19/01/2016

Abastardamento da língua Portuguesa



Mário Russo
Quem ler os documentos preparados por instituições governamentais, no caso foi do Governo PPC, referentes aos programas comunitários de apoio, designado de Portugal 2020, vai ficar especado com a falta de vergonha e o provincianismo no seu pior, com os estrangeirismos (anglicismos) absolutamente em excesso utilizados pelos redatores dos programas.

Lamentável não ter havido uma análise crítica para pôr na linha e responsabilizar quem comete tamanho dislate. Para vossa apreciação fica apenas um pequeno exemplo no Norte 2020:

iv. Capital Humano e Serviços Especializados
O domínio Capital Humano e Serviços Especializados é um dos wildcards da estratégia regional de especialização inteligente. Por outras palavras, trata-se de um domínio emergente, em que a região detém massa crítica de recursos e ativos que podem, potencialmente, responder a uma tendência internacional de nearshoring de operações de Business Process Outsourcing (BPO), de fábricas de software, de centros de engenharia e, crescentemente, de Knowledge Process Outsourcing (KPO).

Pergunto se as pessoas que prepararam os textos apenas copiaram os originais da UE e não sabem traduzir aquelas expressões ou se é mesmo a arrogância e desprezo pela nossa língua.
Provavelmente são pessoas que bramem contra o atual acordo ortográfico. Tal como várias pessoas que se recusam a utilizar o novo acordo, porque se “orgulham de falar o puro português, o português de Camões, de Pessoa e de Eça de Queiroz”…(como se todos escrevessem da mesma maneira e como se escreve no pré-acordo).