09/10/2015

Uma horta na escola




Em tempos antigos, nomeadamente no fim do século XIX e princípios do século XX, ensinava-se agricultura nas escolas primárias. Ilustres agrónomos escreveram livros para esse ensino, onde os alunos aprendiam o estudo do solo, a biologia das plantas, as diferentes formas de cultivo, as várias doenças que as afectavam, etc.
Embora esse ensino já há muito não conste dos Programas, nalgumas escolas cultivam-se plantas nos terrenos disponíveis. Penso que essa prática devia ser estimulada, sempre que haja um professor interessado e alunos a ajudarem. É uma actividade de grande valor didáctico, mesmo para aqueles alunos que tencionam ter a sua vida futura em sectores muito diferentes, pois contribui para uma ampla cultura geral. Por essas razões, pareceu-me ter interesse divulgar um caso de que tenho conhecimento.
Na Escola Secundária da Quinta do Marquês, em Oeiras, sob a direcção de um professor de Educação Visual e uma professora de Ciências, com a colaboração de vários alunos, foi instalada uma pequena horta, como se vê na figura. Chamam-lhe “Horta da Marquesa”. Embora ocupe uma pequena área, ali são cultivadas algumas plantas hortícolas, tudo trabalho dos alunos. São casos como este que seria útil generalizar em todo o país.

Miguel Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário