26/11/2015

O EMBUSTEIRO QUE DE DERROTADO SE FEZ VENCEDOR...



Hercília Oliveira
António Costa ficará na história; ficará sim, mas por ter sido o derrotado que não aceitando a derrota, criou um embuste para conseguir sair vencedor.
Ficará portanto, conhecido como o grande embusteiro da história da dita democracia portuguesa.
É evidente, que isso não o afecta nada, pois se os embusteiros fossem pessoas que jogam limpo, não seriam embusteiros!
Para Costa, o que lhe interessa, é que conseguiu salvar a face e sair vencedor perante o partido, porque é isso mesmo o que lhe interessa.
O país..., bom, o país não interessa nada; se fosse o país o que o preocupava, teria feito o que o PSD sempre fez: deixar passar e deixar governar o  partido (PS) que não tendo maioria, recorria ao apoio do PSD.
Só que Costa queria mais..., muito mais!
Costa queria  ser Primeiro Ministro!
Costa, depois de ter enxotado António José Seguro ( são assim as suas vitórias...), acabou  por se convencer que a sua eleição a PM, eram favas contadas.
E, na verdade, a história mostrava, que sempre que a direita foi tentar amenizar o caos que o PS deixa, conta com o desgaste que isso implica e sabe que o povo esquecendo  rápido o causador, se vira contra o que tenta solucionar como sendo o algoz que impõe a inevitável austeridade.
Costa nem se esforçou muito para os debates; não precisava..., era só partir para o ataque e foi isso que fez.
Ora, depois de tudo isto, perder...,era para ele insuportável.
Tão insuportável..., que nem hesitou em se socorrer da única "tábua de salvação": a extrema esquerda. A extrema esquerda que sempre combateu ferozmente e que ferozmente o combateu  nas ultimas eleições.
Por sua vez, a extrema esquerda, que nunca teve nem voltará a ter..., oportunidade de ser vedeta e derrotar a direita que odeia, entra no embuste e é assim a outra embusteira da história.
Há quem fique na história por factos, feitos e condutas, que são de tal maneira importantes para o seu país e muitas vezes para o mundo em geral, que serão sempre referidos e lembrados com respeito e admiração.
Os embusteiros..., esses, serão lembrados pelos piores  motivos e geralmente olhados com desprezo.