08/09/2015

Alberto João Jardim é o próximo convidado


Joaquim Jorge fundador do Clube dos Pensadores tem em mente nos próximos tempos festejar o 100.º debate e em Março de 2016 festejar o 10ºaniversário do Clube dos Pensadores, com pompa e circunstância.
Para já a rentrée do Clube dos Pensadores é dia 14 de Setembro. Os debates só eram para começar depois do dia 4 de Outubro ( eleições legislativas)
Todavia tendo em conta quem é a figura, antecipamos a nossa rentrée. Sim porque o Clube também tem direito a ter a sua rentrée.
O Clube dos Pensadores vai receber Alberto João Jardim, naquele que será o 97.º debate.
Os debates do clube começaram na Maia em Março de 2006 com o jornalista e director do jornal Público Vicente Jorge Silva. 
MaiaHoje ( MH) - Vai continuar a fazer debates? Porquê?
Joaquim Jorge (JJ) - Gosto de intervir e de dar a minha opinião. Por outro lado, o Clube permite a muita gente que tenha voz e que exponha o seu ponto de vista. Repare que recentemente as televisões imitam o formato seguido no Clube dos Pensadores há mais de 9 anos. Enquanto houver mercado e gente interessada continuarei. Contudo não é fácil existir para além dos partidos apesar da sociedade civil ser muito mais numerosa do que militantes dos partidos. Mas os cidadãos , o seu grau de envolvimento é zero ou menos zero. Só o fazem se forem ao seu bolso.  A democracia precisa de gente que a pense. É o que eu faço humildemente.
MH - Quem tem em mente para próximos debates?
JJ - O Clube tem a tradição de procurar ouvir os candidatos presidenciais . Na eleição presidencial de 2011 teve presente Fernando Nobre , Francisco Lopes, Manuel Alegre e Defensor Moura.  José Manuel Coelho não esteve presente por agenda e  Cavaco Silva por opção.A eleição presidencial é uma eleição muito do agrado do CdP , pois é uma eleição que não depende dos partidos políticos . As candidaturas para Presidente da República são propostas por um mínimo de 7500 e um máximo de 15000 cidadãos eleitores.Todavia esta eleição presidencial que se realiza no inicio de 2016 , tendo em conta perfilarem-se muitos  candidatos ( 13) não haverá provavelmente uma eleição à primeira volta . Nenhum candidato deverá ter mais de metade dos votos validamente expressos. Haverá uma segunda volta em que concorrerão os dois candidatos mais votados, provavelmente um de direita e outro de esquerda. Vou tentar ouvir os vários candidatos presidenciais.



MH- Recentemente publicou o livro Pedagogia Cívica. O que é que pode ser lido nesse livro?
JJ - Pode ler-se imensa coisa relacionada com fazer pedagogia cívica que pode abarcar assuntos de política, cidadania,ambiente, etc.  O livro foca como gostaria que os políticos fizessem política pelo exemplo ,e não, com palavreado vão.Os cidadãos estão fartos de gente que se aproveite do erário público e que lhes mintam. A sociedade deve ter a segurança que a justiça funciona como parte do sistema.Há que educar a sociedade em que o que é público é sagrado. Que não se pode meter a mão no que é de todos. O problema que temos é que alguém pense que o dinheiro de todos não é de ninguém.
MH - O livro reúne a experiência das várias edições do Clube dos Pensadores?

