29/06/2015

Clube dos Pensadores encerra ciclo de debates com Sampaio da Nóvoa


HOJE

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores ( CdP)  convidou o candidato presidencial Sampaio da Nóvoa, para estar presente, dia 29 de Junho, segunda-feira , pelas 21h30  no Hotel Holiday inn em Gaia.
 Deste modo encerra o habitual ciclo de debates antes das férias de Verão. Este ciclo de 2015 iniciou-se com Sobrinho Simões,  Nova Medicina,
Rui Rio, É preciso Reformar a Política? , Miguel Cadilhe, no  9.ºaniversário, Sistema Político .  António Costa candidato a primeiro-ministro revelou algumas medidas do seu programa para Portugal, Joana Amaral Dias do Agir, Paula Teixeira da Cruz  na apresentação do livro de Joaquim Jorge  Pedagogia Cívica, Álvaro Beleza o rosto da oposição interna  no PS e o Ministro  Poiares Maduro no papel de gestor do Portugal 2020.
 Foi um ciclo com inúmeras personalidades e cabe a vez agora a um candidato presidencial. O CdP irá fazer um interregno e sair do palco por um período de 4 meses , em virtude das eleições legislativas  cuja data será marcada pelo Presidente da República entre 14 de Setembro e 14 de Outubro. Mas tudo leva a crer que as eleições legislativas serão em Outubro para a campanha eleitoral não coincidir  com as férias dos portugueses, e por outro lado, o início do ano escolar.
 O Clube tem a tradição de procurar ouvir os candidatos presidenciais . Na eleição presidencial de 2011 teve presente Fernando Nobre , Francisco Lopes, Manuel Alegre e Defensor Moura.  José Manuel Coelho não esteve presente por agenda e  Cavaco Silva por opção.
 A eleição presidencial é uma eleição muito do agrado do CdP , pois é uma eleição que não depende dos partidos políticos . As candidaturas para Presidente da República são propostas por um mínimo de 7500 e um máximo de 15000 cidadãos eleitores.
 Todavia esta eleição presidencial que se realiza no inicio de 2016 , tendo em conta perfilarem-se muitos  candidatos ( 13) não haverá provavelmente uma eleição à primeira volta . Nenhum candidato deverá ter mais de metade dos votos validamente expressos. Haverá uma segunda volta em que concorrerão os dois candidatos mais votados, provavelmente um de direita e outro de esquerda.
 Sampaio da Nóvoa, o ano passado discursou no Congresso de consagração de António Costa como líder do PS, recentemente  assistiu à Convenção do Partido Socialista, durante o qual foi aprovado o programa eleitoral do PS. Há sinais de aproximação ao PS, mas ainda não houve um apoio público formal do PS apesar de contar com o apoio de dois ex-Presidentes da República socialistas, Mário Soares  e Jorge Sampaio. O PS está órfão de António Guterres, Sampaio da Nóvoa não é consensual no PS e há várias alternativas, uma delas, Maria de Belém.
 À direita a coligação PSD/CDS ainda não indicou o seu candidato presidencial. Há muitos nomes falados mas os que têm mais hipóteses são: Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Santana Lopes, Rui Rio ou Durão Barroso que não desarma. Essa decisão ficará para depois das eleições legislativas , todavia o seu resultado, pode baralhar toda a estratégia seguida. 
CdP

3 comentários:

  1. Exmo Sr. Os seus cabelos brancos e a sua pose inspiram-me confiança. Dos mais de 10.000.000 de Portuguêses emigrados eu faço parte dos poucos que estão recenseados para votar.
    Pode Desde ja contar com um voto. O meu.
    A parte disso essa anedota politica de Durao Barroso depois de ter abandonado Portugal para sêr o testa de ferro da Europa, não ganhou que chegue ???
    Não destruiu que chegue ? Primeiro destruiu Portugal. Depois destruiu a Europa. E agora esta de volta para acabar com o resto. Decididamente quando é que Portugal vem um pedaço da Europa oferecido a CHINA, como os Chineses ofereceram Macau aos Portugueses vão la 500 anos ???
    Venham os Mandarins por ordem nessa bacurada. Os Casinos ja estao construidos.
    Comentador identificado.

    ResponderEliminar
  2. Está marcado Dinis . É no hotel pelas 20h30 no sábado dia 4 . Algo ligue 22 3755431. Obrigado.

    ResponderEliminar