04/09/2015

PSD/CDS empatados com PS



A precisamente um mês das legislativas, há empate técnico, com PS e coligação separados por apenas um ponto. Os socialistas continuam à frente, mas a distância continua a encurtar. No estudo da Eurosondagem feito para a SIC e para o Expresso, Passos Coelho regista saldo positivo de popularidade, pela primeira vez nos últimos três anos.


 Eu já tinha em anterior sondagem posto a hipótese de vitória eleitoral do PSD/CDS e colocava várias questões e ideias, que as reproduzo aqui. Relembro que ainda não se sabia da disponibilidade de Maria de Belém e da cena dos cartazes:

Será que o PSD/CDS apesar de uma austeridade férrea e sem limite vai vencer as eleições de 4 de Outubro? Porque será que isto pode acontecer? O PS não descola nas sondagens devido a José Sócrates? Ou António Costa não é assim tanto, o líder carismático que o PS precisava nesta fase? A sombra de António José Seguro paira no PS? 

Não me parece que o PS esteja a remar todo para o mesmo lado. O PS tem uma  dor de cabeça - as legislativas -, as listas de deputados deixou bem vincado uma clivagem entre a facção de António Costa e a facção de António José Seguro interpretada por Álvaro Beleza. Depois o dossier presidenciais mostra um PS que não sabe que fazer e para onde se virar. Tem Sampaio da Nóvoa e a  Maria de Belém está já aí. 

Tudo faria prever que António Costa teria a red carpet para S.Bento mas a realidade está a baralhar as previsões. 

Os portugueses não acreditam nos políticos. Pedro Passos Coelho mentiu imenso e fez o contrário do que prometeu. António Costa está conotado com o pior do PS , apesar de eu achar que é bem melhor.

Todavia a escolha é simples . Os portugueses votam sempre no mal menor. Entre a coligação que já conhecem e o PS parece que se vão decidir por Pedro Passos Coelho. Quem diria? Cada dia que passa começa-se a cimentar a ideia que há tempos seria inverosímil. A coligação PSD/CDS vencer as próximas eleições. 

Lá em sua casa recatado está António José Seguro a rir-se baixinho e a pensar para si: não me quiserem agora amolem ; achavam que António Costa era melhor do que eu agora aguentem. 

Se o PS perde as próximas eleições haverá com certeza um terramoto político para os socialistas. Alguns a pensarem ser ministros , com entrada de leão e saída de sendeiro.

Como diz o provérbio: « o último a rir é o que ri melhor». A coligação tem sabido ter paciência, e diria, agir com alguma sabedoria para vencer de novo. O PS não tem sido prudente e antecipou-se em aplausos , por vezes zombando do PSD pensando que seriam favas contadas.

Mas a coisa está renhida.

JJ

7 comentários:

  1. Por ele pensar que tinha a Red Carpet á sua espera, é que ele usou a ignorância de que padece, pensando que dizendo as larachas da praxe..., lá ia para o poleiro!
    Só que são 40 anos...! 3 Troikas e uma grande "porcaria" (Sócrates) ás costas .E, com uma actuação infantil e parva como a que tem feito, já não consegue enganar tão facilmente. Mau era..., se ao fim de todos estes anos, as pessoas não aprendiam nada.
    Sim, o Costa é carismático,sim...
    O carisma dele é a ignorância, mas sobretudo as parvoíces com que diariamente nos brinda! Cada comentário ou critica que faz..., assenta-lhe como uma luva!! É cada tiro no pé...!
    Até um adolescente faria melhor figura...

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar

  2. Claudia Bernardo Sem dúvida, eu penso que José Sócrates nada terá a ver com o descrédito de Antônio costa a não ser a sua ligação a um governo que levou o país à bancarrota, António Costa teve uma atitude para seu companheiro indescritível, e daí que achar que isso foi...Ver mais
    Gosto · Responder · 23 h

    João Ferreira concordo inteiramente que o partido esta emasiado fragmentado, para mal de todos
    Gosto · Responder · 1 · 23 h

    Sérgio Vasconcelos O que pensará agora a nação socialista depois de tantos festejos após o sucesso que foi a operação José Seguro. Mais, será que António Costa já ouviu o seu discurso, em que evoca as razões para se candidatar á sucessão de José Seguro ?
    Gosto · Responder · 22 h

    Helder Medeiros O Joaquim Jorge ainda acredita em sondagens? Dia 4 de Outubro vai ficar tao triste...
    Gosto · Responder · 22 h

