08/04/2015

Sunset








O sunset , o entardecer, o pôr do Sol está na moda. Eu sempre tive o hábito de ver o pôr do Sol. A casa de férias dos meus pais em Afife permitia ter uma vista deslumbrante de qualquer pôr do Sol. Recordo-me de estar um dia chuvoso e nebuloso, mas tinha sempre a esperança que ao fim do dia poderia ver o Sol. Recordo-me de estar a jantar na varanda da casa e a ver o pôr do Sol. Um dia sem ver o Sol é um dia triste para mim.
Actualmente fazem-se festas e há música em diversos bares ao sunset. Há quem goste mais do sunrise, o nascer do dia. Eu particularmente aprecio o sunset, então junto à praia, sem vento, uma boa temperatura e com boa música é excelente.


O sunset é  uma mudança de hábitos e um novo conceito. Dá para depois de um dia na praia, ouvir um pouco de música , podendo estar com os filhos ou pessoas mais velhas, tomar uma bebida  e depois ir para casa, sem ter o inconveniente de se deitar tarde, ou não poder ouvir boa música porque não se tem onde deixar os filhos. Outras pessoas vêm de propósito depois de trabalhar até ao bar na praia. Outros aparecem depois de estarem a dormir durante o dia e a curar a ressaca começando na sunset, o dia.

Antigamente  apenas um público selecto ia a esses locais. Mas agora está popularizado. As pessoas, principalmente malta nova, e não só, adere a este conceito ao fim do dia e depois arranca pela noite dentro. 

Alguns dizem que o conceito de Sunset Party surgiu na Europa. Locais como Ibiza e Ilhas Gregas aproveitaram os belos cenários para convidar os turistas a festas que iniciavam mais cedo. Outros contam que foi na Califórnia, nos anos 2000, que grupos de jovens começaram a  reunir-se no final da tarde para ouvir bandas tocarem na beira da praia.

Em Portugal  a moda pegou, mas no Algarve as condições climatéricas são melhores. No Norte nunca se sabe como vai estar o tempo. Um dia de Sol , sem vento e boa temperatura é mesmo um dia de festa.


JJ