13/10/2015

O derrotado, vitorioso


Aí está António Costa , o derrotado vitorioso. Depois de ter perdido as eleições vai formar um governo com o PCP e BE.
António Costa está a lutar pela sobrevivência politica à frente do PS. A única forma de o fazer é ser poder , para dar poder.
Os portugueses não votaram num governo de maioria de esquerda. Os portugueses votaram nesta coligação exigindo menos austeridade e mais diálogo.
Agora é Cavaco Silva que tem a última palavra, se é que a tem.

Tudo isto é terrífico.

Segundo Miguel Sousa Tavares , "A Constituição não diz que o partido que ganhou deve formar Governo". Por outro lado eu digo  ,  "A Constituição  também não diz que quem perdeu deve formar governo".

O que é lógico para mim , é quem ganhou as eleições seja governo mas...
JJ

17 comentários:

  1. Afinal JJ não é assim tão independente...quando lhe cheira a esquerda aí vai a correr para os braços do Luis Filipe Menezes ou para a direita do PAF!!! Então agora 38% já é maioria? As eleições foram para deputados SR. JJ...não para primeiros ministros ou sec de estado e quem forma governo é quem tiver um programa que tenha 50% mais um deputados!!! Percebeu ou quer que faça um desenho? Andam anos a acusar partidos e pessoas que só são do contra e quando esses se dispoem a ajudar a tornar a vida das pessoas melhor e com mais garantias de futuro aqui del rei que vêm aí os comunistas!!! Esquecem todos e JJ também que sem os comunistas se calhar ainda tinham um Zé das Botas e um Cerejeira!!!! Ou será disso que têm saudades????

    ResponderEliminar
  2. O que eu sou ou não não é para aqui chamado. Eu não estou num tribunal a ser julgado. Limito-me a interpretar a vontade dos portugueses . Querem esta coligação com menos austeridade.

    E, por fim consultando o seu perfil não sei quem é ? deste modo a sua opinião vale zero . Ao escrever parece um valentão ou valentona mas não passa de um cobardola que arremessa um pedra e foge

    ResponderEliminar
  3. O problema Carolina Magalhaes, e' que as pessoas criticam, criticam e voltam a criticar. De tal forma que, esquecem-se da accao. Quando era o Socrates, criticavam. Quando e' a coligacao, criticam. Mas, nao querem que se saia desta rotina (para poderem continuar a criticar) nem querem eles agir. E mais uma vez, criticam, quem quer fazer. Quem vai entender estas mentalidades?

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo JJ! De forma sucinta e clara.
    Ó que Costa originou e incentivou, vai ter.
    Ele é na verdade, o" derrotado vitorioso"; mas será também..., um derrotado a curto prazo, sem remendo possível e sem qualquer vitória.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  5. A análise está correta, mas o problema consiste na abstenção, essa sim uma maioria vitoriosa!
    A vitória da coligação de Direita ( Social Democrata/Centro), foi uma vitória sem qualquer valor e incapaz de Governar o País, é mais do que evidente. Não existe capacidade negocial nem do lado da coligação nem do PS, mas mais do capacidade é a falta de vontade e de Egos que não permite tal ação desejada para puder existe um Governo. O ataque feroz do Partido Comunista e B. Esquerda ao PS antes e durante a campanha e mudança de discurso após as eleições são um ótimo exemplo da palhaçada que assistimos todos os dias nas notícias.
    Atualmente os Deputados eleitos não são representantes da totalidade dos portugueses, mas apenas de alguns, critica-se quem não vota, mas se as pessoas não se revêm nestes partidos, qual é a solução?
    Na minha opinião é me indiferente quem irá formar governo, existe um Tratado Orçamental assinado e vou querer assistir na 1a fila se vão acabar com a austeridade. Política faz-se com capacidade negocial e de decisão, escolher prioridades, estabelecer metas e acima de tudo cumprir com decisões acordadas. Coragem e Convicção é o que falta em demasia a quem se filia atualmente nos partidos, desgastam as palavras com discursos vazios e são de uma inércia total.

