12/03/2015

C.I.V.A. (Centro de Investigação da Vida Alheia)



1- O hotel vínico The Yeatman, em Gaia, voltou a ser eleito como "Melhor Hotel" pela revista de vinhos britânica "Drinks International". Recorde-se que além da localização, que tira partido de uma vista única sobre o rio Douro, o The Yeatman oferece um conceito vínico que é transversal a todos os serviços, desde a decoração à gastronomia, passando pela garrafeira, sem esquecer os tratamentos de vinoterapia do Spa by Caudalie. Relembro que este hotel foi concretizado no tempo de Luís Filipe Menezes. É pena ser um local tão caro para o comum dos cidadãos.
2 - Firmino Pereira está afim de em Gaia passar a ser o protagonista e segundo consta vai entrar em força para voltar a colocar o PSD na CM Gaia. Vai arrumar a casa e começar a projectar o futuro. Poderá nas próximas eleições legislativas ser deputado, mas não entregará a concelhia de Gaia a ninguém. Não nos podemos esquecer que , esta concelhia é a maior do país. O futuro do PSD passa por Gaia…
3- A primeira medida é unir o PSD , que se torne uma frente unida e faça verdadeira oposição.
4 - A CM Gaia aprovou o lançamento de um concurso sobre eficiência energética com o objectivo de alcançar uma poupança no consumo de iluminação pública "superior a 50%. Acho bem, não tem jeito nenhum em tempo de crise, os gastos com luz de edifícios públicos a começar com o da câmara, tenho falado nisso há imenso tempo.
- A CM Gaia criou protocolos com as escolas do concelho que visam a sinalização de alunos com deficiência, cujo transporte para as escolas regulares e estabelecimentos de ensino profissionais será feito por carrinhas da autarquia. Em causa está um universo de cerca de oito centenas de crianças e jovens.
6- A CM Gaia decidiu estender o reforço escolar dos jardins-de-infância e escolas primárias públicas do concelho aos lanches da manhã e da tarde.
7- Sou muito mais a favor que se utilize dinheiros públicos para este tipo de acções do que para Marés Vivas e Motonáutica. Utilização de carros da câmara para o bem comum do que para interesses particulares de vereadores e outras coisas que não entendo. 
8- Não há ninguém no PS que tenha a coragem de dizer a José Sócrates que sempre que fala prejudica o PS e António Costa? A recente sondagem dava um empate técnico entre o PS e o PSD.
9- Recentemente os problemas fiscais de Pedro Passos Coelho podem-no prejudicar, mas uma coisa é evidente, o PS não descola porque é muito mais noticia por coisas más do que por coisas boas: ideias; projectos; políticas.
10 - A SCMP (Santa Casa Misericórdia do Porto), liderada por António Tavares, é uma instituição de caridade e assistência social, de fins filantrópicos e de utilidade pública. A sua acção assenta nas seguintes áreas: Bem-estar e Ambiente, Culto e Cultura, Educação, Ensino Especial, Intervenção Social e Juventude, Projectos Especiais e Saúde.  Neste tempo de crise tem tido primordial relevo contra a exclusão social.
11- O Clube dos Pensadores vai fazer nove anos em prol da cidadania e intervenção cívica. Lá vos espero no aniversário e agradeço o tempo que me dão.
JJ
*artigo de opinião publico no Audiência