    Helder Medeiros Agora prefere ler os comentários que fazem aos seus posts antes de os publicar?
    Gosto · Responder · 22 h

    Claudia Bernardo Não sei porque haveria o Joaquim Jorge ficar triste, não me parece que aqui tenha evidenciado a preferência por algum!? Ou está já a querer pôr palavras na boca das pessoas? E faz muito bem em ler primeiro, está no seu direito, ou agora tb quer mandar na vida das pessoas!?
    Gosto · Responder · 1 · 22 h

    Claudia Bernardo E a mim parece-me que já vem com a escola preparada ou encomendada mas aqui fala-se de tudo e de todos sem ataques, assim se faz a democracia
    Gosto · Responder · 22 h

    Fernando Mascarenhas Loureiro Apenas reflecte a falta de confiança nos políticos. A abstenção vai vencer de novo.
    Gosto · Responder · 21 h

    Malou Amaral Ainda bem que o povo sabe distinguir a ciência experimentalista da verdadeira ciência política.
    Gosto · Responder · 1 · 21 h

    Helder Medeiros A Claudia Bernardo caiu hoje em Portugal ou sabe que estamos em campanha eleitoral, por sinal numa em que vale tudo até criar perfis falsos no fb?
    Gosto · Responder · 1 · 20 h

    Claudia Bernardo Mas quem é o perfil falso? O seu? E mesmo que criem perfis falsos, qual é o problema de os fazerem, tantos que são verdadeiros e hipócritas no que dizem e pensam? Acho que ninguém é melhor que ninguém e não se tem de apontar dedos, e em Portugal já cai...Ver mais
    Gosto · Responder · 20 h

    Helder Medeiros A Claudia Bernardo tem noção que o PSD + CDS estão a 30% da oposição?
    PS + BE + PCP = 65%
    PSD + CDS = 35%
    Acha que destes números concluir que o PSD + CDS estão quase a ganhar é sério?
    Gosto · Responder · 1 · 20 h

    Claudia Bernardo Eu não tenho que concluir nada, mas pelos vistos o senhor já sabe o que vai acontecer, ainda bem, espero sim que não seja o senhor a ficar muito triste em 4 de outubro
    Gosto · Responder · 20 h · Editado

    ResponderEliminar
  3. Claudia Bernardo respondeu · 2 respostas

    Claudia Bernardo E não sabia que seria assim que iria funcionar, eu vejo o pcp já muito brando, pois já perceberam que o costa é zero, uma nulidade e no mínimo alguém que ajudou afundar o país, mas entendo o porquê de muitos quererem o partido socialista no governo, já...Ver mais
    Gosto · Responder · 20 h

    Helder Medeiros Mas então concorda que o PSD + CDS estão a perder por 30%!
    Gosto · Responder · 20 h

    Helder Medeiros Eu não sei quem vai ganhar nem escrevi uma linha sobre isso, acho piada é ao profissionalismo e afinco dos candidatos a membros do governo...
    Gosto · Responder · 1 · 20 h

    Joaquim Jorge Agradeço os comentários . Hélder Medeiros mantenha a calma ninguém está a tomar partido. Eu limito-me analisar. Mas se a coligação vencer é surpreendente depois de tudo que se passou . E não menos surpreendente se o PS perder depois de arrumar com Antó...Ver mais
    Gosto · Responder · 1 · 20 h · Editado

    Claudia Bernardo Ahaha já está na minha essência como pessoa, é a paixão que tenho pela política, e em nada tem a ver com lugares pois não preciso dela para viver mas sim paixão mesmo smile emoticon
    Não gosto · Responder · 1 · 20 h

    Helder Medeiros Eu gosto de o ler como sabe!
    Gosto · Responder · 20 h

    Joaquim Jorge Eu sei obrigado. E eu respeito sempre a sua opinião
    Gosto · Responder · 1 · 20 h

    Joaquim Jorge Claro que Hélder ao falar de percentagens tem um fundo de razão . Para terem os mesmos votos que o PS tem que ser juntos PSD e CDS. Todavia nisso a direita é mais inteligente- não tem pejo em unir-se ao contrário da esquerda.
    Gosto · Responder · 1 · 20 h

    Paulo Silva Com todas as divergências de opinião das duas uma ou temos um governo do chamado centrão, ou minoritário e nas duas hipóteses será sempre um governo a prazo.
    Gosto · Responder · 1 · 20 h