    ResponderEliminar
  6. A única solução, para o "vitorioso" Costa aceitar coligar-se com "derrotada" coligação, é a coligação dizer ao PS, que abre mão de todo o seu programa, e..., Costa faz o que quer com o programa dele!!??
    Mas mesmo assim..., Costa é bem capaz de rejeitar...! O que Costa quer MESMO..., é "casar" com a extrema esquerda; mais nada lhe interessa.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que assim seja. Esta malta de direita, como é o caso da D. Hercilia e do Sr. JJ, já estalcom uma comichão terrível. E não é só nos cotovelos. E não é que não sabemque as eleições de 4 de Outubro, foram para a Assembleia da Republica e não para primeiro ministro. E não sabem também queabasede apoio de um governo reside no parlamento. Então, a esqierda tem uma larga maioria e, como tal, tem toda a legitimidade para governar. Venha ela. Há muitos exemplos por essa europae emdemocracias vem mais evoluídas. Ou estão commedo de perder algum privilégio?
      Mario da Cruz Alves.

      Eliminar
  7. Sr. Mário não me ponha rótulos porque eu não lhe ponho a si. E não sou malta, nem funciona em manadas. Sou uma pessoa que tenho nome Joaquim Jorge ( JJ é para os meus amigos , o senhor não é meu amigo). Não tenho partido nem vou ter. Uma coisa é a legitimidade constitucional que o senhor alega outra que o povo sufragou é a legitimidade politica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro senhor Joaquim Jorge, eu não lhe pus rótulos. Apenas constatei factos. Quando à malta, somos todos nós e não é ofensivo. O senhor tem a sua malta, eu tenho a minha malta e outros terão a deles. Há muita malta amiga e outra nem tanto. Quando a manadas o termo é seu e é sua a responsabilidade de o utilizar. É óbvio que o senhor tem nome, Joaquim Jorge e se JJ é apenas para os amigos, porque assina deste modo os artigos de opinião que publica? Um qualquer leitor, por distração ou por desconhecimento, ao ver a sua assinatura, não o poderia tratar de outro modo. O senhor diz não te partido, mas tem cor politica, sem dúvida. Também não tenho partido, nunca tive, mas sei bem o que quero.
      Quanto à legitimidade politica, esta estará sempre subjacente à legitimidade constitucional e parlamentar.
      Tenha um bom dia.
      Mário da Cruz Alves

      Eliminar

  8. Eu não sei se o 1º comentário é dum homem ou duma srª. Sei apenas que vem de alguém com nome registado CAROLINA MAGALÃES, que pode ser seguida e cuja congruência ou incongruência pode ser analisada. Mas o que parece é que JJ não conhece o seu BI, razão pela qual se acha com direito a dizer que o comentário vale zero e tratar a autora abaixo de cão, aliás em termos com o requinte do costume. Conclusão: ele mete os anónimos todos no mesmo saco. Mas o engraçado é que ele é acolitado por alguns que não cessam de o bajular, mesmo em comentários, como o que fez acima que pode ser considerado a sua imagem de marca...

    Cisfranco

    ResponderEliminar
  9. Pelo FB
    .................

    osé Peres Silva Bastos Novas eleições com as regras de jogo bem definidas.
    Gosto · Responder · 21 h
    Joaquim Figueiredo
    Joaquim Figueiredo Totalmente em desacordo. Esta coligação teve o pior resultado de sempre atendendo o número de votos expressos. Costa tem a vantagem de poder ter maior número de deputados quer se vire para a direita quer se vire para a esquerda. Costa sem ter ganho, ou o PS, é o partido charneira da política nacional
    Gosto · Responder · 21 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Desculpe . os portugueses não votaram numa maioria de esquerda. Eu estou à vontade , estou zangado com este governo pelos excessivos cortes . Se houver um governo de maioria de esquerda estou para ver o que se vai passar.
    Gosto · Responder · 8 · 21 h · Editado

    José Pinto respondeu · 1 resposta
    Fernando Cerqueira Magro
    Fernando Cerqueira Magro O Costa / PS tinha legitimidade para governar se tivesse previamente concorrido com a coligação PS PC e Bloco. ..assim nao tem legitimidade para governar. ..é uma vergonha...só estão a prejudicar o país. ...
    Gosto · Responder · 8 · 21 h

    Luis Moura respondeu · 15 respostas · 8 h
    Pedra Azul
    Pedra Azul António Costa não terá o discernimento de compreender que está a mostrar nitidamente que só lhe interessa o poder? Quando a jornalista lhe perguntou ( e muito bem) que o entendimento com a esquerda lhe daria a possibilidade de ser PM, até transpirou. Sorriu para disfarçar o embaraço. Pelo amor de Deus, os Portugueses não merecem isto!!
    Gosto · Responder · 8 · 21 h

