01/10/2015

Sondagens finais





As várias sondagens desta semana dão uma vitória à coligação PSD/CDS. Pela primeira vez, a coligação Portugal à Frente ultrapassa o Partido Socialista e lidera as intenções de voto para as eleições do próximo domingo.

PSD e CDS recolhem agora 37,7% das preferências dos portugueses, contra 32,7% do Partido Socialista.A sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC a poucos dias das eleições legislativas quebra com os empates técnicos registados nos últimos estudos.

Eu sei que são sondagens, mas até a insuspeita Eurosondagem dá vantagem ao PSD/CDS.

Estou surpreendido, pasmado, espantado e boquiaberto com estes hipotéticos resultados.. Mas se calhar não devia estar. O problema não é deste governo, mas  do PS que mostrou inúmeras fragilidades: falta de firmeza ; falta de confiança ; falta de libertar-se do passado ; falta de liderança ; falta de carisma ; falta de  organização ; falta de poder congregador; libertar-se do fantasma José Sócrates; etc.
No fundo, este PS, aos olhos dos portugueses, é muito pior do que este governo da brutal austeridade. Os portugueses, como sempre, vão optar pelo que já conhecem e podem contar . Numa frase - preferem o certo ao duvidoso. 

Agora, só faltava o PSD/CDS ter, de novo, uma maioria absoluta. Era o fim... 

JJ