25/05/2015

Sessão do livro




Esta 2.ªfeira será mais uma sessão do Clube dos Pensadores . Terei comigo duas pessoas que aprecio de sobremaneira : Paula Teixeira da Cruz e António Tavares.

Paula Teixeira da Cruz é Ministra da Justiça , mas convido-a essencialmente como cidadã e como exemplo a seguir. Vai-me apresentar o livro.

António Tavares é provedor da SCMP e tem realizado um trabalho valoroso na área social mas também noutras áreas. Vai intervir na sessão.

Mas terei igualmente, e para mim não deixa de ser tão ou mais importante, todos os que se predispuserem a estar presentes neste dia de cidadania.

Para mim todos são iguais : ricos ou pobres ; com cargos ou sem cargos; influentes ou não influentes; etc. A toda a gente procuro tratar de igual modo e dar-lhe a liberdade de intervir com norma.

Será um dia em prol da participação cívica e que se pode fazer coisas complementares aos partidos políticos.

O sistema político precisa de ser reformatado , precisa de ser inovado e melhorado.

Reinicializar a politica e o sistema politico é difícil mas não impossível.

Para mudarmos Portugal temos que fazer um reset na politica.

E o mais urgente é pôr fim à corrupção que é o maior obstáculo no actual momento.

A corrupção é obscena do ponto de vista ético e subverte o funcionamento dos partidos políticos e consequentemente a própria democracia.

Destrói a confiança nas instituições distorce os processos eleitorais e desincentiva à participação.

É preciso libertar a sociedade e os cidadãos desta parede blindada que é todo o tipo de corrupção que obsta ao pleno progresso e à nossa liberdade .Somente com uma justiça eficaz iremos a algum lado.

O resto se quiserem saber, desculpem mas têm que aparecer :).

JJ