    Luis Moura respondeu · 2 respostas · 8 h
    Luis F. Vieira
    Luis F. Vieira A constituição dirá que tem de haver governo? É que, pelo que todos os governos têm feito, o cidadão alegremente prescinde da sua constituição...
    Não gosto · Responder · 1 · 20 h
    Fernando Cerqueira Magro
    Fernando Cerqueira Magro Tretas....se o PS for a eleicoes perde pot muitos...
    Gosto · Responder · 20 h
    Victor Avila
    Victor Avila Ao Presidente da República cabe avaliar a situação criada pelo PS, que não se candidatou em coligação com o PC e o BE que devido à diversidade de programas torna uma maioria numérica numa situação altamente instável que não resistirá ao detalhe das pro...Ver mais
    Não gosto · Responder · 3 · 20 h · Editado

    Pedro Almeida respondeu · 1 resposta
    Manuel Rodrigues
    Manuel Rodrigues Tanta saliva gasta,tantas sumidades já vieram debitar as suas bacoradas quando a resolução do problema é tão simples quanto isto.
    Cavaco deveria ter ouvidos os partidos e na base dos resultados indigitar Passos a formar governo com a legitimidade que ...Ver mais
    Gosto · Responder · 2 · 20 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Obrigado mas continua a dúvida. O que diz é verdade mas se o PS não aprovasse o programa de governo com a sua abstenção.. É preciso recordar que ficaria com o ónus da responsabilidade e teria a seguir que fazer melhor aos olhos dos portugueses.

    ResponderEliminar
  10. FB
    .......

    Gosto · Responder · 2 · 20 h
    Manuel Rodrigues
    Manuel Rodrigues Aí o ónus de tentar apresentar um governo viável seria doPS e ä luz dos factos mais recentes parece-me a mim que conseguiria. Não com os partidos do arcoda governação que eu não sei o que é.
    Gosto · Responder · 1 · 19 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Vamos ver...
    Gosto · Responder · 19 h
    Pedra Azul
    Pedra Azul O que o Senhor Manuel Rodrigues considera "bacoradas", são opiniões que a DEMOCRACIA permite a todos!
    Gosto · Responder · 18 h
    André Marques
    André Marques Sr. Manuel Rodrigues: o que se discute é a ânsia do poder por parte de Costa. Pré-eleições recusa a coligação á esquerda, por considerar favas contadas a sua maioria, pós-eleições os abutres já pousam no seu ombro a pedir coligação e formação de govern...Ver mais
    Gosto · Responder · 17 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...
    Escolher ficheiro
    Augusto Sousa
    Augusto Sousa Mas não vai fazer o ,"acordo" sem o sim dos socialistas..... e depois pode sempre se demitir se estes lhe derem um não.......... coisas estranhas vão acontecer neste país ...... aguardemos serenamente até porque já ninguém come criancinhas...
    Gosto · Responder · 19 h
    Joaquim Queiros
    Joaquim Queiros Calma, calma, muita calma.
    Gosto · Responder · 19 h
    Carvalho Brochado
    Carvalho Brochado Os eleitores do P.S. foram enganados pelo seu próprio presidente.
    Gosto · Responder · 3 · 19 h
    Alberto Paiva
    Alberto Paiva Existe uma tentação na cabeça de António Costa, que é ser primeiro ministro. Tem um problema enorme no seu partido que é Beleza (Ala de Seguro), que não lhe vai dar sossego, pelo que fez a António Seguro. António Costa, como ministro foi uma amostra ne...Ver mais
    Gosto · Responder · 2 · 19 h
    Antonio Cunha
    Antonio Cunha Tem paciência aprender com esta situação inédita e irrepetivel no passado!
    Gosto · Responder · 19 h · Editado
    Maria Joao Silva
    Maria Joao Silva É lamentável ver que a única preocupação de Costa e dos agora seus seguidores é chegar ao poder. É preocupante ver e ouvir estes senhores que só estão interessados em defender os seus próprios interesses e dos seus partidos em vez de defenderam os int...Ver mais
    Gosto · Responder · 5 · 19 h
    Alberto Paiva
    Alberto Paiva Desculpem, mas era este o boletim de voto no dia 4 de Outubro.
    Foto de Alberto Paiva.
    Gosto · Responder · 2 · 19 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Este espaço é plural, aberto e dinâmico. Vem na linha do Clube dos Pensadores . Não é preciso calma nenhuma é preciso sim debater com educação que é o que está acontecer. Li atentamente todos os comentários . Obrigado. ( a quem referi que disse que era preciso calma de uma forma lamentável e incompreensível eliminou o seu comentário )
    Gosto · Responder · 2 · 19 h · Editado
    Fernando Pinheiro Martins
    Fernando Pinheiro Martins PCP foi e é um grande inimigo do PS.
    Gosto · Responder · 1 · 19 h
    José Maria Cameira Cameira
    José Maria Cameira Cameira Está tudo virado do avesso... Quem perde diz que ganhou a maioria...
    Gosto · Responder · 19 h

