16/06/2015

Portugal bem posicionado, mas em corrupção



Portugal em 5.º lugar entre os 38 países mais corruptos.

Um inquérito da consultora Ernst & Young sobre fraude e corrupção em 38 países coloca Portugal na quinta posição dos mais corruptos, a seguir à Croácia, Quénia, Eslovénia e Sérvia, e antes da índia e Ucrânia.

Dos trabalhadores portugueses inquiridos - de um universo de 3.800 entrevistados, de 38 países da Europa Ocidental e de Leste e do Médio Oriente, Índia e África - 83% concordam que as práticas de suborno/corrupção acontecem de uma forma generalizada em Portugal.

Na Croácia são 92% dos entrevistados que têm essa crença, sendo o país com pior resultado, enquanto na Bélgica são 34%, na Alemanha 26% e na Finlândia 11%, sendo a Dinamarca o país com melhor desempenho no inquérito, com apenas 4% dos inquiridos nacionais a defender que as práticas de suborno e corrupção são generalizadas.

No último ano e meio, Portugal tem sido fustigado por casos de corrupção. Por isso, os entrevistados terão mais propensão para responder positivamente a questões relacionadas com corrupção e fraude, segundo Pedro Cunha, da Ernst & Young, na apresentação dos resultados do inquérito.

Dos inquiridos em Portugal, 61% consideram que existiu uma distorção de resultados financeiros das empresas e apenas 28% consideram a ética empresarial da sua organização como muito boa

Contudo, 25% dos inquiridos em Portugal acredita ter existido uma melhoria na ética empresarial da sua empresa nos últimos dois anos.

O sector financeiro destaca-se no estudo, e não só em Portugal, como aquele em que a ética é mais salvaguardada do que noutros sectores económicos, mas devido às exigências impostas pelo regulador, um papel em Portugal assumido pelo Banco de Portugal.

Os entrevistados do sector dos serviços financeiros apresentam uma probabilidade quase 50% superior do que outros entrevistados de referir que as respectivas organizações dispõem de uma politica de prevenção da fraude e corrupção e de um código de conduta.

CdP/Económico

11 comentários:

  1. Mas que boa classificação!!!
    Pelo menos, Portugal é bom em alguma coisa!!
    Nós é que gostamos de reclamar e protestar!
    Tão ingratos que nós somos....

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  2. " A corrupção é um crime, mas é difícil descobrir o seu rosto por não haver vontade política de definir uma estratégia de luta contra este flagelo que assola o nosso país"

    ( Do livro: Pedagogia Cívica)
    de Joaquim Jorge

    ResponderEliminar
  3. Eh pa'. Entao nao esta' este governo a conseguir excelentes resultados?!
    Nao basta, o timoneiro mor ser honesto( se nao contarmos com pequenos delitos, como, nao contribuir para a Seguranca Social), se ele permitir e mesmo facilitar a practica de corrupcao e usurpacao de dinheiros Publicos, e sem sombras de punicao.
    Muitos, sao dominados pela ideia de que, este e' um mal menor? Pois ninguem quer ter o arduo papel de gerir um Pais!
    Mas, com uma dona de casa de bom senso, um economista consciente (com um bocado de sentimentos) , um outro de justica imaculada, acompanhados por outra pessoa tratando de defenir, uma estrategia economica para todo o Pais,: um apaixonado pelo ensino, que reconheca a importancia do mesmo para a grandeza de um Pais e outro, que faca a saude chegar a todos, sobretudo os mais desfavorecidos. (Estes, sao, quem ganha abaixo do ordenado minimo. E mesmo ate aos 1.000 Euros mensais, deveria ter uma reducao . Os rendimentos mais elevados, nao deveriam ter grande descontos e mesmo nao desconto). O tal do timoneiro Mor, so' teria que agarrar a Economia e a Imagem do Pais, e levar todos a criar um Portugal rico e justo. A ser conhecido pelas suas muitas belezas naturais mas, tambem, por ter um caracter como Nacao, admirada por outros povos. Da' trabalho?
    Mais trabalho deve dar a recorrer a esquemas e tramoias, para ganhar a vida desonestamente e a esconder tudo o que faz, ou a controlar tribunais ou mesmo o sistema de Justica. E' isto uma vida de riqueza? E' isto uma vida feliz e decente?
    Mas, este inquerito indica que, este caminho, esta' muito desvirtuado. E alertar as massas, que ou os do costume mudam de atitude, ou terao que ser ameacados, de poder perder a credibilidade para sempre. Outros terao que emergir. Ate' uma dona de casa o pode fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A corrupção não tem rosto , está em todo o lado...
      A corrupção é uma questão de mentalidade ruim.
      A corrupção está em qualquer governo.
      Não é de direita nem de esquerda é quando dá jeito e as pessoas se põem a jeito.

