09/02/2016

Clube dos Pensadores




Muita gente me tem ligado , outros por SMS , outros por emails a perguntar quando é o próximo debate.
Como sabem, o Clube dos Pensadores teve que aproveitar as eleições presidenciais para receber a maioria dos candidatos presidenciais.
Correu o risco com a ousadia de fazer um debate entre a época de Natal e passagem de Ano e não se saiu mal. Depois fez um debate num sábado , o que nunca o tinha feito e correu bem.
Mas entre Dezembro e início de Janeiro teve três debates seguidos , para evitar ter que fazê-los em plena campanha presidencial.
Sempre disse que continuaria até ao aniversário do Clube - faz 10 anos em Março. É situação ,sine qua non , para continuar o interesse e empenho das pessoas.
Como diz o povo e muito bem, " não há almoços grátis" , eu acrescento , " não há debates grátis".
É preciso muito trabalho, dedicação, disponibilidade mental , algum dinheiro e escolhas certas.
Para já , a preocupação de muitos é um bom sinal , mas não chega...
Informo-vos que vamos ter debate dia 15 de Fevereiro, na próxima 2.ªfeira . Amanhã haverá novidades.
Eu continuo na minha senda preocupado com o processo , o resultado de tudo isto não é para mim inquietação. O processo para mim é importante: debater ideias; cidadão informados ; questionar convidado sem "mas" ; prazer de estar ; prazer de intervir; prazer de aprender; etc.
Obrigado,
JJ

2 comentários:

  1. Caro Amigo Joaquim Jorge,
    De facto manter o nível de qualidade com que o CdP nos habituou é muito difícil e só possível graças à tua tenacidade e resistência. Mas, como diz o povo, sem ovos não se fazem omeletes. O financiamento regular das atividades do CdP é fundamental para que muito do trabalho realizado possa ser feito sem a pressão sobre muito poucos, sobretudo o grande sacrifício que te é imposto para que tudo possa fluir como tem sido o caso.
    Há tantos membros e amigos do CdP, que acredito que possa haver uma solução financeira e económica sustentável para o CdP. O apoio de todos com ideias convertidas em ações resolverá o problema, estou certo. Sugiro uma reunião "das Tropas" em Março, por altura do 10º aniversário. Já agora, que seja depois do dia 21 de Março, porque vou estar no estrangeiro até essa data e, como é natural, pretendo dar o meu contributo.

    Se não for possível, darei na mesmo, via skype e por escrito a minha visão e ideias de financiamento para o CdP, uma verdadeira Associação Cívica com trabalho de mérito reconhecido e uma garantia de qualidade e independência que não se pode perder.

    Amigo JJ, parabéns e obrigado por me/nos propiciares este fórum de liberdade e participação cívica.

    Mário Russo

    ResponderEliminar
  2. Sou por sistema contra reuniões e se a convocares aparece pouca gente.

    A questão para se resolver este problema é arranjar mais um ou dois patrocínios. tendo a contrapartida de fazerem publicidade não só com a presença de muita imprensa como de gente.

    A Petroil e Sunoco estão satisfeitas estarem associadas a este projecto e dizem-me que têm retorno.

    Não ajudam muito mas é constante e certo.

    Uma Associação não resolve o problema . Como diz Alberto João Jardim me disse quando veio ao Clube , " o Clube extravasa qualquer associação e é muito mais do que isso. Deixe-se estar assim que está muito bem".

    A questão que tu pões é uma falsa questão é ter ajudas porque se é uma Associação . Completa falácia. Quem quer ajudar ajudaria não o faz porque não pode ou não está para aí virado.

    Os números são irrisórios...

    Estou farto de balelas e não questões. Estamos a falar de migalhas não de milhões.

    Obrigado,

    JJ

    ResponderEliminar