    Helder Medeiros Agora ja posso escrever muito bem Joaquim Jorge. Eu só nao percebo quando faz a analise sem se referir a esses outros 30% que as sondagens dao à esquerda.
    Gosto · Responder · 20 h

    Joaquim Jorge Hélder em Portugal a esquerda desde sempre é maioritária mas não é unida. Sá Carneiro sempre percebeu isso e formou a AD ( PSD, CDS e PPM ) . Agora são dois. Todavia para formar Governo é o partido ou coligação com maior número de mandatos. Atenção que pode não ser maior número de votos. Abraço.
    Gosto · Responder · 19 h

    ResponderEliminar
  4. Ver mais respostas

    Joaquim Jorge Para colocar ordem nesta agradável tertúlia de opiniões . Todavia para formar Governo é o partido ou coligação com maior número de mandatos. Atenção que pode não ser maior número de votos. Com certeza teremos um governo minoritário em que o PR pode ou não dar posse. Atenção pode manter este em Gestão.Nos últimos seis meses não pode dissolver a AR . Obrigado.
    Gosto · Responder · 2 · 19 h · Editado

    Alexandre Guimarães Dos Santos respondeu · 1 resposta

    Carlos Nóbrega · 2 amigos em comum
    Maiorias absolutas à parte, se PSD-CDS ganharem, não têm com quem se coligar, salvo com um PS com nova direcção, e a prazo (e pouco plausível). Se o PS ganhar as eleições, terá um osso duro de roer em negociações à esquerda ou, em alternativa, um governo minoritário com os descontentes do PSD (MFL, JPP) ou com um PSD com Rui Rio à frente.
    Gosto · Responder · 1 · 19 h

    Carlos Nóbrega respondeu · 2 respostas

    Albino Almeida Com o devido respeito pelo comentador que o Joaquim Jorge também é, quero concordar com o Helder Medeiros e lembrar 20% de indecisos! A meu ver estes indecisos são os que pertencendo às classes médias, em 2011 zangados com o governo PS pós 2009, porque nesse mesmo ano tinham voltado a dar a vitória ao PS, agora estão zangadíssimos com o governo da Direita! Segundo o sentimento que retiro de muitas conversas com pessoas nessas circunstâncias, sinto que elas não votarão na Direita estando ainda com dúvidas em votar PS! Se forem votar vão mudar o sentido de voto para a Esquerda, ou acabar por votar no PS! Muito do que se escreve no post, podendo ter justificação, vai pesar zero no momento do voto! A votação na Direita pouco mais subirá! E, sem maioria absoluta, não conseguirão formar governo!

    ResponderEliminar
  5. Claudia Bernardo respondeu · 3 respostas

    Albino Almeida Prezado Joaquim Jorge, para o caso, importa pouco o ponto de vista de onde se vê! Eu falo com muitas pessoas e é isto que sinto e que, a meu ver, explica bem as sondagens! Que também o explicam quando se comparam as qualidades pessoais e políticas dos dois líderes que se opõe e disputam o governo nestas eleições! Ainda falta um mês que não será fácil para o governo e há que ter em conta as notícias que se antevêem, em várias áreas e que impedirão a coligação - via governo - de se fazer de morta! António Costa recusou fazer de morto! Vai ter de fazer um combate de ideias como defende! Com tudo o bom e menos bom que isso implica! Para mim o segredo das eleições estará nos indecisos e no sentido de voto, o qual a meu ver tenderá para a Esquerda! Os números finais do PCP não serão de desprezar! E do centro progressista, ou sairá continuação da abstenção, ou voto no PS! Basta ver que a última vitória eleitoral em legislativas do PSD em Gaia, ocorreu com 47% de abstenções!

    Quanto à governabilidade, a história diz-nos que, a seguir a mudanças de maioria, os governos minoritários até governaram melhor! Escuta activa e consequente, concertação social eficaz e ministros de grande qualidade e políticas que perduraram! Dois exemplos: Cavaco em 1985 e Guterres em 1995! Vinte anos depois estaremos o mesmo cenário histórico! Mas desta vez a responsabilidade da esquerda será maior! Cumprimentos!
    Não gosto · Responder · 1 · 17 h · Editado

    Alexandre Guimarães Dos Santos Os números dos últimos meses mostram que o voto concentrado PS +PaF está a cair
    Em Maio era 71.7%, agora está 71% e era nas legislativas de 78.5%
    Mas ter em atenção, nesta sondagem os indecisos são postos como abstenções, o que poderá favorecer os partidos mais votados, um partido , só com resultados reais, mas é para se ter atenção
    Não gosto · Responder · 1 · 17 h

