 h
    Vitor Correia
    Vitor Correia Tudo verdade as vezes tambem sinto essa inveja nos olhares nos comentarios etc. Nao tenho ido mais vezes aos debates porque o horario de trabalho ao outro dia nao mo tem permitido, mas olhe que em S Mamede ha muita gente boa e que tem orgulho em te-lo como conterraneo. Bem haja e um forte abraço.
    Não gosto · Responder · 1 · 6 h
    Daniel Braga
    Daniel Braga Um grande abraço meu caro.

    " A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas."...Ver mais
    Não gosto · Responder · 2 · 6 h

    Daniel Braga respondeu · 1 resposta
    Rotiv Alves
    Rotiv Alves Eu tb sou de S . Mamede só não sou da sua infância AMIGO !
    Não gosto · Responder · 1 · 1 h
    Antonio Soares Dias Bernardo
    Antonio Soares Dias Bernardo · 3 amigos em comum
    O Jota que mundo pequeno em que vivemos,ja la bom muitos anos que a gente nao se ve,tambem nao era dos teus amigos mais chegados daquela epoca,mas lembro-me de irmos beber um copo no TR6, de ir aquela sala de festas em tua casa de Gueifaes,lembro de pa...Ver mais
    Não gosto · Responder · 2 · 44 min
    Eduardo T Carvalho
    Eduardo T Carvalho Não me revejo na sua analise sobre os mamedenses. Nasci, cresci e vivo em S.M.Infesta, inclusive, conheci-o na adolescência, seu famoso carro e a imagem que tenho é de bom rapaz, boa família, adolescência priveligiada, mais tarde reconheci-o como criador do CP e fiquei satisfeito com o seu sucesso e trabalho cívico. Não tenho a mínima inveja de si,acredite, e na actualidade mais de 90% dos mamedenses não o conhecem.....julgo que o JJ é mais gaiense que mamedense.
    Gosto · Responder · 12 min
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...

    Escolher ficheiro
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Está enganado para S. Mamede para não me conhece já teriam que ter morrido mais de metade da população. S. Mamede actualmente é um dormitório que perdeu as suas raízes . Eu não renego o meu passado , vivi lá muitos anos e vou a S. Mamede muitas vezes mas gostava que fosse diferente. A questão não é ser conhecido ou não , ser mamedense ou gaiense. A questão é ter um passado que ninguém pode apagar : jogador da Académica de S, Mamede; jogador do Infesta; etc. Desculpe mas eu não o conheço, ou não me recordo, mas gostaria , um dia, de falar consigo. Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao Clube dos Pensadores pelo seu 10º.aniversário. Quanto à inveja...mais um mal da HUMANIDADE !!!

    ResponderEliminar
  8. No texto fslhou.me a vista. Este no aniversário Guimarães Teixeira, economista que me tem ajudado muito nesta caminhada. Reparado lapso : )

    ResponderEliminar
  9. Ainda a propósito de inveja... e que tal a MANHA ?

    ResponderEliminar
  10. Caríssimo Joaquim JORGE.
    Esta historia da Inveja deixa-me aqui em POLVOROSA. Um PORTUGUÊS FILOSOFO Considerado vão lá uns dez anos como um DOS MELHORES FILOSOFOS DO MUNDO, escreveu um ENSAIO SOBRE PORTUGAL E O PROBLEMA DA INVEJA.
    Meus queridos leitores se o conhecem e ja o lêram "Félicitations" caso contrario leiam por grande favor JOSÉ GIL.
    Obrigado a todos pela paciência de me lêrem.
    Genébra 26.03.16
    Nelson Fernandes

    ResponderEliminar