07/06/2015

IDEIAS sobre GAIA



1 - O carácter de um homem é o seu destino ( Decia Heráclito )
2 - A vida leva-te a ser tu mesmo
3 - O tempo educa o teu gosto e as tuas preferências
4 - Eu sou uma pessoa privada e por vezes a minha exposição pública resulta pesada para mim. Sou muitas vezes vítima de determinados interesses, alguns partidários que nada tenho que ver com isso.
5 - Há que separar o ruído para escutar o que nos interessa como uma melodia.
6 - A liberdade não é o Estado ou uma qualquer Câmara que te dá, mas tu mesmo.
7 - O poder na CM Gaia só quer aplausos e uma adesão incondicional.
8 - Se alguém pensa pelo sua cabeça e pergunta: Porquê? Torna-se um oximoro.
9 - Se há alguém que não aplaude, questiona o modo como aplaude e quem aplaude.  Torna-se persona non grata.
10 - Esta CM Gaia tem um problema de relacionamento com quem não lhe diz ámen. Apesar de não ter uma maioria absoluta, mas sim, relativa.  Gosta de fazer alarde da sua "força", de um ritual de submissão, de adesão incondicional. No fundo quer estar num estado de ovação permanente.
11 - Quem dá a sua opinião é alarmista, ressabiado, persegue a CM Gaia, etc. Estes tiques ditatoriais no séc.XXI são inqualificáveis numa democracia plena.
12 - Tão inquietante é um silêncio imposto como o aplauso unânime
13-  Não interessa que o poder vigente em Gaia diga que «dois mais dois são cinco». Temos que estar calados e aplaudir, de outro modo tudo que se crítica tem segundas intenções.
14 - Em vez de uma atitude inteligente analisarem o conteúdo e a mensagem que se pretende sugerir, entendem como um ataque pessoal.
15-A diferença entre a vulgaridade e a transcendência é perceber quem não pensa como nós.
16- Um coisa é certa nunca deixarei de dar a minha opinião sempre que se justifique. Augusto Branco diz,« as pessoas gostam do ideal de liberdade de expressão até o momento em que começam a ouvir aquilo que elas não gostariam que dissessem a respeito delas». Esta CM Gaia é assim que funciona...Lamento.

JJ

5 comentários:

  1. Albino Almeida Lamento que este seja o caminho de um pensador! Começo a lembrar-me daquela mãe que dizia orgulhosa que numa marcha militar o seu filho era o único com o passo certo! Pelo que me é dado testemunhar nada disto adere com a realidade! Basta ver as votações mais importantes, na Câmara e na Assembleia. Sobre democracia, contradição e debate, há um sítio adequado - a Assembleia Municipal! Como também o são os contactos permanentes com a população e as instituições! Onde há espaço, tempo, voz e vez para escutar, debater e decidir! Não creio que a realidade política de Gaia seja muito diferente de outras realidades! De facto, em muitos aspectos, até formais, da Democracia, melhorou muito! A presença do presidente da câmara na quase totalidade das reuniões da AM é disso exemplo claro! Gaia só será mais importante por ser a terceira maior do País, em área e habitantes! E, por isso, vamos ter de conviver com todas as diferenças! E também com as injustiças! É o caso deste post, escrevo-o com franqueza! Sem mais lamentos... porque nunca nos moverá o aplauso unânime, estou certo!
    Gosto · Responder · 1 · 49 min · Editado

    Joaquim Jorge Meu caro preocupa-te com o teu caminho . Eu sei qual é o meu caminho de tal maneira que às vezes até se cruza com o teu quando apareces e pedes para te reservar lugar no Clube dos Pensadores. Que eu saiba és presidente da Assembleia Municipal não tens funções executivas. Mantém a elevação e podes vir aqui sempre negar o que eu digo. Estás a tornar-te o bombeiro de serviço.A vida politica não é só Assembleia Municipal mas a percepção que os cidadãos têm do que se faz. Mas eu continuarei a escrever e a dar a minha opinião sempre que entenda. Se o que eu digo não tivesse importância ou não fosse verdade não mostravas tanta preocupação... Por fim respondo-te ao que disseste daquela mãe a falar do seu filho, lembrando-me o que dizia Karl Kraus ( escritor e jornalista austríaco ), «quando o sol da cultura está baixo, também os anões lançam longas sombras».

    ResponderEliminar
  2. FB

    Albino Almeida Lé o teu post e, especialmente, a tua última citação do teu comentário ao meu comentário! Fica tudo claro - as fraquezas humanas são assim! Revelam-se por sinais! Às vezes os mesmos que se criticam nos outros! Não estou à altura dos magníficos bombeiros que temos! Fica assim, a minha humilde e sincera homenagem sincera aos bombeiros! Sejam voluntários, ou sapadores! Quanto ao sol, à cultura e aos anões todos vivem sob as regras da Democracia! Ou seja, da vontade do Povo! E esta em Gaia, impera, sobre todos nós! Independentemente dos lugares... ou das presunções!
    Gosto · Responder · 36 min · Editado

    Joaquim Jorge Meu caro a CM Gaia não é propriedade tua nem de ninguém . Nem admito como cidadão de Gaia que haja alguém que pense que é o dono da CM Gaia . Tem uma boa tarde de domingo.
    Gosto · Responder · 33 min

    Augusto Rodrigues de Sá Não quero acreditar que duas pessoas com a vossa visibilidade publica entrem em querelas, que por ventura serão futeis , e passem para a praça publica o que bem podiam discutir no privado , quer atravez de mensagem, por telefone ou mesmo pessoalmente; lastimo pelos dois que considero cidadãos de bem da minha idilidade e por quem nutro alguma simpatia. Juizo meus senhores sejam comedidos ...............um abraço augusto rodrigues de sá.
    Gosto · Responder · 20 min

