" Chuva de Janeiro e não de frio vai dar riqueza ao Estio... "
Nesta fase lunar de Quarto Crescente, espero Tempo Tempestuoso, com um agravamento das condições atmosféricas para o período 08 a 11 de Janeiro. Depois alguma trégua e o frio a substituir a chuva e o vento a Norte do Tejo, embora o Sul leve com boa rega.
Assim, prevejo precipitações intensas e persistentes para o período acima mencionado (120 a 150 mm acumulados), assim como vento por vezes forte (60/70 km/h) e ondulação forte (4/5 m), o que é mau para a erosão costeira.
Deste modo e com os solos completamente saturados a probabilidade de escoamento superficial e/ou sub-superficial é grande, daí existem grande possibilidades de
inundações rápidas, de caudal e de bacias hidrográficas sobrecarregadas. Além disso, a probabilidade de deslizamentos de massa ou queda de blocos nos locais com declives acentuados e com os solos saturados é elevada!
De assinalar o risco elevado inundações rápidas dia 08 e de cheias de caudal a Norte no fim-de-semana. Alerto para o facto de se juntar a isto o derretimento de toda a neve a montante (serras a N do território e do NW de Espanha) que podem contribuir com um fluxo adicional nas bacias hidrográficas Lima, Minho, Douro e Mondego.
Resumindo, muita chuva para escoar e vento ajudar para depois a atmosfera acalmar e vir um frio de rachar...para a Lua Cheia...
Mário Marques