Joaquim Jorge falou como se deve credibilizar a vida pública e o problema da falta de credibilidade protagonizada pelos políticos nas suas acções, atitudes e comportamentos. Focou que é necessário um código de conduta para quem exerce política . Salientou que a hora é de mudança e que o sistema político está caduco. A forma como se deve fazer essa mudança suscitou por parte da assistência várias opiniões e celeuma. As pessoas presentes estavam com necessidade de falarem e dizerem o que lhes vai na alma. Só por isso, valeu a pena este debate A maioria era do PS e mostrou-se descontente com o funcionamento do partido e o rumo que está a levar. Ouviram-se várias criticas à CM Matosinhos. Uma delas, o definhamento da imprensa em Matosinhos, em que somente há um jornal semanal - Jornal de Matosinhos, que se debate com sérias dificuldades financeiras . A nostalgia e a tristeza de ter acabado a Rádio Clube de Matosinhos.
Por fim apercebi-me que muitos seguristas mantêm-se firmes nas suas ideias e empenhamento. O nome de Álvaro Beleza foi citado várias vezes.
Narciso Miranda fez também uma intervenção, em que salientou nunca mais voltará ao PS. Fiquei com a ideia que Narciso Miranda pode porventura se se derem alguns pressupostos, pensar de novo, na CM Matosinhos , local que conhece muito bem. O apoio de muitas pessoas para que isso se concretize pairou na sala.
Houve entusiasmo contra o estado em que se encontra a politica em Matosinhos e o próprio PS.
A sala estava cheia e foi bastante interessante e surpreendente. Parecia uma actividade de pré-campanha de uma candidatura. Na sala estavam muitos socialistas: Carlos Alberto, Joaquim Gomes da Silva, Fernando Sousa, entre outros. Outros ex-socialistas e muitos independentes., como José Guimarães.
O importante é este tipo de debates, longe de eleições locais, que se pense e questione Matosinhos. Quem fica a ganhar é Matosinhos...
Para o Clube dos Pensadores é sempre importante, estar presente, neste género de iniciativas, pelo debate de ideias e participação cívica, o resto passa-nos ao lado. Mas ficamos com a sensação que a sucessão em Matosinhos de Guilherme Pinto começa a agitar as águas do mar de Matosinhos.
JJ