02/06/2015

Joaquim Jorge / Álvaro Beleza



A vida e a sã convivência entre pessoas mesmo com pensamentos diferentes faz-se de pequenos gestos.
Registei com muito agrado as palavras de Álvaro Beleza que colocou em destaque no seu mural:
"Ontem no Clube dos Pensadores... Clube político de dimensão e prestígio nacional onde tive a honra de estar a convite do Joaquim Jorge ... Um cidadão ateniense com sotaque do norte .. Coração à Porto e generoso como só os gaienses são!!.. Vivi momentos muito tocantes... Revi velhos amigos!! Não esquecerei esta noite! Obrigado !!!"

Por outro lado registei que antes de vir ao Clube dos Pensadores foi à CM Gaia , instituição que muito respeito, mas a qual não tem tido um procedimento correcto , salvo raras excepções, com o Clube dos Pensadores.
Muita gente me abordou achando que era um gesto de desconsideração para com o Clube. Eu não acho. Cada convidado é livre e independente de ir onde muito bem quiser e lhe apetecer, desde que cumpra o estipulado com Joaquim Jorge, no escrupuloso cumprimento de horários em respeito pelas pessoas que assistem às actividades do Clube. Foi o que aconteceu à hora marcada Álvaro Beleza estava no hotel todo sorridente e com ar feliz de ser a figura proeminente num debate de ideias.
Por fim registei com enorme agrado que colocou no seu mural fotos da sua presença no Clube , mas fez mais, colocou uma foto da plateia do debate ( foto do Clube ) e a sua cara a falar no seu FB.
Um gesto que me deixou sem palavras. O Clube também é um lugar de afectos, encontros, tolerância e divergência salutar.
A verdade é que não sabemos lidar com a verdade... Ontem disse-se no Clube umas verdades. Denis Diderot dizia , «engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." . Eu mesmo sabendo que a verdade por vezes me prejudica sou sempre pela verdade.

CdP
.