13/04/2015

Clube dos Pensadores (CdP) recebe Joana Amaral Dias



Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores ( CdP) convidou Joana Amaral Dias para estar presente no dia 13 de Abril , segunda-feira, pelas 21h30 , no Hotel Holiday Inn.

O CdP continua a ouvir e a debater com personalidades distintas e com pensamento diverso no espectro político português.

Joana Amaral Dias foi uma destacada militante do Bloco de Esquerda (BE) : deputada à Assembleia da República e fez parte da Mesa Nacional do BE. Mais tarde começaram as divergências e o afastamento com o BE, por ter apoiado Mário Soares à presidência da República em 2006 e pela possibilidade de poder integrar as listas do PS às eleições legislativas em 2009.
Em Maio de 2014,acabou por se desfiliar do BE.

Recentemente Joana Amaral Dias formou o grupo político Agir. O Agir vai concorrer às próximas eleições legislativas coligado com o PTP ( Partido Trabalhista Português) e mudou a sua designação para PTP/Ag!r ( com ponto de exclamação no lugar do i). As listas vão incluir Joana Amaral Dias e Nuno Ramos de Almeida dinamizador do Ag!r e do movimento ‘”Que se lixe a troika”,que esteve por detrás da célebre manifestação do “ Grândola Vila Morena” no Clube dos Pensadores em que o ex-ministro Miguel Relvas foi interrompido e levou mais tarde à sua demissão.
Joana Amaral Dias tem um discurso : contra a corrupção; direito a escolher o modelo económico; salvaguarda dos serviços públicos; somar gente à democracia.

É importante unir camadas sociais e politicas diferentes. Todavia parece-me que a esquerda está muito fragmentada. Se o PS de António Costa vencer as próximas eleições e não tiver maioria absoluta vai precisar de somar e não de dividir. O problema é que grande parte da população sente-se excluída do processo democrático e não consegue reconhecer-se no leque de representação. À esquerda do PS , existe o BE, o PCP, o Livre e agora o PTP/Ag!r.

Este ano de 2015 , passaram pelo CdP, Sobrinho Simões, Rui Rio , Miguel Cadilhe no 9.ºaniversário e recentemente António Costa.

CdP