    ResponderEliminar
  11. Manuel Dos Santos será que os eleitores que votavam PS e agora votaram Bloco não estâo a dizer ao PS que vire a esquerda ?
    Gosto · Responder · 1 · 18 h
    Eduardo Saraiva
    Eduardo Saraiva subscrevo na integra.
    Não gosto · Responder · 2 · 18 h
    Mário Fontaínha Audi
    Mário Fontaínha Audi É assim mesmo Costa. Quem não tem cão, caça com gato. Não vais lá de carro, vais de carroça. Santa paciência.
    Não gosto · Responder · 1 · 18 h
    Fernando Mascarenhas Loureiro
    Fernando Mascarenhas Loureiro O que se está a passar é uma vergonha. Se António Costa tivesse anunciado a intenção de fazer esta coligação ainda teria perdido por mais. Espero que caia mais depressa do que subiu.
    Bem dizía o Guterres, a única solução é sair o mais depressa possível. Os partidos são um atoleiro, neste caso pior que isso, uma autêntica fossa.
    Gosto · Responder · 1 · 18 h · Editado
    Sérgio Carvalho
    Sérgio Carvalho Não poderia estar mais de acordo com o teu raciocínio. Esta situação é inacreditável
    Gosto · Responder · 17 h
    Aureo Hora
    Aureo Hora infelismente e no mundo em que vivemos e o dinheiro que manda ou melhor a maçonaria na america o buche perdeu mas comprou votos deu emprego a mais tres ou quatro os gregos so faltou ameaçar de morte la tiveram os homensinhos de birar o bico ao prego nos ca e o que se ve um governo de crapulas porque a direita responsavel nao se metia nessa alhada e assim vai o mundo
    Gosto · Responder · 17 h
    Henrique Silva
    Henrique Silva · 10 amigos em comum
    Se o PCP, BE e Verdes não podem ser governo, mais vale eliminar esses partidos do Parlamento. Afinal, parece que muitas pessoas só admitem na governação a direita PSD/CDS + o PS. Porque carga d´agua o PS/BE/PCP não podem formar um governo que respeite ...Ver mais
    Gosto · Responder · 1 · 16 h

    António T Gonçalves Gomes respondeu · 1 resposta
    João Ferreira
    João Ferreira só lamento a baixa "qualidade" dos políticos em Portugal.
    Gosto · Responder · 1 · 9 h
    Carlos Nóbrega
    Carlos Nóbrega · 2 amigos em comum
    "(...) Os portugueses votaram nesta coligação exigindo menos austeridade e mais diálogo." É apenas uma interpretação. Não estou a ver nenhum votante, fosse na coligação, no PS, na CDU ou no BE com essa intenção. Quem votou na coligação queria que conti...Ver mais
    Gosto · Responder · 8 h
    Luis Moura
    Luis Moura Não se procura, em democracia, respeitar a vontade da maioria? A maioria estava, até aqui, com a coligação. Toda a gente reconhece isso. No entanto, é ou não verdade que se PS, CDU e BE se coligarem têm a maioria? A democracia tem de ter esta visão ala...Ver mais
    Gosto · Responder · 8 h · Editado
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge às vezes fico surpreendido com o eco que tem o que escrevo. Algumas pessoas que nem são minhas amigas vêm aqui comentar e questionar o que digo. Obrigado. Li atentamente todos os comentários, sem excepção. Eu não tomo partido nem sou de nenhum partido.É importante perceber que uma coisa é a legitimidade constitucional e outra a legitimidade politica. A coligação tem legitimidade politica para governar venceu as eleições . Outra é a legitimidade constitucional, a preceito, com uma maioria de esquerda possível.

    ResponderEliminar
  12. Carlos Nóbrega · 2 amigos em comum
    Aparece-me no meu feed de notícias e é sobre assuntos que me interessam, comento o que acho que devo comentar, com a urbanidade necessária. Existem opções no FB para evitar a visita de estranhos. É recorrente nos seus comentários a reivindicação de ser...Ver mais
    Gosto · Responder · 7 h
    Joaquim Jorge

    Escreve uma resposta...

