01/03/2015

Mário Soares esteve mal


imagem: Público
O Ministério Público admite que Mário Soares se pode ter excedido, mas não cometeu crime contra o juiz . A frase em causa que deu tanta polémica: « E o juiz Carlos Alexandre que se cuide».

Esta frase foi escrita num artigo de opinião publicado no Diário de Noticias. Mário Soares não se conforma que José Sócrates esteja em prisão preventiva.

Apesar do Ministério Público achar que se excedeu, contudo mandou arquivar o processo achando que não contém em si mesmo perigo para ser penalizado, configurando-se dentro da liberdade de expressão.Salientando que Mário Soares é uma das figuras mais conhecidas da implantação da nossa democracia , da separação de poderes e da independência dos tribunais.

Não concordo! Mário Soares pela figura relevante que já foi e é para muitos portugueses, mais cuidado deve ter com os seus actos e palavras. O que tentou fazer foi coagir o juiz e ameaçá-lo. Muita gente dá-lhe algum desconto devido à sua idade adiantada. Essa condescendência tão apanágio dos portugueses de arranjarem sempre uma desculpa e tolerância sem limite está errada. Deveria ser exactamente o contrário. Mário Soares sabe muito bem o que pretendeu fazer e não tem desculpa.  

Mário Soares  procurou constranger o juiz e que alterasse a sua posição no processo. Não está aqui em causa a pessoa de José Sócrates e tudo relacionado com a sua prisão.

O que está em causa é uma alta ex-figura do Estado, considerado por muitos, o Pai da democracia portuguesa ter tido uma atitude destas e não ser punido. Deste modo, vamos ter de novo Mário Soares a proferir atoardas e ataques à justiça, enquanto não se fizer o que ele quer, achando-se nesse direito e que ninguém lhe fará absolutamente nada.

O problema deste país é que tivemos um Ricardo Salgado, "o dono disto tudo" que apesar do que fez no BES está em liberdade pagando uma caução, nada aparentemente lhe acontece, não paga aos desgraçados dos pequenos aforra dores que ficaram sem o seu dinheiro , todos nós sabemos tendo bens e dinheiro para o fazer.

Mário Soares  julga-se , "o dono de Portugal", em que se dá ao luxo de dizer e fazer o que lhe apetece. Chegando ao cúmulo de exigir a libertação de um preso, pressionar um juiz e nada lhe acontece.

Dalai Lama no seu livro Conselhos do Coração dá vários conselhos a quem se dedica à politica e criticando muitos deles , pois detêm o poder, têm muita força e influência. A dado passo diz : «Que há políticos  imaginam que têm o direito de se permitir a certos caprichos e de fazerem tudo o que querem, sem que ninguém tenha nada a dizer». O problema é que em  Portugal para além de políticos no activo há os ex-políticos. 

Vivemos num país que tem um ex-Primeiro-Ministro preso e um ex-Presidente que o quer libertar a qualquer preço. Triste e vergonhoso!

JJ

6 comentários:

  1. Este tema já tem barbas e o JJ foi rebuscá-lo ao baú das velharias. Com que intenção o vem chamar à colação?

    ResponderEliminar
  2. Noticia do dia 28 de Fevereiro ( hoje ) http://www.publico.pt/sociedade/noticia/mp-admite-que-soares-se-pode-ter-excedido-mas-nao-cometeu-crime-contra-juiz-1687621

    ResponderEliminar
  3. Parabéns JJ, pela lucidez do seu texto!

    Mário Soares não só esteve mal agora , como sempre o esteve.
    E a culpa não é só dele; a culpa é de todos aqueles que se rendem, e até se esquivam por receio de ataques cobardes chamando de fascistas, os que ousam criticar essa raça, só porque os que se intitulam socialistas se porem acima de tudo e de todos. Sempre assim foi, e pelos vistos continua.
    Mário é considerado por alguns como o pai da democracia, quando na verdade o que ele é...,é o pai da desgracia em que ele e seus discípulos já por mais que uma vez levaram o país à falência!
    Quando ele actuou em tempos idos contra a pretendida tomada dos comunistas, não foi por ser mais valente que os outros.
    Foi tão só, porque a tal liberdade era só para os de esquerda. Os outros mal se pronunciavam, eram logo acusados de fascistas!
    Até para organizarem comícios era difícil. Só os "esquecidos" é que não se lembram!
    Mário Soares, como o JJ diz, e eu já o disse por várias vezes..., tem a mania de que é o dono do país e todos têm que aceitar e desculpar tudo que faça ou diga.
    E tem esta personagem e seus discípulos, a lata de dar lições de democracia e liberdade aos outros!?
    A mim NÃO!

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  4. E, Claro que o MP deveria ter tido outra atitude!
    Deveria no mínimo..., tê-lo publicamente chamado a atenção.
    Mário não esteve mal por estar velhinho..., ele sempre foi assim, e como diz o JJ, sabe muito bem o que diz!
    Assim como não tenho qualquer dúvida de que se isto tivesse acontecido e que fosse Cavaco a ter esta atitude, não só seria tratado de maneira bem diferente, como a comunicação social o "desfaria"!
    Mas a própria Comunicação Social e o bando de comentadores vendidos..., foi como que nada se tivesse passado. Uma vergonha !!
    O que Mário disse, não foi uma mera opinião. Não..., foi uma ameaça e com todas as letras!
    O MP, das duas uma: ou tem falta de coragem (para não dizer outra coisa...) ou pertence à raça socialista.

    Hercília Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Caro Joaquim Jorge,

    Concordo plenamente com o artigo, pois é transparente e equilibrado no essencial. Não tenho nada a acrescentar, dada a sua clareza.

    O comentário da Hercília, esse sim, já me remete a um comentário.

    A Hercília, em meu entender, confunde e perde razão ao acusar e generalizar os socialistas todos, metendo-os todos num mesmo saco.

    Seria o mesmo que dizer que todos os de direita adoram Hitler. Ou mais, que a Hercília adora a direita (não há mal nisso) e por isso idolatra Hitler, Salazar, General Franco, Bashar Al Assad, Sadam, Kadafi, etc.

    Uma coisa é a nefasta mania de Mário Soares se arvorar em Pai da Pátria pós 25 de Abril e querer com isso condicionar um Juiz que se está a meter com o poder político. Mário Soares vale-se desse passado e da sua vetusta idade para fazer o que sempre gostou de fazer, impor a sua vontade.

    O Juíz CA e o MP têm a coragem, que o poder político quer condicionar. Mas são todos assim. É a essência do poder executivo, querer condicionar os outros legítimos poderes num Estado de Direito.

    Mas também o MP está mal em não pôr cobro a esta pouca vergonha, porque MS terá mais responsabilidades que um desconhecido, porque ele foi responsável pela manutenção de um Estado com separação de poderes, a não ser que ele queira um 4º poder, o de Mário Soares.

    Mário Soares ainda não se livrou do julgamento da história no caso da vergonhosa descolonização. Espero ainda viver para ver a reposição da verdade dos factos e quem foi traidor da Pátria.

    Mário Russo

    ResponderEliminar
  6. Agradeço o teu depoimento ( comentário ) que contribui de forma indelével para o debate de ideias

    ResponderEliminar