11/05/2015

Fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge lança livro PEDAGOGIA CÍVICA com Ministra da Justiça





No lançamento do livro Pedagogia Cívica da Chiado Editora, de Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, a apresentação estará a cargo de Paula Teixeira da Cruz, Ministra da Justiça. A sessão terá lugar no dia 25 de Maio (segunda-feira), pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn em Gaia.

Estará presente António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Joaquim Jorge convidou Paula Teixeira da Cruz, para apresentação da obra, porque representa neste país, a persistência, a luta contra a adversidade, a resiliência, o estoicismo para a mudança e para termos em Portugal uma Justiça melhor e para todos: ricos ou pobres; poderosos ou não poderosos; políticos ou não políticos; etc.

Todavia este é um momento importante, numa altura em que existem 24 partidos políticos que vão concorrer a eleições legislativas em Setembro e provavelmente 13 candidatos às próximas eleições presidenciais. Haver alguém, que em vez de concorrer a eleições e ir a votos, faz pedagogia e gostaria que a política fosse realizada de outra forma. Esta é a maneira que concebi de intervir politicamente, fazer pedagogia cívica. O Clube dos Pensadores tem como essência a pluralidade e foi concebido como um open mind, que funciona como complemento dos partidos políticos.

O sistema político precisa de válvulas de segurança, de mecanismos de controlo e auto-regulação. A legitimidade do voto tem um papel fundamental em democracia, mas não lhe dá o direito de influenciar e interferir noutras áreas.

A hora é da regeneração da democracia e a despolitização das instituições públicas a começar pela Justiça. Uma das vias possíveis para a democracia sobreviver e devolver alguma confiança aos cidadãos será aplicar controlos institucionais que impeçam a impunidade, a arbitrariedade, a corrupção, os enganos e a insegurança jurídica.

O preâmbulo de Pedagogia Cívica escrito por Marcelo Rebelo de Sousa salienta: «Joaquim Jorge com a sua Pedagogia Cívica pretende testar se estamos vivos, como Pessoas e como Cidadãos. A sua prosa é clara, atenta ao mundo, sem rodeios, por vezes provocatória, mas interessante para o diagnóstico e para a terapêutica da nossa sociedade».
O epílogo de Pedagogia Cívica escrito por Rui Moreira a dado passo refere: «os debates do Clube dos Pensadores têm atraído, ao longo dos anos, muitas das mais influentes, poderosas e mediáticas figuras da sociedade e da política. Joaquim Jorge com a sua total liberdade expressa as suas opiniões sinceras e desassombradas».

A minha luta é reinventar a democracia. Quem quiser tirar um ticker de cidadania, se faz favor, está presente dia 25 de Maio, na apresentação deste trabalho.
Joaquim Jorge