09/01/2015

Desporto em 2015


Em 2015 não há Mundial de Futebol, nem Europeu de Futebol, mas há Taça das Nações Africanas. Há o Mundial de Andebol no Qatar e o Europeu de Basquetebol. Na Fórmula 1 será interessante seguir Fernando Alonso na McLaren e a estreia de Sebastian Vettel na Ferrari. A um ano dos Jogos Olímpicos, no atletismo vamos ver o que faz Usain Bolt, nos Mundiais de Pequim, tentando bater novos recordes.
Nas motos vamos seguir Marc Márquez na sua fantástica performance e ver se Valentino Rossi se aproxima e consegue discutir o título.
No ténis, Novak Djokovic terá a concorrência do regressado Rafael Nadal e de Roger Federer que parece viver uma segunda juventude, quase chegando a número 1, vencendo a Taça Davis pela Suíça.
No ciclismo veremos se é desta que Alberto Contador vence, de novo, o Tour de França e Rui Costa consegue ficar nos três primeiros lugares.
No futebol português haverá um embate interessante em Março entre o Porto e o Sporting, como aperitivo do Porto- Benfica em Abril. O Benfica tem seis pontos de avanço e começa a ser significativa a diferença para os seus rivais. Se o Benfica não for campeão será uma época para esquecer, pois ficou arredado da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Na Liga dos Campeões vamos ver até onde vai o Porto e na Liga Europa o Sporting. O ambiente no Sporting está em polvorosa mas a falta de dinheiro pode inviabilizar a saída do treinador.
Em Espanha acabou a série de vitórias do Real Madrid e parece uma equipa cansada e a perder gás. O Barcelona não tem aproveitado os deslizes dos madrilenos, mas o ambiente pela Catalunha não é o melhor entre Leo Messi e Luis Enrique. Em Inglaterra vamos ver se é este ano que José Mourinho no Chelsea é campeão e passa as meias-finais da Liga dos Campeões. O Manchester City, detentor do título, já está empatado na classificação geral. Em França, o PSG poderá renovar o título. Para finalizar teremos a Copa América no Chile.
Não procurei ser exaustivo e não falei em ténis de mesa, em que recentemente demos tão boa conta, fomos campeões europeus. No judo, remo, canoagem, natação, futsal e noutras modalidades. Ficará para uma próxima.

JJ

*texto escrito no jornal Record