    Albino Almeida respondeu · 1 resposta

    Albino Almeida Não sou um carreirista da política, escolho os meus combates e, por isso mesmo, tenho mesmo muito orgulho de ser cúmplice da gestão da Autarquia, nas funções não executivas que tenho, por vontade própria! Antes durante e depois de quaisquer funções representativas, ou institucionais, que exerça, tenho direito à dignidade pessoal! Daí os comentários que faço nos murais dos meus conhecidos e amigos! Assim, porque vejo a dignidade como um valor absoluto, desligada da política e muito mais da politiquice, para mim, a expressão" quando apareces e pedes para reservar lugar", além de inverdadeira, não é correcta! Antes de estar nestas funções já avisava que ia, como gentilmente me sugeriste num S.João, no Cais, há uns 7 anos! A reserva de lugar, julgava eu, era uma deferência tua! Mas enganei-me! Tu és o dono do Clube dos Pensadores e mandam as regras não se convidar ninguém para nossa casa para depois os aviltar com isso! Por isso não mandas convites a ninguém, como gostas de lembrar, não é? Comigo não acontecerá mais! Porque não sou um carreirista da política, nem suporto tudo! Tenho a certeza de que os Gaienses não têm dono! E nunca terão! A começar por mim! Muito menos se não passar por esse momento simples e simbólico do sufrágio directo e universal! E essa é uma grande diferença! Essencial! Um resto de Domingo feliz!
    Gosto · Responder · 16 min

    Paulo Silva Infelizmente sei o que isso é ou estas comigo ou estas contra mim essa é a politica vigente em Gaia quanto ao nosso elevado Dr Albino Almeida ainda lê vou perguntar o que o levou a bloquear me ,as tantas foi por não acreditar na inocência do 44 mas independente de tudo contínuo a achar que é do melhor que lá anda . Continue a ser incomodo...
    Não gosto · Responder · 1 · 12 min

    Joaquim Jorge Nunca estive na política activa e dificilmente estarei. Só numa circunstância muito especial. nunca fui presidente da Associação de pais e logo a seguir concorri numa lista para a Assembleia municipal em Gaia . Eu não, limito-me a fazer cidadania sem cargos Sou fundador do Clube dos Pensadores não sou presidente nem dono de nada nem quero ser. Reconheço que faço política sem estar na política . Nem tudo que se faz na actividade cívica tem que ir a votos. Vou-te dar um conselho de amigo não te preocupes comigo e com o que escrevo nada tem contra ti, CM Gaia ou outrem. A humilde opinião de um cidadão de Gaia. E um aviso, a mim só me ofende quem eu quero. Vou-me ficar por aqui. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. FB

    Albino Almeida O trajecto de cada um é o que é! Dai não vem mal ao mundo, creio-o firmemente! Valemos em conjunto, pelas nossas diferenças! Como creio que aquilo que tornas público também é escrutinável e sujeito a contraditório! Quando se emitem opiniões e juízos de valor tão severas, e a meu ver injustas, sobre (não necessariamente contra) a condução política de um instituição pública, mesmo se dirigida a áreas específicas dessa governação, não deixam de se interpelar todas as pessoas que nelas trabalham, ou na condução da mesmo colaboram, independentemente das funções! Não entendo a vida pública de outra forma! É, também, a minha humilde opinião! E não me sinto, nem ofendido, nem a ofender, sinceramente! Significa até que, em medida certa, damos valor ao que escrevem! O mais fácil seria não o fazer... Cumprimentos também!
    Não gosto · Responder · 3 · 15 h · Editado

    Joaquim Jorge Meu caro não me vou alongar mais. Tu sabes muito bem que o que digo é bem verdade. Estás em funções na CM Gaia e é o mais elementar defenderes a CM Gaia. Eu não, procuro com as minhas criticas melhorar Gaia . Não tens que me levar a mal. Numa acesa discussão e debate de ideias. O que tem de melhor para mim é que fico a pensar no que disseste. Isso é o importante, e espero que penses no que escrevi e disse, e nunca, penso que sou dono da verdade. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Já o disse várias vezes, e vou repetir mais uma vez:
    As CM deste doente país, são o cancro que o tem ajudado a destruir e que ninguém quer "tratar"!
    Não querem tratar, porque é essa mesma doença que alimenta os dependentes que dessa doença se governa!
    É como no caso dos medicamentos, que não são postos em circulação os que tratam certas doenças..., mas sim os que as vão sustentando! Tal e qual!
    E os que pelas CM, pululam dizendo a tudo que sim, e defendendo os principais culpados pela doença.., são os mais desprezíveis!
    Passam o temo acenando a cabeça, como os BURROS..., para continuarem a ter o "alimento" que os sustentam..., quando estando nos lugares próprios para alterar o desenvolvimento do cancro, não o fazem!
    Sendo para isto que a dita democracia existe..., eu estou FORA...e cada vez mais.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  5. O que o JJ aqui exemplifica e sugere, é um bom exemplo de uso de liberdade.
    Usa essa liberdade, para "denunciar" o que está errado, e sugerir outras formas de como o poder e os dinheiros públicos deviam ser usados.
    E assim, se presta um bom serviço de cidadania.
    E este serviço..., que deveria ser feito pela oposição..., não o é, porque os poderes e interesses são os mesmos !
    E é isso que estrangula o país! As oposições se confundem e se ligam sempre aos mesmos interesses que os que estiverem governando. Todos têm telhados de vidro.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar