31/10/2015

[Previsão Planoclima] - Alerta Não Oficial - Probabilidade de Inundações Relâmpago Algarve e Baixo Alentejo 03:00 e as 18:00h Domingo 01 de Novembro 2015




Infelizmente receio o pior e na minha humilde opinião de profissional na área, as nossas autoridades já deveriam de ter lançado Alerta Vermelho para o Baixo Alentejo e sobretudo o Algarve, dada a situação, para as pessoas salvaguardarem bens e mesmo por segurança pessoal atempadamente!!

Dada a possibilidade de inundações relâmpago para o SE de Portugal, onde poderão ocorrer acumulações de precipitação acima dos 100mm em 9/12h e, dado o tipo de fluxo, suas características, coberto vegetal e tipo de solos da região a Sul de Évora, poderão ocorrer problemas!!
Isto porque se chover com ocorrência de gotículas grossas rapidamente a camada superficial do solo ficará com a franja capilar saturada e consecutivamente impermeabilizada, o que fará com que quase toda a precipitação seja para a escorrência superficial, pelo que temos de acompanhar a situação entre as 00h. E 18h dia 01 Novembro 2015, em especial no Sotavento algarvio mas podem ser mais abrangentes nesta parte do território.
Quem desejava muita chuva aí tem a possibilidade de cair mais do que se desejava e tal como previ para este Outono, onde o mm seria bem diferente dos anos anteriores em, especial a Sul...ora aí têm espero que não hajam problemas mas não sei não...

Espero estar enganado...mas se ocorrerem vai dar problemas sérios

Mário Marques