16/03/2015

9º aniversário…9 anos de combate político, inovação e cidadania renovada



Daniel Braga 
CLUBE DOS PENSADORES: A ESCOLHA CERTA...

Começou com o CdP a minha cidadania ativa na discussão pública de ideias e de debate político, não  de um modo formatado e integrado na obediência de regras se integrado num Partido político, mas de um modo mais informal e irreverente, de participação cívica ativa e construtiva através de tertúlias e conversas de café ou de espaços que ousam ser diferentes no debate político atual, usando o combate político como forma de dar voz ao cidadão comum na exposição dos seus anseios, das suas revoltas e alegrias ou apenas discutindo e debatendo ideias. Encontrei esse meu lugar e esse meu caminho no CLUBE DOS PENSADORES onde de forma continuada, participativa e simultaneamente descomprometida, vou dando azo aos meus delírios, aos meus anseios, aos meus “disparates” mas também às minhas opiniões sobre tudo o que se passa e me interessa na sociedade portuguesa. Umas vezes alinhando pelo óbvio, outras vezes remando contra a maré, sempre com esse espírito crítico e próprio na forma de estar e de me comportar, mas marcando, ao mesmo tempo, essa matriz de conduta de estar também aberto à opinião e crítica alheia. E tudo isso se deveu a este projeto "indecente" que resolveu colocar as pessoas a pensar por si e não como estereótipos formatados pelos partidos.
 O CLUBE DOS PENSADORES, um espaço de debate e de participação cívica ativa, idealizado por Joaquim Jorge, é hoje uma voz incontornável da livre crítica construtiva, sem amarras ao Poder, aos lobbies e à partidarite das clientelas políticas e ouvida por muitos cidadãos que apenas ousam querer ter voz e poder expressar-se livremente sobre as preocupações e os anseios de um País a atravessar tempos muito difíceis. Estando sempre nos holofotes da notícia, muito pelo pundonor e persistência do seu fundador, o CdP tornou-se numa voz incómoda aos interesses instalados e simultaneamente um marco consistente e marcante  na sociedade portuguesa e na forma de debater política em Portugal.
E aqui encontraram, muitos de nós, o seu porto de abrigo e o seu espaço de conforto, onde a opinião de cada um é respeitada e acarinhada, mesmo na diferença.
Neste 9º ANIVERSÁRIO é com muito carinho que saúdo o seu fundador e todos aqueles que transformaram este espaço de debate numa incontornável e original forma de fazer política para o cidadão comum e ouvindo a sociedade.

Parabéns CLUBE DOS PENSADORES, parabéns JOAQUIM JORGE por mais este aniversário!!!