JJ - Não. O livro trata de assuntos na ordem do dia: essencialmente a relação cidadãos vs. política , mas também  a relação cidadão vs. operadoras telecomunicações , a relação dos jovens com o mundo de hoje, a relação dos cidadãos com os animais, etc.
Há muita gente a fazer livros . Eu até digo em ar de brincadeira que há mais gente a fazer livros do que a lê-los. Claro que é um exagero. Fazer um livro dá muito trabalho e muitas horas de sono, mas penso que é importante fazer pedagogia , no fundo voluntariado social – é o que faço no Clube dos Pensadores.
MH - Critica o elevado número de partidos políticos e candidatos às presidenciais. É um dos males da democracia?
JJ - Sim , há tanta gente a concorrer a eleições. Para quê? Somos um país tão pequeno é preciso tantos partidos? Compreendo para terem tempo de antena...  Seria importante ajustar a lei de formação de partidos. Há partidos em Portugal que se formaram com 7.500 assinaturas e nada fazem numa legislatura, depois concorrem e por vezes até têm menos votos dos que indicados para se formarem. A lei tem que ser alterada, há partidos que não mostram nenhuma actividade não tem razão de existir. Um partido formado não pode ser para toda a vida tem que mostrar ao longo da sua existência serviço. Com isto não sou contra a existência de partidos , sou sim, a favor de partidos activos, interventivos e ajustados à nossa sociedade. Um dos males da nossa sociedade é o mau exemplo dado pelos políticos nas suas atitudes e comportamentos. Quem está na política julga-se uma casta superior, para mim as pessoas mais importantes e com mais valor são pessoas anónimas e desconhecidas da opinião pública , que estão em casa porque não estão para se incomodar. A política não exclusivo de partidos e de militantes de partidos. A política tem que ver com todos nós.
MH - Citou Winston Churchill numa das recentes crónicas no JN, quando este afirmou que a democracia, embora melhor sistema que outros, é a pior forma de governo. Vislumbra ser possível outro regime político? Ou uma evolução do sistema democrático?
JJ - Sou um democrata e porventura se vivesse numa ditadura emigrava e tentava derrubar esse regime . Provavelmente iria preso. Não concebo um regime sem liberdade e dignidade humana. Todavia este nosso regime tem vindo ao de cima  muitos males. O regime tem que evoluir, haver uma regeneração do sistema político. Há quem advogue correr com estes políticos todos . Porém os novos políticos muitas vezes são piores do que os antigos. Prefiro a reinvenção da democracia, a obrigatoriedade de prestação de contas dos políticos e transparência na vida pública.
O sistema político precisa de válvulas de segurança, de mecanismos de controlo e auto-regulação.  A legitimidade do voto tem um papel fundamental em democracia, mas não lhe dá o direito de influenciar e interferir noutras áreas. O Clube dos Pensadores serve de complemento dos partidos políticos não os quer substituir.

MH - Política na Maia?

JJ - Bragança Fernandes atinge a limitação de mandatos e tem que sair. Segue-se Tiago Domingos. Foi eleito presidente da Concelhia do PSD na Maia e até já escreve no MaiaHoje ( risos). Os políticos quando chega a hora de se acercarem do poder procuram visibilidade. A Maia vai continuar PSD só se houver uma inflexão na forma de actuar do PS local , mas não me parece.

MH - E, o Joaquim Jorge o que ambiciona?

JJ - A mim já me puseram candidato à CM Maia, Matosinhos, Gaia. Eu sei lá! Em lista de deputados , lugar de destaque num partido, recentemente num jornal aventava-se a hipótese de ser Ministro. Veja lá!
Todavia, como tenho dito inúmeras vezes, o Clube dos Pensadores não é um projecto de poder , mas um projecto de causas, uma delas, para melhorar a democracia.
É importante,numa altura em que existem dezasseis forças políticas que concorrem nas eleições legislativas e provavelmente 13 candidatos às próximas eleições presidenciais. Haver alguém, que em vez de concorrer a eleições e ir a votos, faz pedagogia e gostaria que a política fosse realizada de outra forma. Esta é a maneira que concebi de intervir politicamente, fazer pedagogia cívica. O Clube dos Pensadores tem como essência a pluralidade e foi concebido como um open mind, que funciona como complemento dos partidos políticos.
Não está, para já, nos meus horizontes  Prefiro fazer pedagogia e regenerar a democracia. Todavia não quer dizer que ache quem lá está seja melhor do que eu. Mas o meu caminho é outro...

 (entrevista ao MaiaHoje)