13/02/2015

Direito a exigir que baixem os impostos



O Governo está na intenção de pagar antecipadamente 14 mil milhões do nosso empréstimo ao FMI . Como sabemos Portugal fez um  resgate total que anda à volta de 76 mil milhões de euros. O FMI emprestou 26 mil milhões de euros.

Pagar mais cedo, com dinheiro arrecado pela feroz austeridade sobre os portugueses, com juros mais baixos e evitar muitos pagamentos em poucos anos e muito próximos é uma boa ideia.

Tudo que implique  poupança de juros é positivo para o país e passa a ideia de credibilidade. É bom substituir financiamento mais caro por dinheiro mais barato. Permite dar confiança aos nossos credores e a nós próprios que somos capazes.

Ganhar tempo e dinheiro para honrar os nossos compromissos, permite evitar que  haja picos de esforço durante os próximos anos e diluir os pagamentos ao longo do tempo.

Com esta operação o Governo vai poupar entre 150 a 200 milhões de euros.

Seria da mais elementar justiça que essa poupança fosse devolvida aos portugueses. Foi à custa do aumento de uma carga fiscal brutal que se conseguiu esta antecipação.

Seria importante dar este sinal de alívio fiscal. No fundo os portugueses têm pago com língua de palmo a austeridade e ter um pouco de desafogo é da mais elementar justiça.

JJ