      Abraço,
      JJ

      Eliminar
  4. A corrupção pode diminuir drasticamente mas nunca vai deixar de existir.

    Países ditos evoluídos Finlândia, Suécia têm corrupção mas menor . melhor qualidade de vida sócio-económica , mais responsabilização dos seus cidadãos , etc.

    ResponderEliminar
  5. Fazes uma boa leitura dos factos mas, tambem, os amenisas. Com amigos na politica, nao e' facil condenar a corrupcao, sem condenar os amigos. Ha' que fazer opcoes: ou se condena a corrupcao incondicionalmente, mesmo sacrificando amizades, ou entao, o Pais comtinuara' a bosta que tem sido. Sobretudo na tua posicao, despertador de consciencias...
    Tem piada, hoje noticiarem que, os bens de Ricardo Salgado estao a ser confiscados. O que, 10 milhoes, para cobrir 4 bilioes?!!! No mesmo dia em que sai o resultado de um inquerito, onde Portugal esta' no topo da corrupcao.
    Faz lembrar o preco da gasolina, nas autoestradas: e' preco livre mas todos teem o mesmo preco😊

    ResponderEliminar
  6. Meu amigo tenho amigos na política mas não sou como alguns deles. Como sou teu amigo e não sou como tu.

    O problema é que pelo que dizes esqueceste de uma coisa. Tens enorme tempo de antena neste espaço e o que fazes por ele ? Eu digo-te : Zero. Mas tens a vantagem de ser meu amigo , outros não.

    Só pensas em ti e no teu umbigo.

    O problema é que eu penso em mim evidentemente , mas na partilha , troca de ideias e ajudar os outros .

    O que eu quero dizer com isto é que é fácil falar mas fazer, colaborar... nickles.

    A corrupção é um edema social estrutural , assim como, a colaboração do Clube dos Pensadores é o que se vê...

    Se eu não fizer e andar com isto para a frente , não posso esperar por A, B ou C.

    Tens lá o teu nome no livro e nem te dignaste dizer : obrigado. É de borla e não paga imposto. Não te ficava nada mal.

    Abraço,
    JJ

    ResponderEliminar
  7. Desculpa J mas tempo de antena teem umas inuteis personagens que tu acarinhas, que defendem um sistema politico para Portugal, onde espacos como o teu, deixariam de existir, por acabar com a liberdade de expressao.
    Eu agradeci sim, em mensg privada mas, faco-o agora em publico. Por uma questao de cortesia uma vez que, nao ando ha' procura de estrelato. E nao esquecas, um artista, precisa de publico senao, fica a cantar aos peixinhos.

    ResponderEliminar
  8. Amigo é por isso que eu estou adiantado no tempo muitos anos , passe a jactância.

    Quem escrevei aqui é responsável pelo que diz e escreve pois assina. Eu nada tenho que ver com isso. Umas vezes concordo, outras não. Mas isso não me dá o direito de censurar ou não querer ver publicado.

    Contigo acontece o mesmo.

    Este espaço tem muita audiência e foi criado com muito esforço e dedicação. Há ministros que aqui vêm e outros políticos. É bom sabermos que vão lendo o que se publica .

    Outros tem o seu blogues e FB , mas já perceberam que aqui tem mais audiência...

    A questão é que o Clube não é só para dar também deveria ser para receber.

    Essa é a minha formação cívica : partilha , solidariedade, não pensar sempre em mim, etc.

    Acho que vivo noutro planeta mas não deixarei de ser assim.

    Agora um desabafo. tenho a certeza que alguém do Clube que fizesse um livro não falaria em mim. Todavia eu falo em imensa gente. Essa é a diferença entre mim e os outros .

    Tenho memória e sou grato mas não sou estúpido e não sou fácil de manobrar.

    Abraço,
    JJ

    ResponderEliminar