10/07/2015

Matosinhos Pensado





1 - A convite do director do jornal O Matosinhense estou a escrever este artigo de opinião 
neste novo projecto jornalístico para Matosinhos. Informo que sou nascido e criado em S. Mamede de Infesta.
2 - Do que vi do 1.º número d` O Matosinhense  gostei. Fiquei com a ideia que dará privilégio à diversidade de ideias e opiniões. . Não é uma tarefa fácil, Matosinhos tem o Jornal de Matosinhos cujo director Eduardo Pinto Soares é uma referência, com muitos anos de jornalismo, sempre independente e que está enraizado na população. Por outro lado há o Noticias de Matosinhos, mais recente, com periocidade mensal, cujo director Francisco Brandão e o seu irmão Emídio Brandão têm feito um bom trabalho sem hostilizar ninguém, que foi ganhando o seu espaço.
3 - Todavia com o desaparecimento, do MatosinhosHoje de Joaquim Queirós abriu-se um espaço que pode ser muito bem preenchido pel`O Matosinhense que vai para as bancas quinzenalmente.
4- Todavia há queixas do Jornal de Matosinhos e do seu director por serem ostracizados pelo Presidente da Câmara. Isso aumenta as imensas dificuldades para estar nas bancas todas as semanas. Acho que está na altura da CM Matosinhos dar um apoio à imprensa local em forma de subsídio aprovado por todas as forças políticas com assento na Assembleia Municipal.
5 Em Matosinhos a Rádio Clube de Matosinhos foi extinta. Acho muito importante haver imprensa local com diversidade de opiniões. A cidade de Matosinhos tem à volta de 180.000 habitantes penso que há mercado para um jornal semanal, um quinzenal e um mensal. Vamos ver…
6 - As cidades de Matosinhos, Porto e Gaia receberam no fim-de-semana que passou a 1.ª edição do Open House Porto, que disponibiliza a visita a 42 espaços que ilustram a riqueza e a diversidade arquitectónica da Frente Atlântica do Porto.
7 - Em Matosinhos, o roteiro Open House inclui a Casa de Chá e o Farol da Boa Nova, a refinaria da Galp, a Piscina das Marés, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, o Posto de Turismo, a Casa da Arquitectura e a associação Estratégia Urbana. É uma visita livre, acompanhada por assistentes ou através das visitas comentadas pelos autores e especialistas de diferentes áreas. Uma excelente ideia e uma forma de muita gente conhecer e visitar.
8-A Câmara de Matosinhos aprovou, com abstenção do PS e PSD em 3 dos 4 pontos, a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de 1992 e enviou um inquérito aos cidadãos com o objectivo da transparência e participação.
9-Guilherme Pinto disse que gostava de obter um amplo consenso porque é um documento que vai determinar a estratégia do concelho por muitos anos. O inquérito feito aos matosinhenses que tem 22 perguntas de escolha múltipla, espero que os seus resultados sejam devidamente analisados e dados a conhecer aos matosinhenses.
10- O processo de municipalização da educação está suspenso após o Sindicato de Professores do Norte (SPN) ter interposto junto do TAF uma providência cautelar.
11- A mania de toda a gente se meter com as escolas e com os professores. O vereador que também foi professor, Correia Pinto quando estava na direcção de uma Escola em S. Mamede ouvi-o muitas vezes protestar contra a falta de autonomia e insurgir-se por toda a gente querer vir dar ordens à escola.
12 - Não entendo porque a CM Matosinhos no negócio com a Realidade Social - Cooperativa de Solidariedade não denunciou o contrato por incumprimento? Consultando os órgãos sociais da Realidade Social faz parte Luísa Salgueiro. Eu não me quero acreditar que haja favorecimento ou uma decisão favorável por esta razão. O que eu sei é que esta decisão vai custar muito dinheiro ao erário público.
13 - A Realidade Social tem como objectivo o apoio a grupos vulneráveis, em especial crianças e jovens, pessoas com deficiência e idosos. Não pode ser usada para fins políticos ou projectar hipotéticos candidatos à CM Matosinhos.
14 - Desmantelamento do parque de combustíveis de Matosinhos-Sul, conhecido por Parque de Real seria uma oportunidade para prolongar o parque da Cidade do Porto para Matosinhos podendo ficar ligado por túnel na circunvalação, com a extensão da zona verde. Seria uma forma de fazer algo em comum na Frente Atlântica que perdure... Ao permitir a edificação da Unidade de Engenharia Aeronáutica do Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel, o CEIIA que está localizada junto à Circunvalação, nos terrenos adjacentes aos muros do parque de combustíveis, dificulta essa possibilidade.
15-Orlando Gaspar está no mês de Julho no Centro Documental da Federação Distrital do Porto, na rua Santa Isabel, n.º 82, às Segundas, Terças e Quintas, das 16h00 às 19h00, para receber militantes socialistas. Uma boa sugestão para uma troca de ideias e informação.
16-A Associação de Pais da Senhora da Hora que tem como coordenador Jorge Carvalho continua a fazer na última sexta-feira do mês, os seus convívios poéticos e musicais. Agora vão de férias e recomeçam em Setembro.

*crónica no jornal O Matosinhense