    Joaquim Jorge Albino Almeida ,se o que eu digo valesse zero , o PS nas sondagens estava destacadíssimo . Mas não está o que é surpreendente! O meu argumentário tem um mês desde a última sondagem. Em relação a vivências e falar-se com este e aquele . pela minha parte falo com muita gente . aliás muita gente gosta de trocar impressões comigo . Como sabe eu não sou com todo o respeito um independente socialista eleito numa lista do PS. Eu sou mesmo independente e prezo muito isso. Não tenho partido mas pelo que me dizem tenho cabeça e um pensamento. Sei que é dramático para o PS e Costa mas estão mais para perder do que para ganhar. Começa a criar-se a ideia nos portugueses que é possível. É impressionante esta análise e o PS tem muitas culpas no cartório como tem conduzido as suas acções nos últimos tempos.
    Gosto · Responder · 2 · 12 h · Editado

    Albino Almeida O Joaquim Jorge, leu e percebeu - eu escrevi que tudo o que relata, a ter feito mossa, já fez!

    ResponderEliminar


  6. Escolher ficheiro

    Isabel Coutinho http://visao.sapo.pt/andamos-a-votar-para-o-boneco=f829396

    Andamos a votar para o boneco?
    Em 2011 mais de 512 mil votos foram ignorados e não elegeram deputados. Estudos mostram que as...
    VISAO.SAPO.PT|DE VISÃO - IMPRESA PUBLISHING S.A.
    Gosto · Responder · Eliminar pré-visualização · 1 · 16 h

    Orquidea Louro O povo português não é parvo e não tem memória curta, por isso não esquece quem levou o país à banca rota....
    Gosto · Responder · 1 · 15 h

    Orquidea Louro respondeu · 3 respostas

    Fernando Carvalho · Amigo/a de Albino Almeida
    Caríssima Orquidea Louro, a coligação ganhou mentindo descaradamente, usou medidas mais austeras que as propostas pela "troika", fazendo, ela sim, do povo português parvo e apostando na memória curta. Mas lá diz o ditado, à primeira cai quem cai...
    Gosto · Responder · 14 h

    Pedra Azul Só um governo "Milagre" faria melhor com a herança que o PS deixou!
    Gosto · Responder · 1 · 13 h

    Orquidea Louro Antes quero um pássaro na mão, que três a voar...
    Gosto · Responder · 1 · 13 h

    Pedro Caetano Joaquim Jorge o problema principal tem sido as fanáticas e sectárias sem capacidade de saber liderar e unir e onde o poder próprio lhes subiu a cabeça sem pensarem no melhor para o partido e pais vencedores por exemplo aqui no distrito de Setúbal nos 10 primeiros elegíveis nem um é' da sensibilidade reformista que teve quase metade dos votos dos militantes ...
    Não gosto · Responder · 2 · 5 h · Editado

    ResponderEliminar
  7. As sondagens, o que mostram de facto, é que embora demorassem 4 décadas a "ABRIR OS OLHOS...", as pessoas sabem que quem levou o país três vezes ao caos..., foi o PS.
    O problema de Costa..., é que tudo que ele diz contra a actual governação, é que mesmo com muitos erros e defeitos..., eles solucionaram enquanto o PS provocou!
    Sabem também, o significado da palavra austeridade, que o PS deixou para resolver; o que também é o que sempre sucede: O PS, "gasta"..., e o PSD com ou sem coligação..., vai tentar compor o prejuízo...
    Aliás..., basta vermos o que se passa nos países que tem o socialismo neste momento: Venezuela e Brasil..., são disso um bom exemplo.
    Mas..., há quem goste; sobretudo os que se "alimentam" da política e dos políticos, Esses nunca sofrem os problemas originados por eles, e pelo contrário estão sempre bem. Por isso, é que eles se desfazem em palhaçadas, mesmo sabendo que estão fazendo figuras de palhaços sem qualquer qualidade...! Simplesmente ridículos, que a única coisa na vida que fazem bem. é acenar com a cabeça em sinal de aprovação ao chefe diga e faça ele o que fizer.
    Se eles andassem pelas ruas disfarçados de gente séria..., ficariam, ou não..., sabendo de verdade da consideração e admiração que a maioria dos portugueses têm por eles...
    A julgar por mim...Mas sei que há muitas como eu...

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar