27/03/2015

José Sócrates e o seu livro


foto: semanário Sol

Segundo o jornal Sol , terá sido um professor catedrático português a escrever o livro A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia, publicado como sendo da autoria de José Sócrates. Esta conclusão, baseada em escutas telefónicas, faz parte dos indícios recolhidos na Operação Marquês.

Com prefácio de Lula da Silva e posfácio de Eduardo Lourenço, o livro foi lançado em Outubro de 2013, sob a chancela da editora Verbo, numa concorrida cerimónia, onde estiveram as figuras de topo do PS, incluindo Mário Soares (que apresentou o livro conjuntamente com o ex-Presidente brasileiro), António Costa, Ferro Rodrigues, Almeida Santos e Manuel Alegre. Na altura, Sócrates explicou que o texto correspondia ao trabalho académico que realizara para o Instituto de Estudos Políticos (‘Sciences Po’) de Paris depois de abandonar o Governo, em 2011.

Sinceramente não acho isso relevante para definir o carácter e o comportamento de José Sócrates . Acho muito mais relevante outras coisas indiciosas e se forem provadas.

José Sócrates depois do problema da sua licenciatura, viveu sempre  com o fantasma da sua aceitação intelectual, e ir mais além, para colmatar esta lacuna. Isto mostra como somos um pais de doutores e de doutores faz de conta. Este novo-riquismo intelectual levou à queda de Miguel Relvas. Todos os políticos desejam reconhecimento intelectual, em vez de desejarem reconhecimento pelo seu exemplo.

Este tipo de noticias permitem a vitimização de José Sócrates e a teorização que é uma pessoa perseguida.

Sempre achei José Sócrates muito vaidoso ( não é um defeito) e sempre preocupado com a sua imagem.

Conheço muita gente que pediu a outros para fazer livros que não são da sua autoria. Não é bonito e é descabido mentir ou omitir quem fez um livro por nós. Mas há coisas muito mais graves. Poderia no seu livro A Confiança no Mundo, fazer referência à colaboração do tal professor e estava tudo resolvido. Mas não, José Sócrates quis os louros todos para si.
Deste modo pôs-se a jeito e os seus inimigos não perdoam, como ele em tempos não perdoava nada. Quem semeia ventos colhe tempestades. Enfim!

JJ