27/01/2016

PSD GAIA




Recentemente houve eleições para a concelhia do PSD. Surpreendentemente Cancela Moura venceu Firmino Pereira. Apercebi-me que o programa de Cancela Moura, assim como, de Firmino Pereira auguravam uma nova era para o PSD em Gaia e um novo futuro com o desenhar de novas ideias para Gaia.

No fundo um corte com o passado e uma nova luz e esperança. Firmino Pereira foi a seguir à derrota do PSD nas autárquicas, em 2013, quem ficou ao leme de um barco com muitos rombos, mas lá tinha com muito estoicismo conseguido navegar.

Luís Filipe Menezes não se pode candidatar por força da lei da limitação de mandatos e o seu natural sucessor Marco António Costa, na hora da verdade, deixou tudo e todos, criando um vazio, que irremediavelmente não foi colmatado, levando a um derrota histórica do PSD em Gaia e à sua inacreditável divisão.

Sou amigo de Marco António mas digo-o com toda a frontalidade e honestidade intelectual. Marco António Costa foi um dos maiores culpados da derrota do PSD em Gaia ao deixá-lo órfão, dando a entender que seria candidato, à última da hora desistindo e deixando o PSD sem saber o que fazer. Passou de candidato verossímil a  inverossímil.
Deste modo, a CM Gaia ficou entregue pela força dessa decisão tout court ao PS. Luís Filipe Menezes foi o menos culpado desta sucessão errática e suicida.
Qual o meu espanto! O PSD na tomada de posse da nova concelhia escolheu Marco António Costa para ser convidado na apresentação da nova concelhia do PSD em Gaia. Não havia mais ninguém para convidar? Dando um sinal de mudança...

Bem, o PSD em Gaia ou é masoquista ou não se consegue libertar de quem o usa e abusa!
O PSD em Gaia está no momento de se libertar da tutela e interesses alheios à cidade de Gaia e construir um projecto de poder alternativo e credível.
E, do meu ponto de vista, passa por outras caras, outra forma de fazer e estar na política. Por fim, expurgar quem tão mal fez num passado recente ao PSD.

Compreendo que Marco António Costa tenha rumado a Lisboa com ambições, de um dia, ser líder do PSD. Pensou mais nele do que no PSD de Gaia, e o mais grave, traiu os gaienses que acreditavam nele e a cidade de Gaia. 

A sua atitude, de abandono, é inqualificável! Mas isso parece que não conta para o PSD de Gaia. O PSD,para além, da sua amnésia, começa mal.

JJ

2 comentários:

  1. FB
    .......

    15Paulo Silva, Abilio Sousa e 13 outras pessoas
    Comments
    João Ferreira
    João Ferreira julgo que a «crise laranja» é transversal...decididamente este não é o PSD de Sá Carneiro!
    Gosto · Responder · 1 · 20 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Sim. Mas nós como gaienses devemos estar atentos ao que se passa. O PSD em 2013 cometeu muitos erros que está a pagar caro. Mas parece que não aprende...
    Gosto · Responder · 19 h
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo Caro Dr Joaquim Jorge, sabe que admiro a sua frontalidade e a forma como faz as suas críticas ao que se passa na vida política nacional e local, não posso deixar de concordar que realmente o Dr Marco António Costa foi um dos rostos causadores de uma de...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · 19 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Uma correcção Cancela Moura não foi eleito pelo povo, foi eleito pelos militantes do PSD. Obrigado. Por outro lado, não aproveite este espaço para desancar em Firmino Pereira. Como militante faça-o nos órgãos próprios é a minha humilde sugestão. As minhas humildes análises são sem conotação partidária ou pessoal. A mim preocupa-me não haver uma oposição eficaz e credível em Gaia.
    Gosto · Responder · 1 · 19 h · Editado
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo Pois não Joaquim Jorge, dai que a dois anos que alguém eleito pelo povo que não faz o papel para qual foi dada a confiança dum povo, temos que ser bem coerentes no que fakamosc cancela moura torna-se presidente da Concelhia ontem, pois tomou posse ontem, e então estes últimos dois anos de quem é a responsabilidade???
    Gosto · Responder · 19 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Cancela Moura fazia parte da equipa de Firmino Pereira...
    Gosto · Responder · 19 h
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo Como presidente da mesa de plenário e não como deputado municipal e quem era presidente da Concelhia era o senhor Firmino Pereira.
    Gosto · Responder · 19 h · Editado
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge O problema do PSD em Gaia , é que são uns para cada lado mais os que vêm de fora . O PS agradece toda esta confusão e balbúrdia. E os gaienses não gostam destas coisas . Eu pelo menos não gosto.

    ResponderEliminar
  2. osto · Responder · 1 · 19 h
    Claudia Bernardo
    Claudia Bernardo Pois Joaquim Jorge eu também não gosto mas infelizmente existem pessoas com responsabilidades políticas que não se sabem comportar como políticos mas sim como jogadores da "bola" de táticas e comportamentos egoistas onde só querem é a "bola" para eles ...Ver mais
    Não gosto · Responder · 1 · 19 h
    António Machado
    António Machado No miolo disto tudo, onde andava Guilherme Aguiar? Que apesar de tudo era sempre melhor que os outros todos juntos, ao principio Menezes aceitou a candidatura de Aguiar, mas depois recuou.......por causa da fotografia, tudo pelos nins.........
    Gosto · Responder · 8 h
    Carlos Nóbrega
    Carlos Nóbrega Para quem trepete e clama a sua independência, este artigo é "un petit peu engagé"
    7 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Antonio Machado, Guilherne Aguiar tinha ido para Matosinhos ( abandonou Gaia) e teve um resultado péssimo.
    Gosto · Responder · 5 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Este Carlos Nóbrega é analista de Joaquim Jorge. Acho piada a alguma gente querer analisar os outros sem se ver ao espelho.
    Gosto · Responder · 5 h
    António Machado
    António Machado Eu fiz referência antes quando perdemos a Câmara, foi onde tudo começou.......
    Gosto · Responder · 5 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Não. Tem que haver rigor. Obg
    Gosto · Responder · 1 · 5 h
    António Machado
    António Machado Abraço jj
    Não gosto · Responder · 1 · 5 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Informo que várias pessoas me ligaram e enviaram emails concordando com este texto e até o elogiaram, mas pediram-me desculpa por não porem um like ou comentaram com medo de serem identificados e represálias. Meu Deus que país de cobardes , medrosos e traiçoeiros...

    ResponderEliminar