21/03/2015

Miguel Cadilhe : A Democracia




Miguel Cadilhe enviou-me , este sábado, amavelmente o texto na íntegra, sobre A Democracia, proferido no 9.º aniversário do Clube dos Pensadores. Pediu somente para não o publicar , antes de sair parte dele, no JN de 2.ªfeira. Vamos ter o prazer de ler aqui, o seu texto para a semana.

Numa troca de emails, Miguel Cadilhe diz num deles:« Boa noite, Joaquim Jorge, agradeço o modo como o Clube me recebeu e acho que a noite valeu a pena!».


Caro Amigo se valeu! Foi um dos melhores debates do Clube. Pelo seu conteúdo, incisivo , critico e diabolicamente pertinente , acertando na mouche. Mas também da sua surpreendente boa disposição e descontracção que apanhou todos de surpresa, até a mim próprio. Não se estava à espera, daí o serão ter sido fantástico.


O aniversário não podia ter corrido melhor . As pessoas presentes gostaram muito e fizeram-me chegar essa informação de viva voz. Notou-se que Miguel Cadilhe estava connosco de corpo e alma e só se ausentou depois do bolo e champanhe, participando na simples cerimónia com agrado e simpatia.

A sua presença passou em toda a imprensa nacional e até deu direito a um vídeo que circula na Net, com grande audiência, sobre ter dito que a democracia segrega políticos velhacos e sacanas.

A sua estatura intelectual é elevadíssima mas também a sua estatura humana e perceber o que o rodeia. O jantar privado do Clube dos Pensadores a anteceder o debate com o convidado de honra é pago por todos os presentes, menos o convidado de honra.

Quando se apercebeu que o Clube, não tem apoios públicos de qualquer espécie e vive de apoios pontuais e parcos de amigos, prontificou-se a pagar o seu jantar. Claro que não aceitei, mas registo esse gesto, nobre e digno de um senhor com S grande.

JJ