    Escolher ficheiro
    Joao Luis Pereira
    Joao Luis Pereira Pelo menos tem a coragem de lixar o PSD, só têm que aguentar se governaram 4 anos tao mal.
    Gosto · Responder · 6 h
    Comentar Comentadores
    Comentar Comentadores apenas a revelar se um Lider a altura das circunstancias
    Gosto · Responder · 5 h
    José Paracana
    José Paracana Olhe que Portugal vota mais à esquerda. Basta de Portas o sem-caracter e de Coelho o sem-escrupulos oportunista rato de cidade, que nem tem currículo nem para director da IKEA...
    Gosto · Responder · 2 h
    Joaquim Jorge
    Joaquim Jorge Vota mais esquerda eu sei muito bem disso. Mas são esquerdas diferentes . O PS não é assim tanto à esquerda . Há um PS mais á direita , outro ao centro e outro mais à esquerda . Há um PCP que faz parte de uma esquerda consolidada em anos de luta e fins . E há o BE que faz parte de uma esquerda caviar.
    Gosto · Responder · 1 h
    José Paracana
    José Paracana O que me admira é não se comentar o comportamento moral dos srs. PM e Vice PM.
    Portas custou milhões no seu irrevogável e incompreensível acto! Coelho batia na mulher e fez 2 desintoxicações...
    Portas nem o voto da mãe teve!...Ver mais
    Gosto · Responder · 1 h
    Magnifico Deejay
    Magnifico Deejay "Desde que eu nasci, incluindo o período da Ditadura, o povo português sempre foi sacaneado, roubado, enganado, reprimido e manipulado pelos donos do poder, em todas as esferas, independente dos seus partidos, que enfrentam-se nas eleições e depois se entendem, se protegem e se unem para nos foder. Chega!" Gabriel o Pensador, adaptação de Magnifico Deejay
    Não gosto · Responder · 2 · 1 h

    ResponderEliminar
  13. Meu Deus como este país está infestado de justiceiros...
    Quando criei este espaço sempre pensei que seria para o debate de ideias sem preconceitos e sem "mas". Livremente as pessoas davam a sua opinião identificavam-se e sabíamos quem era . O que é diferente é estar registado mas mais nada se sabe .

    Muitos amigos mesmos fecharam os seus blogues e não estão para aturar atoardas e gente que pensa que tem o dom do que pensa e faz é o que está certo.

    Porque não nomear o Cisfranco ( nikename de um cobardola) para Provedor dos Anónimos no blogue Clube dos Pensadores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por que é que o JJ publicou o meu comentário acima da maneira que o fez? Para dar a ideia de que publica sempre ? Que não sunega os comentários?
      A preocupação dele é saber quem escreve. Quando o não sabe chama-lhe cobardola. Ele mete todos os que não conhece no mesmo saco. Os acólitos são bajuladores e ele está convencido...
      Publique se quiser, se não mande para o saco.

      Eu não sei se o 1º comentário é dum homem ou duma srª. Sei apenas que vem de alguém com nome registado CAROLINA MAGALÃES, que pode ser seguida e cuja congruência ou incongruência pode ser analisada. Mas o que parece é que JJ não conhece o seu BI, razão pela qual se acha com direito a dizer que o comentário vale zero e tratar a autora abaixo de cão, aliás em termos com o requinte do costume. Conclusão: ele mete os anónimos todos no mesmo saco. Mas o engraçado é que ele é acolitado por alguns que não cessam de o bajular, mesmo em comentários, como o que fez acima que pode ser considerado a sua imagem de marca...

      Cisfranco

      Eliminar
  14. Não seja invejoso e que vive mal com o que os outros fazem. O que é que o move vir aqui? Eu vou mandar no que faz em sua casa ou no seu blogue? Não acha ridículo passar a vida a tentar ver ou analisar a minha postura para ver onde eu posso ter falhas ou fazer coisas que não aprecia? Não acha ridículo soez e sem nexo o que faz? Acha que eu sou manobrável e influenciado por alguém que não tem coluna vertebral , tem medo , se esconde e é incongruente e um infeliz . Como poderia alguém como você estar num lugar de decisão ? ou de relacionamento com outras pessoas de máscara?

    Quem é o senhor para me julgar? Já o julguei a si? Já sim , depois de me julgar antes.

    Meu caro deixe-me em paz que eu nunca me meti consigo..

    Uma regra de boa educação à qual tive acesso. Quando vais à casa de outra pessoa respeita o dono da casa. Não gostas do que viste não voltes lá mais...

    Boa sorte

    ResponderEliminar